segunda-feira, janeiro 18, 2010

PAINEL DA FOLHA

Turma do trator

SILVIO NAVARRO

FOLHA DE SÃO PAULO - 18/01/10


Um dos setores mais irritados com o texto do terceiro Programa Nacional dos Direitos Humanos, que critica duramente o agronegócio, a bancada ruralista articula retaliação no Congresso após o recesso. Uma das ações é tentar aprovar no Senado um projeto de lei que dá autonomia a Estados e municípios para elaborar leis ambientais. A matéria passou pela Câmara num cochilo do governo, cuja cúpula estava na conferência do clima em Copenhague. Na prática, o projeto é uma tentativa de mudar o Código Florestal, tirando poderes do Ibama, o que permitiria desmatar áreas privadas. Outro ponto do projeto é a criação de comissões para resolver conflitos, esvaziando o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).


Corda. Na Câmara, a comissão que trata da revisão do Código Florestal, com maioria ruralista, tem até abril para votar um parecer sobre mudanças na legislação.

Veja bem. Relator da proposta de mudanças no código, Aldo Rebelo (PC do B-SP) diz não ser razoável misturar a discussão com direitos humanos. "Isso não existe", afirma.

Caso antigo 1. A atuação militar do Brasil no Haiti foi tema de duas resoluções do diretório nacional do PT. Em 2008, a sigla defendia a "retirada progressiva das mencionadas tropas [da ONU]".

Caso antigo 2. No ano passado, o PT pediu que "no prazo mais curto possível se encerre a participação de tropas brasileiras", mantendo-se a cooperação humanitária, científica e financeira ao país.

Comédia. No site da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o anúncio que remete o leitor para as notícias da CPI do Panetone, criada a título de investigar denúncias de corrupção, tem como moldura uma cortina aberta de teatro.

Cenários. Aliados do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) tentam convencê-lo a abrir mão da reeleição para concorrer à Câmara. Dizem que ele puxaria votos para a bancada evangélica, que fracassou na eleição anterior.

Voltas. O ex-prefeito Fernando Pimentel (PT) disse ao ministro peemedebista Hélio Costa (Comunicações) que aguarda sua chegada ao Brasil para retomar os entendimentos sobre uma aliança em Minas Gerais. Como o grupo de Patrus Ananias insiste em fazer uma prévia para decidir o pré-candidato, a ala pró-Pimentel já começou as negociações pela bancada federal.

Última cartada. No esforço para manter em pé a candidatura de Ciro Gomes à Presidência, embora o próprio já tenha avisado que não embarcará caso Lula diga o contrário, o PSB aposta as suas fichas na propaganda partidária de 18 de fevereiro.

Dia D. Por ironia, será nesse mesmo dia a abertura do congresso do PT para aclamar Dilma Rousseff candidata.

Sozinho. Congressistas do PSB que ainda sonham com Ciro na corrida presidencial admitem que, caso isso se viabilizasse, seria preciso convencer o PTB ou o PP a aderir à candidatura, apesar de nenhuma das duas siglas emitir sinais de topar a empreitada. A avaliação é que, no antigo "bloquinho", o PC do B e o PDT já tomaram caminho sem volta no barco de Dilma.

Mestre-sala. É grande a disputa para convencer o governador José Serra (PSDB) a dar as caras nos festejos de Carnaval em alguns Estados. Ele já foi chamado para assistir à folia no Rio, na Bahia, em Minas e em Pernambuco.

De fora. Preterido no Rio, onde o PV articula aliança com "demos" e tucanos, o PSOL já alfineta o então parceiro: "Eles têm um pragmatismo que os leva a participar de todo e qualquer governo, seja do DEM, PSDB ou do PT", diz Chico Alencar (RJ).
com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio

Até começar a campanha não vai faltar uma pedra fundamental para ser lançada pela dupla Dilma-Lula. Do deputado BRUNO ARAÚJO (PSDB-PE) sobre o calendário de inaugurações de obras previsto para Dilma Rousseff lançar antes de deixar a Casa Civil para disputar a eleição presidencial.

Contraponto

Algo em comum


No final do ano, o governador José Serra (PSDB) enviou mensagem de texto, por meio da subsecretaria de Assuntos Parlamentares do Estado, para os celulares de todos os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo com votos de "Boas Festas":
-Um 2010 repleto de realizações e conquistas!-, escreveu, seguido de sua assinatura.
O petista Simão Pedro, que estará no campo oposto de Serra no ano eleitoral, mas é torcedor do Palmeiras como o tucano, saiu pela tangente na resposta:
-Governador, infelizmente não posso desejar o mesmo... Mas desejo muitas alegrias alviverdes!

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que o Pimentel deu ataque de bobeira. O Hélio Costa é um vigarista. Quer disputar o Governo de Minas pela terceira vez. Um oportunista. Em 90 disputou o governo pelo PRN, do Collor. O Collor era presidente, achou que ia ganhar. Em 94, foi para o PFL, pra ver se o fernando Henrique ajudava. Perdeu as duas.Para o senado, so se elegeu pq quando viu que o Newton cardoso tava perdido, pulou para o colo do Tilden. O PT não acreditou no Tilden e o Hélio Costa derrubou o PT com os votos do PT. O Tilden perdeu a eleição para o Hélio Costa por 200 mil votos. Abre o olho pimentel. Abre o olho PT.