domingo, fevereiro 07, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Presidente da British Telecom vê muita burocracia no Brasil

FOLHA DE SÃO PAULO - 07/02/10


A carga tributária é elevada no Brasil. Mas questões tributárias há em todos os países. O maior problema no país e em vizinhos latinos ainda é a burocracia. A opinião é do presidente mundial da British Telecom (BT), Michael Rake.
No Brasil, a gigante atua só na área de TI (tecnologia da informação), em que tem mais de 300 clientes, entre eles Nestlé, Fiat, Pão de Açúcar e Caixa Econômica Federal.
A operação brasileira corresponde a 60% dos US$ 300 milhões anuais que a BT fatura na América Latina. Leia trechos da entrevista concedida na Suíça, na semana passada.

Há ainda [ no governo Lula ] muita burocracia e muita complexidade. Com um país com esse tamanho de população, está bem claro que não suporta a complexidade da burocracia
MICHAEL RAKE
presidente mundial da British Telecom

INVESTIMENTOS
Estamos investindo pesadamente em fibras ópticas, estamos aprimorando para melhorar a velocidade, a resiliência em banda larga. E, além disso, estamos felizes por estar na América do Sul e temos feito muita pesquisa em desenvolvimento na Índia, na China, nos EUA e no Reino Unido.
A América do Sul é um mercado extremamente relevante, especialmente pela questão demográfica, de alimentos e de mudança climática. A combinação entre população e recursos naturais é importante para o crescimento. Os EUA estão cada vez mais hispânicos.

"BICs"
Temos 2.000 pessoas na América do Sul, 600 baseadas no Brasil, onde fornecemos serviços de tecnologia. É rentável e esperamos expandir as atividades. O Brasil é particularmente importante porque há muito investimento indo para lá. É um dos Brics [Brasil, Rússia, Índia e China]. Provavelmente, fala-se mais agora em BICs porque é mais Brasil, Índia e China. O Brasil é visto como atraente pelo tamanho.

BUROCRACIA
A maior dificuldade na América do Sul é o ainda alto nível de burocracia. Também tem na Índia e na China. Mas é provavelmente menor.

HERANÇA
Espanhóis e portugueses são, por natureza, digamos, de grandes processos. Vocês foram colônias desses países e [a burocracia] ainda é muito como era.

TRIBUTAÇÃO
É sempre um balanço entre a oportunidade e a dificuldade de fazer negócios. Há questões tributárias em todos os países. Está muito claro que o Brasil quer investimentos e quer que os negócios andem bem. Isso e a população de quase 200 milhões são suficientes para encorajar as pessoas a investir e a lidar com a burocracia e a tributação. Há ainda [no governo Lula] muita burocracia e muita complexidade. Com um país com esse tamanho de população, está bem claro que não suporta a complexidade da burocracia. O Brasil é a maior economia e onde esperamos crescer mais.

EMBREAGEM
A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) vai lançar, em parceria com a ESPM, um MBA em gestão de negócios com foco no mercado automotivo. O curso será ministrado em 420 horas/aulas e será realizado no campus da ESPM na cidade de São Paulo.

13º SALÁRIO
Em janeiro, a linha BB Crédito 13º Salário, do Banco do Brasil, alcançou R$ 119,3 milhões em contratações, desempenho 73% superior ao do mesmo período de 2009. A quantidade de contratações registrou 155 mil novas operações, crescimento de 37% na comparação com janeiro de 2009.

NO ESPELHO
A grife italiana Missoni, que inaugurou em dezembro sua primeira loja no Brasil, no shopping Iguatemi, em São Paulo, se prepara para abrir mais uma unidade no país. A próxima loja, que será localizada no Iguatemi de Brasília, ainda não tem data de inauguração definida, segundo Romy Dryzun, diretora de marketing da Missoni no Brasil. Nas novas prateleiras estarão, além das linhas de moda feminina e masculina, objetos e móveis da marca. "Também já estamos em negociação para expandir a Missoni para as regiões Nordeste e Sul, por meio de multimarcas", afirma Dryzun. O tíquete médio da loja aberta há cerca de dois meses em São Paulo é de R$ 4.000.

NAMORO
Os dois maiores bancos chineses, o Industrial & Commercial Bank of China (ICBC) e o China Construction Bank (CCB), têm feito consultas com vistas ao ingresso no mercado brasileiro. Eles pretendem atuar no atacado. O ICBC é a maior instituição financeira do mundo em valor de mercado.

CAVIAR À FRANCESA
A Petrossian, grife francesa de caviar e iguarias de luxo fundada por armênios, desembarca no Brasil em maio. A butique de 40 m2 será no shopping Cidade Jardim e terá mesinhas no corredor para degustação de caviar com champanhe, ao preço de R$ 150 a porção de 15 gramas. Joseph Tutundjian, que, com Toninho Abdalla, tem a representação da grife, conta que desde 2008 vinha amadurecendo a ideia de fazer esse investimento, mas os planos foram adiados por conta da crise. "Depois que a Hermès abriu sua butique no shopping Cidade Jardim, em setembro, nos animamos a tocar o projeto, cujo contrato assinamos em outubro, em Paris." O projeto arquitetônico da butique veio de Paris. O investimento inicial, que inclui a loja e o primeiro lote de compras, foi de 750 mil. Estarão em oferta quase cem produtos -de caviar, foie gras e salmão defumado a vodca Petrossian e suco de trufas. Essa não é a única investida de Tutundjian no mercado de luxo. Ao lado de Adballa e mais dois sócios, ele inaugura no dia 18 de março a primeira concessionária no Brasil das marcas Bentley e Bugatti, em São Paulo.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e MARIANA BARBOSA

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