sábado, janeiro 30, 2010

ILIMAR FRANCO

Fumaça branca


O Globo - 30/01/2010
A bancada do DEM na Câmara chegou a um acordo e vai eleger o deputado Paulo Bornhausen (SC) como líder. O deputado Abelardo Lupion (PR) vai retirar sua candidatura. O grupo do presidente da sigla, deputado Rodrigo Maia (RJ), que trava uma queda de braço com o do ex-senador Jorge Bornhausen, resolveu fazer um gesto para tentar unificar o partido às vésperas das eleições.

Divisão dos lucros nas estatais

As centrais sindicais querem incluir as estatais, além das pequenas e médias empresas, na proposta, em debate no governo, pela qual 5% do lucro líquido têm que ser divididos com os trabalhadores. Também querem trocar a palavra “lucro” por “resultado”. “Lucro tem como a empresa maquiar, mas resultado a gente sabe quanto foi”, disse o presidente da Força, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). Outra preocupação é não vincular a divisão do lucro com a negociação salarial. “Não pode ser no mesmo momento da database”, afirmou o presidente da CUT, Arthur Henrique. As centrais aguardam ser chamadas pelo presidente.

Viajar com o presidente Lula é como participar do rali Paris-Dakar. Sabe como é? Se você enxergar água, beba; se tiver comida, coma; e, se aparecer um banheiro, use”

— Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, sobre o ritmo do presidente Lula

MERCADANTE FORA. Apesar de ser citado no PT como a melhor alternativa, devido à resistência de Ciro Gomes, para disputar o governo de São Paulo, o senador Aloizio Mercadante está decidido a disputar a reeleição. Diz que, com a saída dos senadores Tião Viana (AC) e Ideli Salvatti (SC), sua presença é imprescindível na Casa para enfrentar a oposição. “Eu não pude ser ministro por causa disso”, afirmou Mercadante.

Mítico

O que se diz, no núcleo do governo Lula, sobre a volta do ex-ministro José Dirceu ao diretório nacional do PT: ele teve muito poder, hoje tem alguma influência, mas há muita lenda em torno de sua real intervenção política.

Aviso

Embora deixe a porta aberta, nada irrita mais o geralmente cordato governador Aécio Neves (MG) do que tentar convencê-lo a ser o vice do governador José Serra nas eleições presidenciais. Sua vingança costuma ser maligna.

Social em destaque

A mensagem presidencial que será entregue ao Congresso terça-feira, na abertura do ano legislativo, vai destacar o projeto de lei da Consolidação das Leis Sociais, a ser enviado este ano, como uma das principais ações do governo na área social. Dirá que o objetivo é institucionalizar os programas sociais como “políticas de Estado” para garantir que “grandes conquistas” e ações “exitosas” do governo Lula tenham continuidade.

Na Paraíba, PSB quer tirar PT do PMDB

No encontro entre o presidente Lula e o governador Eduardo Campos (PE), com dirigentes do PT e do PSB, os socialistas fizeram apelos para que o PT apoie a candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, ao governo da Paraíba. Campos argumentou com o presidente que se trata da melhor possibilidade para o PSB ampliar o número de governadores.

Hoje são três (CE, PE e RN). O PT é aliado do governador José Maranhão (PMDB), e o PSB está junto com o PSDB.

NÃO É SÓ A MÍDIA que brinca com a agenda de viagens do presidente Lula. No governo, seus ministros dizem que há um programa de “Milhagem FAB”. É assim: a cada dez viagens você folga uma.

O PRESIDENTE da Assembleia do Rio, Jorge Picciani, abriu mão de sua vaga para o Diretório Nacional do PMDB para dar lugar ao ator Milton Gonçalves

O LÍDER do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), vai tomar café da manhã com o presidente americano Barak Obama, quinta-feira, na Casa Branca.

Nenhum comentário: