terça-feira, janeiro 19, 2010

PANORAMA POLÍTICO

O peso da divisão

ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 19/01/10

O resultado das eleições no Chile foi recebido com apreensão no governo Lula. Chamou atenção o efeito da divisão dos governistas, que tinham três candidatos: Frei, Ominami e Arrate. O presidente Lula está convencido de que a candidatura à Presidência de Ciro Gomes é inoportuna. Lula vai se empenhar para demover o PSB. “O Chile reforça a determinação do presidente por uma candidatura única da base aliada”, disse o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

O peso da transferência do voto

A eleição de Sebastián Piñera presidente do Chile, derrotando o candidato da atual presidente, Michele Bachelet, que tem 81% de aprovação, deu alento à oposição brasileira, que aposta que a popularidade do presidente Lula não será suficiente para transferir votos para sua candidata Dilma Rousseff. “É a prova de que não basta um governo bem avaliado para eleger um candidato”, disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Mas naquela eleição também há outros ingredientes: 1. a imagem de Piñera é ligada ao Colo-Colo, o Flamengo de lá; e, 2. o expresidente Eduardo Frei não significava renovação.

"Quero chegar a Brasília senador eleito e tendo dado a vitória para (José) Serra em Minas (Gerais)” — Aécio Neves, governador (MG), ontem, em almoço com o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ)

PRAGMATISMO. Bem-humorado, o presidente Lula explicou, em solenidade outro dia, por que costuma citar a presença de tantas pessoas, especialmente deputados e senadores, no início de seus discursos. “É que depois a gente precisa votar um projeto no Congresso, quando a gente vai conversar com um deputado, ele fala: ‘É, eu estava lá, nem falou o meu nome’”, explicou o presidente para uma plateia repleta de parlamentares.

Guerra do repolho

O Paraguai suspendeu a importação de repolho brasileiro alegando que foi encontrada na hortaliça uma praga inexistente naquele país. Em dezembro, o Paraguai havia proibido a importação de tomates e cenouras brasileiros.

Na Anatel

O ministro Hélio Costa (Comunicações) venceu queda de braço no governo. Seu indicado Marcelo Bechara vai ser nomeado procurador-geral da Anatel. Vai substituir Ana Luiza Valadares, que ocupava o cargo desde maio de 2007.

Fórmula para impedir a divisão

Um grupo de deputados federais de vários partidos quer evitar uma disputa entre PT e PMDB para escolher o candidato ao governo de Minas Gerais. A ideia é fazer uma pesquisa com quesitos. O vencedor da espontânea teria um ponto, o da estimulada, um ponto, o do corte entre os pesquisados que conhecem todos os candidatos teria direito a outro ponto, etc. São dez quesitos, e o candidato que fizesse mais pontos venceria.

A preparação do discurso

A ministra Dilma Rousseff está preparando o discurso que fará no Congresso Nacional do PT, de 18 a 22 de fevereiro.
Será a primeira peça dando as linhas gerais do que seria um governo Dilma, em caso de vitória em outubro.
Os assessores que participam desse trabalho avaliam se já seria o caso de apresentar novos programas de governo que seriam implantados a par tir de 2011. Além disso, Dilma continuará viajando com o presidente Lula. Quer colar sua imagem à dele.

FALA o diretor da CEF, Moreira Franco, sobre o PMDB: “Nossa prioridade agora não é escolher o candidato a vice-presidente, mas sairmos ainda mais unidos e fortes da convenção de março”.

A UPA de Juiz de Fora (MG), que será inaugurada hoje pelo presidente Lula e Dilma Rousseff, foi construída pelo governo mineiro. O governo federal só vai dar recursos para financiar o custeio.

A ELEIÇÃO no Chile não mudará as relações daquele país com o Mercosul, do qual é membro associado.

Para os chilenos, os tratados de livre comércio com os EUA e a União Europeia são mais importantes.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: