quinta-feira, janeiro 14, 2010

PAINEL DA FOLHA

Plano de voo

Folha de S. Paulo - 14/01/2010
O presidente Lula determinou ontem aos ministros que preparem uma "prestação de contas" sobre programas em andamento e agendou para a próxima quinta-feira uma reunião com toda a equipe da Esplanada. A ideia é ter em mãos já neste mês números atualizados e previsões para elaborar a plataforma eleitoral de Dilma Rousseff, assim como traçar uma agenda de inaugurações de obras pelo país.

No encontro, segundo seus auxiliares, Lula pretende ouvir uma resposta definitiva dos ministros que deixarão o governo para disputar as eleições. Ele também pediu um perfil detalhado de quem são os secretários-executivos das pastas, prováveis herdeiros dos cargos na reta final do governo.


Timing. Reunidos num jantar anteontem na casa da ministra Dilma Rousseff, o seleto grupo engajado na pré-campanha definiu dois momentos cruciais neste início de ano: o congresso do PT (18 de fevereiro) e a despedida da Casa Civil, no "minuto anterior ao prazo definido em lei".

Prioridades. Enquanto o PSOL assiste incomodado à aproximação dos verdes com os tucanos no Rio, um dirigente do PV, de olho no tempo de televisão que a coligação pode dar a Fernando Gabeira, retruca: "Isso não é a preocupação do momento".

Cláusula. O comando verde já impõe condições à aliança: não há hipótese de o vice de Gabeira ser ou ter ligação com o DEM. O PSDB já articula nomes: o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha, o prefeito de Duque de Caxias, Zito, ou a vereadora Andrea Gouvêa.

Isola. De volta à cena após dias de fervura do escândalo do mensalão, José Roberto Arruda foi evitado pelos demais governadores e prefeitos na cerimônia do PAC da Copa.

Foto. Antes do início dos discursos, espalhou-se tensão entre os governadores para saber quem se sentaria ao lado de Arruda. O premiado foi Jaques Wagner (PT-BA).

Dr.Dolittle. O deputado ACM Neto (DEM-BA) foi surpreendido ontem por um vereador que chegou a seu escritório com um jacaré, encontrado ferido numa rodovia.

Luto. Foi Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência, quem comunicou à família de Zilda Arns que ela era uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti.

Roteiro. Lula tinha viagem programada ao Haiti na segunda quinzena de fevereiro.

Memória 1. Uma das principais divergências de Zilda Arns com o governo Lula ocorreu logo após a eleição de 2002, quando do lançamento do Fome Zero. Ela criticava a distribuição de cupons prevista no programa porque eles "poderiam levar à corrupção".

Memória 2. À época, Zilda sugeriu: "É melhor dar diretamente o dinheiro às mulheres, que têm uma inteligência difusa maior". Dois anos depois, o decreto que criou o Bolsa Família ordenou que o titular do cartão deve ser preferencialmente a mulher.

Meio termo. Não foi preciso muito suor para convencer Nelson Jobim (Defesa) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) a chegar a um acordo sobre do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos. De um um lado, não interessava a Jobim colar sua imagem à defesa de militares que praticaram tortura. Do outro, tampouco Vannuchi almejava sair do contencioso com a pecha de revanchista.

Baú. O deputado tucano Eduardo Gomes (TO) recolhe assinaturas de líderes dos partidos na Câmara para instalar uma comissão destinada a analisar o texto do programa de direitos humanos. O grupo também ficaria encarregado de juntar projetos já existentes que tratam dos temas contidos no texto, há anos engavetados na Casa.


Tiroteio

"O ímpeto de legislar do governo ultrapassou todos os limites porque esse documento afronta a Constituição em diversos tópicos."

Do deputado CARLOS SAMPAIO (PSDB-SP), sobre a manutenção de pontos polêmicos no terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos que geraram a crise com segmentos da sociedade.

Contraponto

Tempero baiano O presidente Lula se divertia ontem contando para o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e um grupo de prefeitos sobre as férias na praia baiana de Inema. Ao narrar as experiências gastronômicas, disse que o ministro Geddel Vieira Lima mandou o prato "cabeça de robalo", feito de caranguejo, à primeira-dama, Marisa Letícia.
-Bem na hora que eu ia começar a comer chegou o Jaques Wagner...-, relatou Lula, sobre os adversários.
Cabral fez ar de preocupado, ao que Lula emendou:
-Mas fui logo avisando que ele não poderia comer porque era presente do Geddel...
No dia seguinte, Wagner enviou um cesto de acarajés.

Nenhum comentário: