sábado, janeiro 23, 2010

PAINEL DA FOLHA

Facilidades

SILVIO NAVARRO

FOLHA DE SÃO PAULO - 23/01/10


Relatório final da Polícia Federal elaborado durante a Operação Castelo de Areia aponta indícios de interferência de Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União, para liberar obras da eclusa do Tucuruí (PA), tocada pela empreiteira Camargo Corrêa. O nome dele aparece em manuscritos apreendidos na sala de um executivo da empreiteira. Os papéis se referem à negociação de um aditivo de R$ 155 milhões pagos à empresa. Cita também o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, e o PP -partido ao qual Nardes era filiado quando deputado federal.
No caso de Pagot, aparece grifado o termo "compromisso", estipulando o valor de R$ 500 mil.




Operação. Sobre o ministro, conclui o relatório: "Não é só à obra do Tucuruí que o nome de Nardes aparece atrelado". Na sequência, ele é mencionado como responsável pelo acórdão que permitiu repasses às obras do Rodoanel, também via Dnit, "apesar das irregularidades apontadas pela equipe técnica do TCU".

Outro lado. À época da liberação da verba à Camargo Corrêa, Nardes negou ter relações com a empresa e disse que sua decisão foi técnica.

Contatos. Na investigação, a PF também encontrou um e-mail com o número apontado como "celular sigiloso" do ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Está relacionado a Gianfranco Vitorio Perasso, dono de empreiteiras investigadas em outra operação da PF, a Boi Barrica.

Laços. Perasso foi flagrado em escutas da Boi Barrica (rebatizada de Faktor) em conversas com Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Segundo a PF, as empresas de Perasso foram usadas para desviar dinheiro de obras públicas no setor elétrico.

Palanques. Tucanos mineiros afirmam que, apesar da ausência nos eventos desta semana, o governador Aécio Neves pretende acompanhar Lula nas próximas inaugurações no Estado. Mas desde que a ministra-candidata Dilma Rousseff não esteja presente, o que nem eles mesmos acreditam que será atendido.

Moldes. Aécio afirma que fará "pelo menos 30 viagens" com Antonio Anastasia, seu candidato em Minas, para inaugurar "um número enorme de obras". Sobre a briga PT x PSDB, disse que a sigla tem de mostrar que "o Brasil não foi descoberto em 2003".

Ideia fixa. Depois de chamar o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, de babaca, Lula se atrapalhou todo ontem ao discursar em Itapira (SP). Ao citar o ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia), trocou o nome pelo do governador Sérgio Cabral (RJ).

Diretriz. Uma das bandeiras da campanha de Dilma, o programa Minha Casa, Minha Vida terá continuidade garantida no chamado PAC 2.

Figurino. Dilma vai aproveitar a visita a obras no interior de São Paulo hoje para uma reunião com prefeitos.

Arranjos 1. Um dia depois depois de articular a antecipação da convenção do PMDB para a escolha do novo presidente, Michel Temer (SP) se encontrou ontem com o ex-governador Orestes Quércia.

Arranjos 2. Quércia, que comanda o partido em São Paulo e tem acordo com os tucanos, avisou que não irá à convenção de fevereiro. Mas teria assegurado que não pretende criar problema para a reeleição de Temer.

Memória. Membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social vão prestar homenagem à pediatra Zilda Arns, vítima do terremoto no Haiti. Amanhã eles atenderão a uma sugestão antiga dela e farão um passeio pela floresta amazônica.

com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio

Em vez de culpar são Pedro e propor estudos, "demos" e tucanos deveriam gastar menos com propaganda e investir para prevenir enchentes.

Do deputado estadual ENIO TATTO (PT), sobre as declarações do prefeito Gilberto Kassab (DEM), segundo quem foi contratado um estudo para mapear áreas de risco na cidade, e do governador José Serra (PSDB), de que se trata de "um ano anômalo".

Contraponto

Papo reto O presidente Lula encontrou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), neste mês, durante evento em Brasília. Após a cerimônia, num canto reservado, Lula perguntou sobre as articulações para a eleição ao governo do Distrito Federal após o estouro do Arrudagate.
Cristovam devolveu prontamente:
- Pois é, presidente... De vez em quando chega aos meus ouvidos a notícia de que o senhor não quer me ver eleito de jeito nenhum!
- É sacanagem -, disse Lula, constrangido, encerrando logo o assunto com um tapinha nas costas do ex-petista.

Nenhum comentário: