quarta-feira, fevereiro 10, 2010

NELSON DE SÁ - TODA MÍDIA

Dilma ou Lula

FOLHA DE SÃO PAULO - 10/02/10


A exemplo de FHC no dia anterior, "Dilma desafia oposição a comparar obra por obra" foi a manchete do UOL ao longo de tarde e início da noite. Da mesma maneira, no portal G1, da Globo, "Se quiserem, vamos comparar casa por casa, afirma Dilma".
Lula também falou, mas, na maior parte do tempo, não foi além do segundo destaque na cobertura. O G1 acabou levando à manchete, "Oposição quer parar o jogo no tranco, fazendo falta, diz Lula". O presidente declarou, sobre críticas à sua agenda eleitoral, que "até 31 de dezembro a festa é minha".

Na capa do "Valor", por outro lado, "Dilma apoiará empresa nacional". Foi a promessa do presidente do PT, José Eduardo Dutra. "Só pretendemos fortalecer os instrumentos estatais que já existem." A entrevista ecoou no exterior, via Bloomberg.

TRANSFERÊNCIA
A publicação "Latin America Advisor", do Inter-American Dialogue, saiu com a manchete "A popularidade de Lula está passando para sua sucessora?". O sociólogo Bolíviar Lamounier, da Augurium Consultores, diz que já esperava. David Fleischer, da UnB, arrisca empate em abril

ELEIÇÃO? QUE ELEIÇÃO?
No fim da tarde, José Serra surgiu nos portais, anunciando reajuste do piso regional, "maior que salário mínimo", no enunciado do G1. No UOL, ele "nega que proposta seja eleitoreira". Na Reuters Brasil, "nega que vise eleição". O G1 também destacou que ele se disse "curioso" para um encontro com a cantora Madonna.
Ao fundo, no Valor Online, "Serra se irrita e acusa TV Brasil de parcialidade". A estatal federal perguntou sobre o rompimento de uma adutora da Sabesp.

CHINA & BRASIL
No estatal "China Daily", ontem, "China pede por mais diplomacia na questão nuclear iraniana". A chancelaria declarou esperar que "todos os lados" se esforcem para "alcançar progressos no diálogo".
Na manchete da Reuters Brasil, na mesma linha, "Celso Amorim critica pressão por sanções, defende diálogo". O chanceler declarou que "ainda há possibilidade" de evitar um Irã nuclear "por meios pacíficos e de diálogo".

REPRESÁLIA
A revista semanal da agência Xinhua ouviu, de generais chineses, a proposta de elevar os gastos militares do país e "possivelmente" vender títulos do Tesouro dos EUA, para "punir" a venda de armas para Taiwan

RECORDE ARMADO
"Les Echos", com o quadro acima, "Le Monde" e outras publicações francesas noticiaram ontem que a venda de armas pelo país saltou 21% no ano passado, "graças principalmente ao contrato de submarinos de ataque Scorpène e de helicópteros com o Brasil".
Os enunciados destacam a previsão de recorde em 2010, com as perspectivas da "negociação para a venda do Rafale aos Emirados Árabes Unidos e ao Brasil".

OS VAQUEIROS
A revista "The Atlantic" de março fala do início da temporada de rodeios nos EUA, sob o título "The Boys from Brazil". Abrindo o evento, um coronel tomou juramento de 23 novos soldados e fogos escreveram no céu as letras USA. E então entrou na arena "o atual... campeão... mundial!", na saudação do locutor. E a reportagem se pergunta, então: "Guilherme Marchi? De Leme, São Paulo, Brasil? Bem, sim".
E não está sozinho. A revista relaciona Renato Nunes, Paulo Crimber e outros -e justifica dizendo que o Brasil tem "o maior rebanho comercial do mundo".

Nenhum comentário: