quinta-feira, janeiro 21, 2010

PAINEL DA FOLHA

Sem parar

FOLHA DE SÃO PAULO - 21/01/10


O presidente Lula pretende excluir quatro obras da Petrobras da chamada "lista negra" do Orçamento, a ser sancionado na próxima semana. A canetada visa liberar as obras das refinarias Abreu e Lima (PE) e Presidente Getúlio Vargas (PR), do terminal de escoamento de Barra do Riacho (ES) e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O Tribunal de Contas da União apontou irregularidades em todas.
Para respaldar a decisão, o Palácio do Planalto mobilizou governadores dos Estados que abrigam as obras e a própria Petrobras. A estatal encaminhou ontem à Comissão de Orçamento do Congresso carta na qual se compromete a criar um grupo para aprimorar o sistema de monitoramento dos projetos.


Tripé. O governo prepara uma nova rodada de campanhas institucionais, com enfoque regional, que serão colocadas na praça até junho. As peças tratarão de três temas centrais: PAC, energia e investimentos na área social.

Reforço. O Planalto editará nos próximos dias uma medida provisória para ampliar os recursos do Minha Casa, Minha Vida para municípios com até 50 mil habitantes. A intenção é socorrer cidades afetadas pelas chuvas.

Tira-gosto. As duas empreiteiras que contrataram um bufê de luxo em Minas para o evento de Lula e Dilma detêm contratos milionários com a União. Desde o início do segundo mandato, a Egesa faturou R$ 350 mi, quase todo o montante da verba do Ministério dos Transportes. A CMT Engenharia obteve R$ 40 mi. As duas são tradicionais doadoras de campanhas.

Alma do negócio. Depois das críticas por ter pregado a logomarca do governo em orelhas de cabras, Jaques Wagner (PT) resolveu estampar seu bordão "Bahia, Terra de Todos Nós" em placas de sinalização de rodovias e nos muros de escolas estaduais.

Acaba em samba. A versão itinerante do Fórum Social Mundial na Bahia, cujo anfitrião será Jaques Wagner, terá uma plenária sobre "o samba e a diversidade cultural" com gente do ramo, Martinho da Vila à frente.

Rede. Pivô da Operação da Polícia Federal sobre desvios de verba da saúde na Prefeitura de Porto Alegre, o Instituto Sollus também atua em São Paulo. Tem contratos com as administrações municipais de Osasco, Lorena, Tremembé, Olímpia e São Sebastião.

Mediador. O vice-presidente José Alencar chamou o ex-prefeito Fernando Pimentel para uma conversa anteontem, enquanto Lula e Dilma circulavam por Minas. Disse que o Estado precisa "dar o exemplo de unidade". Deve repetir a cantilena ao ministro Patrus Ananias.

Destinatário. Em férias nos EUA, o ministro Hélio Costa aproveitou a troca de e-mails com peemedebistas que estiveram no jantar do partido ontem para reafirmar que é candidato... a governador.

Arranjos. No Planalto, o jantar peemedebista foi visto como um primeiro esforço para o projeto de reeleger Michel Temer à presidência do PMDB em março. Assim, seus aliados esperam fortalecê-lo na disputa pela vaga de vice.

Na tela. O PT convocou todos os membros do Diretório Nacional para gravar no domingo participação no programa de TV do partido que vai ao ar no dia 11.

In natura. A reunião de ontem do time que coordenará a campanha da candidata verde Marina Silva praticamente sacramentou o nome de Guilherme Leal, da Natura, para a vice. A propaganda partidária, inclusive, mostrará imagens do empresário.

Mapa. O PV administra embates entre dirigentes no Rio Grande do Sul e Paraná.
com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio

Esse grupo está preocupado com a sobrevivência do Temer e a vice, que para eles é uma questão de honra. Mas honra é algo que eles não têm.
Do senador PEDRO SIMON (PMDB-RS), sobre o jantar do comando do PMDB para discutir o apoio à candidatura de Dilma Rousseff.

Contraponto

Ligeirinho


O presidente Lula discursava anteontem, durante lançamento de uma escola técnica em Araçuaí (MG), quando se desculpou por não citar uma a uma as autoridades presentes no encontro devido à agenda apertada.
-Tenho que ser rápido porque tenho mais dois eventos em Juiz de Fora...
Imediatamente a plateia reagiu decepcionada.
-Vocês sabem que é longe-, emendou.
Como o público continuava contrariado, Lula coçou a cabeça e recorreu à desculpa que, enfim, colou:
-Tenho que ser rápido porque a galega está me esperando em Brasília! E a galega não é mole..

Nenhum comentário: