sábado, fevereiro 20, 2010

ARI CUNHA

Réquiem para o Legislativo local

CORREIO BRAZILIENSE - 20/02/10


Tristes episódios os da Câmara Legislativa. Distritais se negam e não adotam decisão. Encostada no erário suga o dinheiro que nem sempre existe. Paulo Octávio disse que atendeu a recomendação do presidente Lula. Lula não se mete na política do Distrito Federal. É homem de discernimento. Paulo Octávio não sabe o que fazer. Distritais se escondem, espicham o cobertor que é pequeno. As pernas ficam de fora. Não há tranquilidade em ninguém. Os dedos da mão são muitos para contar os que têm juízo. Triste fim de um Legislativo que substituiu a Comissão do Senado. Acabar com a Câmara seria o melhor para a cidade. Democracia que constrói é a que pune a corrupção. Obituário lamentável para o Legislativo de Brasília.


A frase que não foi pronunciada

“Facilidade de perdão é incentivo ao crime.”
Ministro Marco Aurélio, ao deitar a cabeça no travesseiro.




Pioneiro

»
Na data de hoje, há 48 anos, o coronel Sereno era apresentado por Walmores Barbosa ao colunista. O fato ocorreu no Bloco 11 da 108 Sul. É dia para não esquecer nenhum desses amigos. Walmores já se foi. O coronel Sereno está na reserva. A melhor foto dele foi quando o corpo de Juscelino saía da Catedral. Tudo é lembrança.

Presente

»
Marcos Vinícios Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras, enviou livro de Josué Montello. São crônicas escritas no correr dos anos. Histórias humanas bem tratadas pelo linguajar alegre do escritor maranhense. Certa vez, em companhia de Nita e Edílson Varela, estivemos no apartamento do intelectual em Paris.

Aviões

»
O que menos interessa às empresas de aviação é o conforto do passageiro. No Brasil não há classe executiva. O passageiro, gordo ou magro, é espremido numa poltrona que o proíbe de movimentos. Alimentação de baixa qualidade para tarifas cobradas às largas. Pode ser com aprovação da Infraero.

Cinco milhões

»
Raios caem nos temporais. São milhões por ano. Estudioso no assunto explica que o Brasil tem subsolo de metais não aproveitados, como o nióbio. E acrescenta que seria riqueza sem fim, se tudo fosse explorado.

Porta aberta

»
Luiz Mendonça é jornalista e superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal. Seu trabalho é abrir as portas para a história de Brasília. Na sua expressão, “arquivo parado é apenas um arquivo morto”. Daí o seu desejo de ouvir o maior número de brasilienses sobre suas atividades e sua vida no Distrito Federal.

Jereissati

»
Senador pelo PSDB do Ceará, Tasso Jereissati é dos maiores acionistas individuais da Coca Cola no mundo. Sondou a oportunidade para adquirir os outros 60% que pertence à holding da gigante americana.

Águas em S.Paulo

»
Águas deslizam em São Paulo apavorando o homem e destruindo obras. As chuvas que continuam caindo são as piores dos últimos 63 anos. Projeto para renovar a infraestrutura não foi realizado. Só dentro de 10 a 15 anos a coisa poderá fluir sem trapalhadas.

Passagem de nível

»
Brasília foi inaugurada com as passagens de nível ligando leste a oeste, construídas apenas nas superquadras sul de números pares. Em pouco tempo, o trânsito ficou apertado. Foi quando o prefeito da época mandou abrir as passagens nas superquadras. O trânsito aumentou. Hoje restam as filas e dificuldades para alcançar a pista das tesourinhas.

Construção

»
A Asa Norte custou a ser construída. No Lago Norte, eram pistas desertas. Possível ver animais estranhos atravessando o asfalto. Nos dias frios, cobras de larga envergadura dormitavam no asfalto quente. Era a busca de calor. E eram desviadas pelos poucos motoristas.

Residências

»
O prefeito de Brasília mandou construir apartamentos em quadras de quatro andares. Moradias eram usadas pelos funcionários recém-chegados. Alguns vindos do Rio alegavam morar na praia em apartamento com varandas. Era a condição exigida para melhores residências.



História de Brasília

Os pavilhões das Metas e o da exposição da Spvea, fechados, naturalmente, deviam ser reabertos para oferecer informações aos turistas sobre a cidade. (Publicado em 25/2/1961)

Nenhum comentário: