quinta-feira, janeiro 28, 2010

PAINEL DA FOLHA

Making of

SILVIO NAVARRO

FOLHA DE SÃO PAULO - 28/01Q10

Horas antes de embarcar para Recife, onde discutiria o futuro de Ciro Gomes (PSB-CE) nas eleições, o presidente Lula aproveitou uma roda de petistas para dizer que, se fracassar a articulação para convencê-lo a disputar o governo de São Paulo, quem deveria concorrer é o senador Aloizio Mercadante. Os petistas gravavam em Brasília a propaganda partidária dos 30 anos da sigla, que vai ao ar no dia 11.
Segundo relatos, enquanto tirava a maquiagem, o presidente argumentou que o PT precisa "repetir candidatos" e "fixar um nome no Estado". Mercadante ouviu as declarações e, acuado, não quis estender o assunto. Lula passará por São Paulo no sábado.




Marcha. Na propaganda de TV, Lula e Dilma aparecem em primeiro plano caminhando num gramado. São seguidos por ministros, deputados, senadores e governadores. A dupla diz que "continuará mudando o Brasil".

Fair play. Durante a gravação, os mineiros Patrus Ananias e Fernando Pimentel, que disputam internamente a candidatura ao governo, foram alvo de piada: "Vamos lá! Agora queremos um abraço!".

Bombeiro. Presidente do PT, José Eduardo Dutra desembarcou ontem em Minas. Foi informado que será aprovada resolução do diretório estadual no final de semana pela candidatura própria, apesar do esforço para compor com o PMDB.

Obstáculo. Do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, sobre a possibilidade de Ciro Gomes sair candidato a governador: "Você até pode dizer para alguém que não seja candidato, mas não dá para dizer "você é candidato'".

Sapo. O aval dado pela direção do PSB à pré-candidatura de Paulo Skaf em São Paulo, diante do corpo mole de Ciro, gerou atritos com o PT. "O Ciro a gente engoliu, mas o Skaf não", diz um dirigente.

Acordão. Um grupo de deputados do PT se reúne no final de semana para acertar a indicação de Fernando Ferro (PE) como candidato único à liderança da bancada.

Fagulhas. Do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), sobre as alfinetadas de petistas contrários ao nome de Michel Temer (SP) para vice de Dilma: "Unanimidade ele não tem nem no PMDB. Não dá para esperar que tivesse no PT".

Guarda-chuva. A edição da medida provisória que libera R$ 614 mi para "socorro e assistência a pessoas atingidas por desastres", destinada aos municípios atingidos pelas chuvas e secas, mobilizou uma romaria de prefeitos a Brasília. A maioria é do interior de São Paulo, do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e cidades do Nordeste do país.

Partilha. Caberá aos ministérios da Integração Nacional, Agricultura e das Cidades definir o destino do dinheiro emergencial. O governo argumenta que a divisão será feita com base em relatórios das autoridades locais.

Diplomacia. Lula decidiu criar quatro novas embaixadas brasileiras: em Nicósia (Chipre), Tirana (Albânia), Yangon (Mianmar) e Freetown (Serra Leoa). Desde 2003, foram abertas 39, a maioria delas na África.

Mudança na Folha. Sérgio Dávila, atual correspondente em Washington, será o novo editor-executivo da Folha a partir de março. Substitui Eleonora de Lucena, que exercia a função desde 2000 e entra em período sabático.

Os secretários de Redação, que coordenam as editorias e cadernos, também mudam. Saem Vaguinaldo Marinheiro e Suzana Singer, que devem desempenhar outras tarefas no jornal. Assumem Vinicius Mota e Rogério Gentile.

com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio

Não querem investigar nada aqui. Agora só nos resta ter esperanças na Polícia Federal e no Ministério Público.

Do deputado distrital, CABO PATRÍCIO (PT-DF), sobre as sucessivas manobras do governador José Roberto Arruda para barrar as investigações do mensalão na Câmara Legislativa.

Contraponto

CEP itinerante O deputado estadual Bruno Covas (PSDB) discursava na inauguração do parque Leopoldina-Villas-Bôas na zona oeste da capital, no início do mês, ao lado do governador José Serra (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM):
-Fico especialmente feliz porque moro aqui na região...
O deputado José Aníbal (PSDB) resolveu cutucar:
-O Bruno está parecendo o Paulo Kobayashi [deputado tucano, morto em 2005] que, em época de eleição, tinha cinco cidades...
Covas rebateu sem titubear:
-Não! Eu tenho até IPTU para provar!

Nenhum comentário: