quarta-feira, fevereiro 03, 2010

ILIMAR FRANCO

Dinheiro em caixa

O Globo - 03/02/2010

A Eletrobras vai antecipar para 26 de fevereiro o pagamento da primeira parcela de dividendos, em atraso, para seus acionistas. Serão R$ 2,5 bilhões, sendo 70% para os cofres do Tesouro. Hoje, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) tratará disso com o presidente Lula, durante viagem para o Rio. A empresa, que passa por processo de reestruturação, vai construir usinas hidroelétricas, para atender à demanda brasileira, na Argentina (1), na Bolívia (1), no Peru (1) e na Guiana (5).

PR manobra em favor de Dilma
Enfrentando problemas regionais para aprovar uma coligação com o PT na sucessão presidencial, o PR vai mudar sua direção em convenção convocada para abril. A presidência do partido será entregue ao ministro Alfredo Nascimento (Transportes), que já terá deixado o cargo para disputar eleições no Amazonas.

O partido quer reduzir o peso dos diretórios da Bahia, do senador Cesar Borges, de Minas Gerais, sob o domínio do governador Aécio Neves (PSDB), e de São Paulo, submetido à influência do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Será uma prévia da convenção, em junho, que vai decidir sobre o apoio a Dilma Rousseff (PT).

O cara para ser líder do governo não pode fazer cirurgia de redução de estômago. Tem é que alargar, porque engole cada sapo” — Romero Jucá, líder do governo no Senado (PMDB-RR), sobre a cirurgia feita pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

FIRME!?
Mesmo após a conversa do presidente Lula com o presidente do PSB, Eduardo Campos, Ciro Gomes diz que seu projeto é disputar a Presidência. “O presidente Lula nunca me pediu para retirar a candidatura. Ele já me disse que não tem como me pedir isso”, afirmou. Ciro discorda da tese da eleição plebiscitária. “Minha candidatura esteriliza essa polarização. A oposição defende a volta ao passado. O governo está fincado no presente. Quem vai defender o futuro?”, questiona Ciro.

Gafe
Em seu discurso de despedida, o ex-presidente da OAB, Cesar Britto, agradeceu ao vice José Alencar e o ministro José Toffoli (STF), pela lei que torna invioláveis os escritórios dos advogados. Mas ignorou o autor, o presidente da Câmara, Michel Temer.

Richa x Dias
Os tucanos alinhados com o prefeito Beto Richa (Curitiba) convocaram reunião do diretório estadual, na segundafeira, para aprovar apoio à sua candidatura ao governo. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) quer suspender a reunião

Aliados cobram fatura
O senador Osmar Dias (PDT-PR), pré-candidato a governador, está cobrando o apoio da ministra Dilma Rousseff para o cancelamento da multa cobrada pela União pelo pagamento de títulos comprados pelo Banestado, e não honrados pelo governo do Paraná. Sua demanda foi feita pessoalmente, semana passada, no almoço com a cúpula do PDT. Ele condiciona seu apoio à candidatura Dilma na sucessão à solução da pendência

Estímulos anticrise com dias contados
A tendência do governo é a de não renovar, a partir de agora, os estímulos concedidos à produção, para estimular as vendas e reaquecer a economia durante todo o ano passado, por causa da crise econômica internacional. A avaliação na coordenação de governo é a de que as medidas não se justificam mais e que, mantidas, podem provocar distorções na economia. Ontem, o ministro Guido Mantega (Fazenda) previu um crescimento de 5,5% do PIB para este ano.

O PRÓXIMO presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara será o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). Substitui Tadeu Filipelli (PMDB-DF).

DEPOIS de sete anos ininterruptos na liderança do PSDB no Senado, Arthur Virgilio (AM) deve ser substituído. No ano passado, Virgílio fez acordo de que não pleitearia novo mandato como líder.

COMISSÃO de cinco deputados federais embarca hoje para o Haiti. A missão tem como finalidade avaliar as ações de segurança da tropa brasileira naquele país.

Nenhum comentário: