terça-feira, fevereiro 09, 2010

ARI CUNHA

Movimento católico


Correio Braziliense - 09/02/2010



Uma televisão fazia estudo geral sobre o nascimento do movimento de 1964. Pelo que a história conta, o discurso de Jango na Central do Brasil fez nascer a atuação das senhoras católicas que deu início à luta pela liberdade do povo. O almirante Aragão escolheu data errada para se refugiar no Uruguai. Estávamos numa roda e fomos fazer reportagem sobre como viviam os exilados. O almirante Aragão chegou animado. Fomos almoçar uma parrilhada. Todos os exilados estavam exaustos. No almoço, o almirante Aragão disse: “O que está lá nós derrubaremos com um sopro”. Darcy Ribeiro contou toda história antes de se refugiar no país vizinho. Não queria ouvir patacoadas. E falou em português claro: “Por que o senhor não soprou?” A roda se desfez como corda de caranguejo. Não saiu ninguém atrás do outro. Fomos nos encontrar no Café Sorocaba, onde se reuniam os brasileiros e estavam com o peito feliz.


A frase que não foi pronunciada

“As unhas que o gato usa para pegar o rato ficam escondidas.”
» Manual do araponga.



Paranoá

»
Uma mancha branca na parte norte do Lago chamou a atenção no domingo. Carlos Eduardo Pereira, superintendente de Operações da ETE, explica. O sistema adotado pela Caesb para o tratamento do esgoto é o aerado. Como estava em manutenção, a pouca quantidade de ar para o processamento do esgoto foi compensada pelo aumento do uso de sulfato de alumínio. Formou-se daí a espuma que não causa danos.

Depredação

»
Enquanto os olhos se voltam para a Amazônia, continuam as instalações de empresas químicas nas serras catarinenses. Algumas em áreas de proteção permanente. Órgãos ambientais têm facilitado o acesso das indústrias. Exploração de jazida de fosfato, fábrica de fertilizantes e até produção de ácido sulfúrico. A região montanhosa é o que sobrou da Mata Atlântica na região, onde os rios do estado têm suas nascentes. A natureza não perdoa.

Por amor

»
Trabalhadores do carnaval brasileiro vão receber capacitação. O projeto nasceu no Ministério do Trabalho. Do luthier a costureiras, o projeto é dar mais atenção profissional. A notícia foi muito bem recebida pela população, que até hoje trabalhou como amadora do carnaval e pode trabalhar durante o resto do ano.

Baralho

»
Dilma Rousseff faz esforço para contar com Ciro Gomes no palanque. Passado na casca do alho, o paulista “cearencês” manteve a mesma postura. A resposta foi seca e limpa. “Há chances, mas no segundo turno.”

Padre Cícero

»
Padim padre Cícero participa da Igreja Católica pela primeira vez depois da proibição papal. Foi introduzido na Catedral do Crato. Homenageado por romeiros católicos, nada houve contra a decisão do povo, que se sentiu feliz. A sua presença está restrita à Catedral do Crato.

Lagash

»
Aniversário do primeiro restaurante com pratos árabes, o Lagash criou para os amigos e frequentadores a maior variedade de iguarias. Trata-se de coleção dos cardápios desde a fundação. Os festejos são em homenagem aos frequentadores.

Combate

»
A maneira mais sóbria de conter a propagação do tóxico não deve ser trabalho para a polícia armada. A infiltração está grande. Cargas altas chegam ao Brasil por várias direções. Serviço de inteligência é que deveria estar à frente. As prisões seriam mais fáceis e sem grandes alaridos.

Missão

»
Quando o Congresso se mudou para Brasília, criou a Comissão do Distrito Federal. Não havia apadrinhamento, nem as obras custavam mais do que o Brasil dispunha. A Comissão era controlada pelo Senado. Todas as decisões eram em favor da cidade, que recebia os mais novos moradores. Os legisladores desejavam que sumisse do mapa a bandalheira das outras unidades da Federação.

Haiti

»
Na crise do desespero, o Brasil colocou num avião da FAB o que era mais necessário à população do Haiti. Assim chegaram as primeiras 13 toneladas, recebidas com choro e alegria pelos necessitados. A tropa do Brasil, que lá representa a ONU, sentiu a amizade que eles sempre dispensaram ao contingente brasileiro.

História de Brasília
Pela primeira vez, presto, na vida, um serviço ao governo. Sou integrante da Comissão de Incentivo à Iniciativa Privada em Brasília e aceitei a missão com muito gosto. Quando rejeitei o cargo de tesoureiro, para que fui nomeado no governo passado, fi-lo na certeza de que estava cumprindo um ditame da minha consciência. Hoje, passo a prestar serviço à minha cidade, com satisfação e orgulho, que poucos sabem medir, e a independência de políticos, que todos conhecem. (Publicado em 24/2/1961)

Nenhum comentário: