sábado, janeiro 16, 2010

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Fim do mundo

FOLHA DE SÃO PAULO - 16/01/10


SÃO PAULO - Conforme os dias avançam, as imagens e os relatos que nos chegam do Haiti tornam mais claros a extensão e os efeitos da devastação. Diante dessa tragédia, as palavras parecem obsoletas.
Empilhada nas ruas ou entre escombros, uma multidão de corpos em putrefação se mistura ao desespero dos sobreviventes. Milhares de cadáveres estão sendo enterrados em valas comuns -e nunca se conhecerá o número de vítimas.
Pessoas disputam alimentos a céu aberto; muita gente vaga a esmo, sem saber o que fazer nem para onde ir; há registro de saques, roubos, pessoas com medo de sair às ruas e também de dormir em casa.
Há ainda o temor de que a ajuda humanitária seja insuficiente para aliviar os efeitos da calamidade e a tensão se desdobre em mais barbárie, no rastro de infinitas carências -de água, comida, casa, luz, telefone, hospitais... de civilização.
Quase 60% da população do Haiti vive com menos de US$ 1 por dia -em situação de pobreza extrema. O analfabetismo alcança cerca de metade dos adultos. Qualquer indicador social ou econômico põe o Haiti no final da fila do bem-estar.
Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", o professor Antonio Jorge Ramalho da Rocha, do Instituto de Relações Internacionais da UnB, que morou em Porto Príncipe, diz que o Haiti teve sucessivos governos, mas nunca construiu instituições de Estado -e este seria o grande desafio a longo prazo.
No contexto da Guerra Fria, quando Cuba era a ameaça, a ditadura sanguinária de Papa Doc, inaugurada em 1957, teve o respaldo dos EUA. Depois da queda de Baby Doc, nos anos 80, o Haiti já foi alvo de várias intervenções internacionais frustradas. Entre surtos autoritários e um histórico de conflitos, o país vive sob o signo da instabilidade, à beira da anomia social.
A fúria da natureza se junta a um desastre histórico que parece irremissível. O episódio comove de modo particular o Brasil, que tinha em Zilda Arns uma figura ímpar e tem razões para se orgulhar da missão de paz que comanda desde 2004.

Nenhum comentário: