quarta-feira, fevereiro 03, 2010

MÔNICA BERGAMO

Sempre alerta

Folha de S.Paulo - 03/02/2010


Adriana Birolli, a irmã má de Alinne Moraes em "Viver a Vida", é capa da revista "Criativa" que chega hoje às bancas. Escoteira na infância, ela conta que soube que havia sido aprovada para a oficina de atores da Globo quando participava de um encontro com veteranos do grupo na Inglaterra, há três anos. Hoje, diz que está sempre alerta diante das broncas do público, às quais reage com o humor peculiar da personagem: "Falam: "A Luciana vai te pegar!" Dou risada e respondo brincando: "Não vai, ela não pode correr atrás de mim [porque a personagem é cadeirante]'".

Pressão
A Apetesp (associação dos produtores teatrais de São Paulo) e a APTI (dos produtores independentes) organizam caravana até o Congresso Nacional na segunda quinzena do mês. Irão em busca dos presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, e de líderes de partidos para pressionar contra a aprovação da nova Lei Rouanet, assinada pelo presidente Lula na semana passada.

Amigos do Rei
"O novo projeto acaba com a renúncia fiscal de 100% para o teatro e cria mecanismos subjetivos de análise. Vai ser tudo pela cara do freguês. Quem é amigo do rei vai ter 80% de renúncia [o máximo permitido pelo projeto]. Quem não for vai ter 30%", diz o ator Odilon Wagner, presidente da APTI.

Para outra porção da classe artística, a nova lei é mais justa por prever investimento direto em vários casos, sem necessidade de batalhar patrocínio.

Conexão Cabul
O presidente Lula promulgou acordo de cooperação técnica com o Afeganistão, que prevê facilidades (de vistos, impostos, entre outros) no trânsito de cientistas e materiais entre os dois países.

Dilma Garantida
A governadora Yeda Crusius (PSDB-RS) renovou a licença da ministra Dilma Rousseff da Fundação de Economia e Estatística do Estado até 2011. Dilma está afastada do órgão desde que foi para o governo Lula.

Evolução
As escolas de samba de São Paulo reforçam suas orações: começaram a levar para o Anhembi seus carros alegóricos, apesar do temor de que a chuva forte estrague o material, protegido por lonas. "É que algumas montagens são feitas lá no sambódromo. Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come", diz Paulo Sérgio Ferreira, presidente da Liga SP.

Aparece Aí
E o prefeito Gilberto Kassab tenta convencer prefeitos de cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil (Rio de Janeiro, Recife etc.) a deixarem suas cidades no Carnaval e virem ao camarote da prefeitura no Anhembi.

Homenagens
Além de dar a seu pátio o nome do professor Goffredo da Silva Telles Jr., a Faculdade de Direito do Largo São Francisco batizará a passarela que liga o prédio histórico ao edifício anexo com o nome do diretor Antonio Junqueira de Azevedo, que morreu no ano passado.

Beyoncé na Balada
A presença da cantora Beyoncé foi confirmada em festa no Club A, que acontece depois do seu show em SP, no sábado. A balada é promovida pela Nestlé, patrocinadora do show.

Cavalinho na Chuva
A expectativa de que Beyoncé dê uma esticadinha de mais uns dias no Brasil para o Carnaval é grande entre organizadores de festas e camarotes, mas as chances são praticamente nulas: depois do show em Salvador (no dia 12), ela se apresenta em Buenos Aires (no dia 14) e Santiago (no dia 16).

Bolão da Madonna
Jesus Luz vai tocar na sexta-feira de Carnaval na festa "Celebration", com o DJ Bob Sinclar, no Vivo Rio. A noite pode atrair Madonna, que deve estar no Brasil no dia. As chances diminuem caso se confirmem os rumores de que o namoro dos dois chegou ao fim.

Cinturão
O chef Cassio Machado inaugura no sábado mais um bar, o Ringue, inspirado em lutas de boxe, na rua Lisboa (Pinheiros), onde mantinha o restaurante Balneário das Pedras. "O boxe nos revela a capacidade de beijar a lona e recomeçar", diz ele, que passou por problemas de saúde no ano passado.

Indígena
A escritora Ruth Rocha teve seu livro infantil "A Primavera da Lagarta" traduzido para a língua dos índios myky, do Mato Grosso. Na nova versão, a obra se chama "Kiowy Kaataxoky" e foi ilustrada pelas crianças da tribo.

Cabide Acadêmico
O estilista Mário Queiroz é o novo diretor do curso de moda do Istituto Europeo de Design de São Paulo.

Curto-circuito
A BANDA Teenage Lobotomy é a atração da festa Hell on High Heels, hoje, a partir da meia-noite, no clube Hot Hot. 18 anos.

A CANTORA Jesuane Salvador faz show hoje, às 22h, em homenagem a Julie London, no bar All of Jazz. 18 anos.

A MOSTRA "Ocupação Chico Science", que conta a trajetória do músico pernambucano morto em 1997, tem abertura hoje, às 20h, no Itaú Cultural, apenas para convidados.

OS CONVIDADOS do 1º Fórum de Novas Energias, que começa hoje em SP, receberão blocos de notas feitos de papel semente, que pode ser plantado, e canetas biodegradáveis.

Nenhum comentário: