quarta-feira, janeiro 20, 2010

PAINEL DA FOLHA

"O máximo possível"

FOLHA DE SÃO PAULO - 20/01/10


Para cumprir à risca o discurso de Lula, para quem "é importante inaugurar o máximo de obra possível" antes que Dilma Rousseff troque a Casa Civil pela campanha, o Palácio do Planalto preparou uma agenda com pelo menos 11 inaugurações até o fim de fevereiro. Juntos, o presidente e a ministra-candidata passarão por sete Estados alardeando o PAC.
A lista de eventos vai de um centro de tecnologia em Porto Alegre à "última turbina" da hidrelétrica de Baguari (MG). No caminho, há uma usina de etanol no Pontal de Paranapanema (SP) e uma fábrica de celulose em Três Lagoas (MS). Isso sem contar as escalas em Davos e no Fórum Social Mundial.


Ritmo. Em janeiro do ano passado, Lula fez quatro viagens pelo país, nenhuma a título de inauguração.

2014? Antes de anunciar que pretende voltar ao Vale do Jequitinhonha quando deixar o governo, o presidente já havia comentado com auxiliares que planeja passar seis meses viajando pelo país, numa espécie de nova versão das Caravanas da Cidadania.

Galhos. No discurso em Minas, Lula manifestou preocupação especial com uma árvore dentro de um lago: "Vai que eu venho aqui com meus 70 anos, dou um mergulho e me engancho numa árvore? O presidente morre afogado numa barragem que ele fez".

%#@*&!. Pouco antes de ir às lágrimas ao afirmar ser "mineira de alma", Dilma falou reservadamente cobras e lagartos do tucano Eduardo Azeredo, um dos que tripudiou sobre sua "mineirice".

Origens. Tucanos mineiros voltaram a chiar: "A ministra nasceu no Estado, mas nunca teve vínculos aqui. Não fica bem ela se lembrar de Minas só na hora da campanha", disse Danilo de Castro, secretário de Governo do Estado.

Na rede. A oposição prepara uma nova leva de ações na Justiça acusando o governo de propaganda eleitoral antecipada. O principal alvo é o blog do Planalto, que ontem dizia: "A partir de agora não há espaço para retrocesso".

Vento. Aliado de primeira hora do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), o presidente do PT mineiro, Reginaldo Lopes, defendeu ontem o ministro peemedebista Hélio Costa (Comunicações) para vice de Dilma. Até a semana passada, ele dizia que "as candidaturas do PT e do PMDB no Estado estão em fase de diálogo".

Forcinha. Ao fazer gestos pró-Dilma, o PDT espera, em troca, atenção especial de Lula ao Paraná, onde o pré-candidato Osmar Dias flerta com partidos da oposição.

Tabuleiro. O senador Cristovam Buarque (PDT) e Agnelo Queiroz (PT) voltaram a negociar ontem uma aliança para disputar o governo do Distrito Federal. "Não quero uma aliança só com a cúpula do PT. Quero que a base do partido se envolva na campanha", disse o pedetista, que sonha com um aceno de Lula para se lançar candidato.

Banco. Tão logo o vice Paulo Octávio (DEM) anunciou que não disputará a eleição para o governo do DF, o DEM começou a articular a candidatura do deputado Alberto Fraga, secretário de Transportes de José Roberto Arruda.

Olho vivo. Aliados do governador Jaques Wagner (PT-BA) monitoram o novo blog do peemedebista Geddel Vieira Lima (Integração), seu adversário no Estado. E fazem circular no Palácio do Planalto cada vez que ele "esquece" de elogiar Lula.

Bloco na rua. A Secretaria de Comunicação da Presidência apresenta amanhã na reunião ministerial o "Portal do Brasil", site que reunirá informações sobre todas as áreas do governo.
com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio

"Agora a Dilma vai ter que comer churrasco com pão de queijo."
Da deputada MARIA DO ROSÁRIO (PT-RS), sobre a declaração da ministra, segundo quem "sua alma é mineira" apesar de ter vivido no Sul.

Contraponto

Eu, Robô


O senador Delcídio Amaral (PT-MS) passava férias em Florianópolis, na virada do ano, quando um grupo de políticos catarinenses comentava a onda de denúncias no final do ano no Estado. Primeiro, foi a vez da árvore de Natal de R$ 3,7 milhões, suspeita de superfaturamento. Depois, denúncias de corrupção contra o vice-governador Leonel Pavan (PSDB).
-É a campeã dos vexames!-, cutucou Delcídio.
Um aliado que ouvia atentamente os relatos lembrou uma história ainda mais intrigante para riso geral:
-Pior foi o robô da feira de engenharia e tecnologia que tossiu em público..

Nenhum comentário: