domingo, janeiro 24, 2010

ARI CUNHA

Coisas do Padre Cícero

CORREIO BRAZILIENSE - 24/01/10


Religioso e político, Padre Cícero Romão Batista não gostava de dar dinheiro aos pedintes. De uma feita, chega um cidadão forte e trabalhador. Foi à casa do “meu padim”. Lá chegando, pediu emprego para sobreviver no Juazeiro. Padre Cícero indagou qual era a sua profissão. Era funileiro. Padre Cícero lhe aconselhou a fazer lamparinas. E deu o total. Acima de 10 mil. E mostrou modelo para desfile na rua. Incrédulo, achou que era muito. A igreja lhe comprou material. O homem se danou a trabalhar. Ia fazendo e guardando na casa paroquial. Havia dois quartos lotados. Padre Cícero criou o Dia da Noite Iluminada. Mandou o homem vender por dois cruzeiros. Foi o maior sucesso. Todos os anos a festa se renova e o estoque de lamparinas se aprimora.


A frase que não foi pronunciada

“A pobreza é exercitadora das virtudes dos nossos talentos.”
Soldado pensando no Haiti


Novidade

» Está com os dias contados a liberdade sem limites dos cartões de créditos. Projeto do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior obriga as operadoras a fornecerem informações completas sobre taxas e alterações nos contratos. Visa e Mastercard detêm até 70% do mercado de cartões.

Google

» Vai esquentando a briga entre o Google e as autoridades chinesas.
Até Hillary Clinton entrou no circuito.

Convite

» O ano de 2014 está aí. A Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados vai fazer o primeiro convite ao ministro Orlando Silva, dos Esportes, para atualizar os deputados sobre as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo. Há atrasos.

Adoção

» Problemas do Haiti têm facilitado a adoção de crianças por outros países. ONGs radicadas no Haiti são contra. Outra preocupação é o envio das crianças para a República Dominicana sem um responsável para administrar o trâmite.

Peso

» José Serra se recusa terminantemente a baixar o nível na disputa política. Insistente, uma repórter que queria saber se quem começou a briga foi a ministra Dilma. Ele virou de costas e seguiu caminho. É bom não desdenhar os votos dos espectadores do
programa do Ratinho.

Paz e amor?

» Esperto e próximo ao povão, o presidente Lula dá o sinal do que virá adiante. Ele quer uma campanha de “alto nível” baseada em projetos. Dando corda ao que o povão gosta, aproveitou
os microfones para chamar o senador Sérgio Guerra de “babaca”.

Tesouro

» Entre os escombros no Haiti, um artigo precioso é resgatado. A transmissão de algumas rádios está salva. As notícias diárias são acompanhadas por pequenas multidões que fazem uma roda em torno dos aparelhos de rádio, já que são poucos.

Abuso

» Difícil haver notícia boa que traga a Câmara Legislativa no título. Até na crise vem coisa pior. Para convocar os suplentes, o contribuinte vai arcar
com mais um absurdo —
R$ 100 mil reais por mês. Não há assalariado que aguente manter o alto preço da inutilidade.

DNPM

» Todos os interessados no assunto voltam a atenção para a notícia. Há projeto na Câmara do deputado Carlos Bezerra que isenta as cooperativas de garimpeiros da taxa de exploração.

História de Brasília

Uma canhoeira da Marinha de Guerra apreendeu um navio de contrabandistas ao largo do Rio. A coisa ainda está dentro de muito sigilo. Houve a denúncia de contrabando e as providências iniciais foram solicitadas pelo governador Carlos Lacerda. Com a aproximação da canhoeira, o navio hasteou bandeira inglesa. A canhoeira deu um tiro e foi hasteada, então, a bandeira francesa. No segundo tiro, subiu a bandeira branca. (Publicado em 23/2/1961)

Nenhum comentário: