quinta-feira, janeiro 21, 2010

JANIO DE FREITAS

A interrogação do vice

FOLHA DE SÃO PAULO - 21/01/10


É bem sabido que o nome mais forte e quase natural no PMDB, Michel Temer, jamais esteve entre os preferidos de Lula para compor a chapa

A CÚPULA do PMDB não sabe o que fazer, não quer tocar no problema em público dado o risco de agravá-lo, mas está muito inquieta com o esvaziamento da candidatura presidencial de Ciro Gomes na ocasião mesma em que Lula se mostra, mais do que nunca, alheio às manifestações peemedebistas para indicação, ao menos informal, do vice de Dilma Rousseff. Ou seja, de uma chapa formada com o PMDB.
Nunca manifestado, é no entanto bem sabido que o nome mais forte e quase natural no PMDB, o de seu presidente Michel Temer, jamais esteve entre os preferidos de Lula para compor a chapa, como nem chegou a sê-lo sequer para um dos ministérios entregues ao partido. Em contraste, sua afinidade com Ciro Gomes -para não falar em confiança, pessoal e política- é citada por Lula a cada oportunidade.
Das indagações que daí podem decorrer, a mais imediata refere-se à reação do PMDB, cuja aliança é muito importante para o PT na disputa pela Presidência.
Os peemedebistas têm meios até para uma reação forte, sim. Mas suas alternativas não são estimulantes, tanto com candidatura, ideia que divide o partido, como na adesão a José Serra, de futuro muito temerário em caso de vitória. Lula, por sua vez, tem muito a oferecer, nas disputas estaduais e no eventual governo Dilma, e ofertas são com o PMDB.

Os desmentidos
A acusação feita por vários peessedebistas a Dilma Rousseff, de mentir ao afirmar que o PSDB, se eleito, vai acabar com o PAC, é mais um dos casos em que não se pode saber se prevalece a leviandade política ou a má-fé mesmo.
Paulo Renato Souza, sempre pronto a uma declaração estapafúrdia, viu na afirmação de Dilma Rousseff até "a tática de Hitler, de repetir mentiras". Nada menos do que Hitler? E Paulo Renato Souza tem o título de secretário de Educação do Estado de São Paulo.
Pois é, a mentira está nos desmentidos. É o próprio presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, o autor desta frase em entrevista a "Veja", depois de mencionar deficiências reais e graves na infraestrutura de transportes: "Isso é o PAC na realidade. E nós vamos acabar com ele".
Talvez seja melhor acabar as obras. E dizer ao presididos do partido que não mintam contra o seu presidente.

Sutileza
Se dependesse do ministro Nelson Jobim, haveria ao menos 121 mortos a mais no Haiti.
Ao voltar de lá, logo nos primeiros dias, os repórteres estranharam que incluísse nos militares brasileiros mortos os que estavam desaparecidos. Jobim: "Desaparecido é termo técnico. Desaparecidos são mortos".
Desde a estada de Jobim no Haiti, os que não praticam sua sabedoria procuraram, encontraram e desenterraram dos escombros mais de cem vidas. Famílias de militares mortos e companheiros deles consideram um modo de manifestar sua indignação com a maneira como Nelson Jobim feriu suas esperanças e emoções.

Nenhum comentário: