quinta-feira, fevereiro 18, 2010

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS e Cia

Agenda de ano novo

O GLOBO - 18/02/10



O fim do carnaval, espécie de segundo réveillon do Brasil, torna urgente a retomada da agenda de investimentos e ações macro para manter a economia no bom ritmo do fim de 2009. A alta do dólar neste começo de 2010 não eliminou as preocupações com a deterioração da balança comercial. Tanto que equipes técnicas dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento estão trabalhando intensamente na elaboração de medidas que aumentem a competitividade das exportações brasileiras.

Às vésperas do início (formal) da corrida eleitoral, o governo precisa dar o empurrão definitivo nas obras do PAC (leia-se energia e infraestrutura) e nas construções do Minha Casa, Minha Vida.

São áreas fortemente atreladas à taxa de investimento do PIB, que avançaram menos que o esperado em 2009. Contrastaram, portanto, com o bom desempenho dos setores de bens de consumo beneficiados pelas medidas de desoneração tributária, que agora saem de cena.

Da aprovação dos projetos de lei do pré-sal — com a consequente confirmação do novo marco regulatório do setor — depende a retomada da agenda de licitações de áreas para exploração e produção de óleo e gás no país. O ano passado foi o primeiro em uma década sem leilão da ANP. Os dois primeiros meses de 2010 chegarão ao fim sem qualquer novidade sobre a 11aRodada. É um sinal indesejável para investidores e também para a curva de crescimento da produção nacional.

Petróleo puxa contratações no Rio

A Michael Page International, de recrutamento de profissionais de média e alta gerência, encerrou 2009 com 305 contratações na regional Rio de Janeiro. A maior demanda veio do setor de petróleo, gás e energia, responsável por mais de um quarto (27,1%) das admissões. Impactada pela crise, a indústria teve 9,9% das contratações, contra 13,2% em 2008. Já bens de consumo e bancos recrutaram mais no mercado fluminense (veja o quadro). Para Ricardo Guedes, diretor da consultoria no Rio, 2010 traz boas perspectivas para engenheiros no estado. Além da demanda nos segmentos offshore e naval, a combinação de projetos do PAC, Copa 2014, Olimpíadas 2016 e Minha Casa, Minha Vida vão gerar vagas nas construções civil e pesada.

Na área financeira, o reaquecimento do mercado de capitais reativou a procura por profissionais com experiência em abertura de capital de empresas, diz Guedes. As áreas de marketing e vendas, cujos orçamentos são os primeiros a serem afetados na crise, também iniciam retomada.

Armazém na Barra

A Sig Engenharia vai construir um complexo de 180 salas comerciais e 272 armazéns na Barra. O projeto de R$ 320 milhões será lançado até o meio do ano.

Inspirado nos warehouses de Miami, atenderá dos lojistas de shoppings da região à indústria pesada, diz Otávio Grimberg, diretor da Sig. A frente do terreno, na avenida Ayrton Senna, terá quatro megalojas, com dois mil metros quadrados cada.

Cidade médica

Outro projeto da construtora este ano é um centro médico, também na Barra. Será interligado ao hospital da Unimed-Rio, que fica pronto em março de 2011. Batizado de Cidade Médica, ocupará 46 mil metros quadrados. A obra é orçada em R$ 250 milhões.

Santa produção

A Santa Marina vai ampliar para 125 milhões de peças sua produção este ano. São 12% mais que em 2009. Com isso, as exportações (40% do total) também vão crescer. A empresa investirá R$ 14 milhões na modernização do parque industrial. A meta é elevar o faturamento em 15%.

Acesso remoto

A Nasajon, carioca de TI, está lançando a Conecta, linha de sistemas de gestão empresarial. A ferramenta permite acesso remoto às redes corporativas. A Nasajon investiu meio milhão de reais na criação do produto, que deve ampliar seus resultados em 20% em um ano.

Bem fundo 1

A Petrobras concluiu a instalação da primeira “árvore de natal molhada” do projeto Cascade, a 260 quilômetros do Golfo do México, nos EUA. O equipamento, usado para controlar abertura e fechamento de poços e dar segurança a operações no mar, está a 2.500 metros de profundidade. Já é um dos mais profundos em operação no mundo.

Bem fundo 2

A estatal brasileira é operadora dos campos de Cascade e Chinook. A produção de petróleo nas áreas está prevista para meados deste ano. Os projetos integram o plano de negócios da área internacional da Petrobras, que envolve US$ 15 bilhões em investimentos no período 2009-2013.

Gás legal

O Sindigás vai dobrar o investimento para combater o comércio ilegal de gás LP no Estado do Rio este ano.

O desembolso será de R$ 1 milhão. Em 2009, a campanha tirou 250 mil botijões do mercado e fechou 12 mil pontos de venda clandestinos.

De saída

MADRI. A Burberry deixará de criar e vender coleções feitas exclusivamente para o mercado espanhol. Para compensar perdas no país, a grife de luxo vai fechar a fábrica de Barcelona, cortando 300 empregos e até C70 milhões em encargos.

Cerveja africana

A QUENIANA East African Breweries vai investir US$ 22 milhões. A empresa, que tem a Diageo como principal acionista, vai expandir a capacidade da fábrica de Nairobi e montar linha de produção em Uganda. Quer exportar mais e roubar mercado das cervejarias informais.

Greve no ar

OS PILOTOS da Lufthansa, maior companhia aérea alemã, e de duas de suas subsidiárias farão greve de quatro dias semana que vem. A decisão veio após o fracasso das negociações entre o sindicato dos funcionários e a empresa para evitar a demissão de pessoal de bordo.

Turistas de Momo

A maioria (75%) dos turistas estrangeiros que passou o carnaval no Rio veio à cidade pela primeira vez (veja o quadro). E 87% pretendem voltar, mostra pesquisa feita pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner da UniverCidade, com CesgranRio. Quase dois terços (60%) foram aos desfiles no Sambódromo; e 32% apontaram os blocos de rua como o ponto mais positivo da visita. Os visitantes eram predominantemente homens (53%); 21% eram americanos e 52%, europeus. A permanência média (70%) foi de quatro a sete dias. O gasto médio diário passou de US$ 120.

Salsicha

A BFFC, controladora de Bob’s, Doggy’s e KFC, ampliou em 10% as vendas na Sapucaí.

O Doggy’s cresceu, sozinho, 124%. Vendeu mais de 400 metros de salsicha. A marca de hot dog estreou no Sambódromo no carnaval 2009. O salto este ano foi puxado pela expansão da rede. Com três lojas no Rio, já é mais conhecida do público.

‘Off-samba’

O Rio Music Conference, feira de música eletrônica que ocupou a Marina da Glória no carnaval, recebeu cinco mil visitantes. Foram 50% a mais que em 2009.

O número de expositores passou de dez para 35. Nas festas, o público saltou para 12 mil pessoas, alta de 20%.

A terceira edição do evento, em 2011, já está confirmada.

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