quinta-feira, fevereiro 25, 2010

CLÓVIS ROSSI

Serra, Dilma e o marechal Lott

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/02/10


SÃO PAULO - Termina nesta semana a novela (ou a agonia) José Serra, jura a cúpula do PSDB. O governador paulista será candidato.
O fim da agonia não será festejado com fogos de artifício. Haverá apenas sinais de fumaça para que o mundinho político, em especial o tucanato e seus aliados, definidos e potenciais, saiba que saiu fumaça branca das chaminés do Palácio dos Bandeirantes.
Só mais tarde é que se fará algo mais festivo para carimbar a pré-candidatura, esse rótulo grotesco que a grotesca legislação brasileira exige que se use embora todo o mundo saiba que Dilma Rousseff, Marina Silva e, agora, Serra são candidatos, não pré-candidatos.
A candidatura tucana nasce sem vice. Não há um nome no DEM de que se fale mais. Nem houve desistência definitiva de ter Aécio Neves na chamada chapa puro-sangue. O governador mineiro decidirá segundo seu tempo, diz-se na cúpula do PSDB. E tempo de político mineiro é certamente diferente de tempo de político paulista.
O tucanato não acredita em candidatura Ciro Gomes, por mais que haja gente no partido que diga que Ciro anda com mais raiva do PT e do PMDB do que de Serra, seu arqui-inimigo. Ciro pode até querer disputar a Presidência, mas o partido está louco para correr para os braços de Dilma, o que o deixaria pendurado na brocha sem escada.
Dá para ganhar de um Lula com a corda toda, ainda que ele seja candidato apenas pela interposta pessoa de Dilma?
Não imaginava outra resposta que um "sim", mas ele vem acompanhado da observação de que Dilma tende a ser o marechal Lott de 2010. O marechal Henrique Lott (1894-1984) foi o candidato do governo (Juscelino Kubitschek) na eleição de 1960 e perdeu para Janio Quadros. OK, mas não convém esquecer que JK não tinha, então, o prestígio que Lula tem hoje nem Serra tem o apelo que Janio tinha.

Nenhum comentário: