quinta-feira, fevereiro 04, 2010

NELSON DE SÁ - TODA MÍDIA

Brasil, França & Irã

FOLHA DE SÃO PAULO - 04/02/10


Na semana de festa pelo aniversário da revolução, o Irã transmitiu ontem, ao vivo, o lançamento de um foguete tripulado por animais.
O porta-voz de Barack Obama, no "New York Times", respondeu de forma contida: "É obviamente um ato de provocação. Mas o presidente acredita que não é tarde para o Irã fazer a coisa certa: vir à mesa com a comunidade internacional e respeitar as suas obrigações."

Por outro lado, a agência americana AP despachou a reação também contida do porta-voz do Departamento de Estado ao "gesto iraniano" do dia anterior, aceitando enviar urânio para enriquecer no exterior: "Tudo o que os iranianos têm de fazer é dizer que estão prontos para aceitar" o plano da Agência Internacional de Energia Atômica, que prevê o envio.
Por fim, a agência iraniana Ilna noticiou e agências ocidentais ecoaram o detalhamento do diretor da Organização de Energia Atômica do Irã: "França, Brasil e um país asiático serão parte do processo de troca nuclear. As conversas com França e Brasil para suprir combustível nuclear enriquecido continuam e o acordo final será anunciado publicamente".

OBAMA VEM AÍ
A Agência Brasil anunciou e a chinesa Xinhua já ecoou que Obama deve vir ao Brasil "até o segundo semestre", para acordo em "temas como etanol e suco de laranja".
Hillary Clinton vem antes. Em cerimônia no Departamento de Estado, para despachar o novo embaixador, Thomas Shannon, ela "ressaltou que o Brasil participa das principais negociações globais, sem se esquivar".

HU JINTAO TAMBÉM
Xinhua e agências ocidentais noticiam, de Pequim, que o Brasil vai sediar a segunda cúpula dos Brics no dia 16 de abril, em Brasília, reunindo "os chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia e China".
Roberto Jaguaribe, subsecretário do Itamaraty, declarou à agência chinesa que o foco será "cooperação financeira e econômica". E que não está previsto o questionamento do "status do dólar".

CORRIDA ESPACIAL
Em reportagem sobre o "eclipse lunar" do programa dos EUA, o "Guardian" destacou que "abre caminho para a China na corrida de volta à Lua". Sobre os Brics, anota que a Índia quer a Lua, a Rússia prioriza Marte e "o Brasil ficou para trás na corrida espacial" após o acidente de 2003

ARMAS SEM CRISE
"Washington Post" e outros postaram que, segundo o londrino Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, os "gastos militares não foram afetadas pela recessão" global. Os países-chave "China, EUA, França e Japão" elevaram seus orçamentos. Só a Rússia baixou.
Para o futuro, a expectativa é que os países da Otan cortem gastos. Mas "emergentes como Brasil, Índia e China devem prosseguir com a modernização militar".

CHINA E A IMPRENSA LIVRE
Charles Zhang, presidente do Sohu, segundo maior portal de internet da China, e "conhecido por sua franqueza", segundo a Reuters, questionou ontem em Pequim o controle governamental sobre a mídia. Acusa ele: "Os jornais e TVs chineses não enfrentam concorrência significativa e não têm personalidade independente, e por isso lhes falta autoridade e respeito. Caso o 'Wall Street Journal' e o 'New York Times' reportem algo, o mundo presta atenção e acredita. O direito da China de falar ao mundo está ausente porque o país não conta com organizações de mídia capazes de conquistar respeito."

A POLARIZAÇÃO
O sociólogo Mauro Paulino deu entrevista ao Terra, para a manchete "Diretor do Datafolha: transferência de Lula para Dilma é certa". Para ele, "comprovadamente Lula já está transferindo muitos votos para Dilma", pois é "a mulher forte do governo e já está em campanha". Diz que "a polarização é inevitável, não tem como fugir".
No iG, o diretor do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, que antes previa vitória de José Serra, agora diz que, "se Dilma ganhar, não me surpreenderia". Avalia que ela pode chegar logo aos 30%, com a transferência, mas "a partir daí será difícil conquistar cada ponto a mais".
Para o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, no "Correio Braziliense", "tudo indica que teremos um embate PT vs. PSDB já no primeiro turno". Diz ser equivocada a visão de que "Ciro Gomes tira mais votos de Serra do que de Dilma", argumentando que ele carrega maior "conhecimento" pela participação em eleições nacionais.

DESVIOS MORAIS
Em meio às muitas entrevistas de ontem, reafirmando sua candidatura, Ciro atacou as pesquisas de intenção de voto, segundo o site da "Veja", por "desvios estatísticos, sempre; morais, também".

CRECHES, NÃO
Manchete do Valor Online, abrindo o dia, "Dilma revela foco em creches na segunda fase do PAC". Manchete do portal G1, fechando, "Palanque com Dilma só no segundo turno, afirma Ciro".

Nenhum comentário: