terça-feira, janeiro 19, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Venda de imóveis residenciais deve crescer em 2009


Folha de S. Paulo - 19/01/2010

Após um ano de altos e baixos, com o susto da crise e uma retomada nos últimos meses, o mercado de imóveis residenciais novos está perto de fechar 2009 com vendas superiores às de 2008 na cidade de São Paulo, segundo estimativas do Secovi-SP (sindicato da habitação).
Em lançamentos, porém, o número de 2009 ainda deve ficar um pouco abaixo do registrado no ano anterior.
"Começamos 2009 com impressão de que o mundo havia acabado, mas a realidade não se mostrou tão negativa no Brasil. O ano foi ruim até abril, depois melhorou e vamos superar nossas expectativas pessimistas", diz o economista-chefe do sindicato, Celso Petrucci.
Em lançamentos, a entidade esperava 25 mil unidades para 2009, e deve fechar o ano com 29 mil. Os lançamentos acumulados de janeiro a novembro atingiram 23.997 unidades, número 24,6% inferior ao registrado no mesmo período de 2008, com 31.812 unidades.
Em vendas, a estimativa era de 28 mil, mas agora a previsão passa de 32 mil unidades. Os números de dezembro ainda não foram fechados.
Em novembro do ano passado, o mercado de vendas cresceu quase 50% ante o mesmo mês de 2008. Foram registradas vendas de 2.611 unidades, ante os 1.760 imóveis comercializados em novembro de 2008. Os dados serão divulgados hoje pelo Secovi-SP.
O número, porém, não alcançou o patamar de novembro de 2007, que superava 3.000 unidades, quando o mercado estava fortemente aquecido. A recuperação começou em setembro último, quando o nível de vendas quase dobrou ante setembro de 2008, mês da quebra do Lehman Brothers, que aprofundou a crise mundialmente.
Para Petrucci, os lançamentos serão modestos se comparados com 2008. "Mas é bom lembrar que 2007 e até agosto de 2008 foram períodos excelentes." A perspectiva para este ano é boa, impulsionada pelas vendas para a baixa renda, devido ao programa Minha Casa, Minha Vida. "Esperamos alta de 10% a 15%, tanto em lançamentos quanto em vendas."

DE OLHOS BEM FECHADOS
A China planeja retirar o filme "Avatar" da maioria dos cinemas, diz o diário de Hong Kong "Maçã" -o 2º maior da região.
Apesar das longas filas de espera, o governo reclama que a produção americana tem roubado mercado dos filmes domésticos. O governo chinês teme ainda, segundo o jornal, que a população associe a situação dos nativos do filme (os "na'vi"), que são despejados de seu habitat, aos despejos em massa no país para a construção de empreendimentos. Segundo o diário, o governo instruiu boa parte dos cinemas a pararem de exibir o filme no dia 23. Pequim teme que o filme possa incitar revolta e violência.

EMPREGO 1
O Supremo Tribunal Federal publicou, em dezembro, decisão que beneficiou 970 funcionários da Sabesp que estavam com o emprego ameaçado. Os trabalhadores ingressaram na companhia entre 1988 e 1990, quando o concurso público ainda não era obrigatório -mas, no ano passado, a Justiça do Trabalho determinara a dispensa desses funcionários.

EMPREGO 2
A decisão favorável aos trabalhadores da Sabesp pode ter repercussão em outros casos de funcionários de empresas que se encontram na mesma situação.

ÂNCORA
A Santos Brasil, que investiu nos últimos dois anos R$ 285 milhões para aumentar a capacidade de movimentação do Tecon Santos, no porto de Santos, inaugura hoje novo terminal, o T4, que amplia em 20% a área do Tecon.

PESQUISA VERDE
Na sexta, o presidente Lula e o ministro Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) irão inaugurar, em Campinas (SP), o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol. O instituto será dedicado a impulsionar o Brasil na corrida pelo álcool de segunda geração (a partir da palha de cana, por exemplo) -hoje, liderada pelos EUA.

GUARDA-ROUPA 1
Milton Cardoso, presidente da Abicalçados, disse que em 2011 a Couromoda será realizada simultaneamente à SP-à-porter.

GUARDA-ROUPA 2
A exemplo do que aconteceu na última edição da Fashion Rio, em que um espaço reunindo grifes e polos de moda acompanhou o calendário de desfiles, a expectativa do executivo da Abicalçados é conseguir fechar negócios em duas frentes: uma de calçados e acessórios e outra de roupas.

Nenhum comentário: