quinta-feira, fevereiro 25, 2010

NELSON DE SÁ - TODA MÍDIA

Autodissolução

folha de são paulo - 25/02/10


Na manchete do UOL ao longo de tarde e noite, "DEM do Distrito Federal decide se autodissolver". Também por Folha Online e Reuters Brasil, "DEM decide pela autodissolução".
Antes, o UOL havia destacado a análise "Perda do Distrito Federal acelera declínio do DEM". Para além de Brasília ou das "críticas à administração da maior cidade do país, o pior pode estar por vir" nas eleições, segundo David Fleischer, da UnB, e Claudio Couto, da FGV. Para o segundo, "o encolhimento do DEM torna o Brasil polarizado entre a esquerda moderada do PT e o PSDB, de centro e liberal".
A Reuters, em despacho, avisa que "Escândalo pode afetar a oposição na eleição".

LULA, O CÚMPLICE
Na home da Folha Online, "Lula encontra Raúl e Fidel Castro em meio a polêmica por morte de preso". "Quando o silêncio é cúmplice", comentou Clóvis Rossi, em post. A morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, em greve de fome, foi a manchete de papel do americano "Miami Herald", a poucos quilômetros de Cuba.
Na mesma edição do "Miami Herald" e no espanhol "El País", Lula publicou longo artigo, mas nada de Cuba. "Brasil mantém compromisso de longo prazo" no Haiti, destacou o brasileiro, que vai hoje ao país.

PONTES
Paulo Coelho foi entrevistado na nova "Foreign Policy", que destaca uma frase: "O que dá esperança é que, quando todas as pontes estão caindo, quando as pessoas não se entendem, ao menos elas entendem a música, a dança. A arte é das poucas pontes intactas entre culturas diferentes"

HILLARY VEM AÍ
No destaque da AP nos sites dos jornais americanos e também da ABC, a secretária de Estado, em depoimento ontem no Congresso, reclamou que da divisão partidária que impediu a nomeação de representantes dos EUA "criou confusão entre amigos e aliados" -o que foi visto como referência ao Brasil, que só recebeu o embaixador Thomas Shannon há três semanas.
O site do Departamento de Estado postou que Hillary Clinton viaja à América Latina e "estará se reunindo com o presidente Lula" no dia 3. Segundo a Reuters, vai cobrar apoio a sanções contra o Irã.

HOLDER FALA
Do Rio, no alto das buscas pelo Yahoo News, com AFP, "EUA pressiona Brasil a lutar contra a pirataria de filmes e músicas". O secretário de Justiça, Eric Holder, vai hoje a uma reunião em Brasília com outros ministros de Justiça da região para "harmonizar" operações para a defesa da propriedade intelectual.

GATES OUVE
De Washington, Bloomberg e Reuters informaram que o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, se reuniu com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para defender o jato Boeing como opção para o Brasil. E Jobim pediu que os EUA se "reapresentem" à região, onde são vistos com "grande desconfiança".

SUBMARINO
Vários jornais britânicos destacaram o apoio latino-americano à Argentina na disputa pelas Malvinas e as críticas de Lula à ONU. O "Times" informou que, segundo fonte, "Londres disponibilizou submarino para suplementar a força militar" no arquipélago, onde a prospecção foi iniciada pela plataforma Ocean Rig

SEM OS EUA?
O "Times" informa que, consultados por Londres, "os EUA só ofereceram ao Reino Unido um apoio morno", com o Departamento de Estado dizendo que "não toma posição sobre as demandas de soberania de qualquer dos dois países". O jornal observa que o apoio da inteligência americana foi fundamental para a vitória britânica na Guerra das Malvinas, "há uma geração".
No "Telegraph", um analista postou o texto "Obama tem que ficar ao lado do Reino Unido".

MILAGRE
O novo correspondente da BBC, Alfonso Daniels, estreou ontem com uma reportagem sobre a polícia pacificadora na favela Santa Marta, no Rio. "Um milagre aconteceu aqui", disse, subindo o morro.

Nenhum comentário: