quarta-feira, janeiro 20, 2010

ARI CUNHA

Termoelétrica vinda de Cuba

CORREIO BRAZILIENSE - 20/01/10


Passando pelo Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), lá está uma estação termoelétrica. Brasília tinha apenas uma linha, com energia de Serra Dourada. Fidel Castro contatou Israel Pinheiro. Pediu avião da FAB para apanhar presente em Havana. A Novacap, na época, fazia qualquer importação sem passar pela Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil (Cacex). Era controle direto do dr. Israel mandar avião com funcionários. E foi feito, para Cuba. Na volta, chegou antes da inauguração a pequena estação enviada por Fidel Castro. Pequena, mas de grande serventia. Instalada, ainda hoje funciona com modernidade adquirida nos mais de 50 anos de construção de Brasília. É passar por lá e ver o presente de Cuba à inauguração da capital do Brasil.


A frase que não foi pronunciada

“Os abusos, como os dentes, não se arrancam sem dores.”
Dona Dita, que sonha com a punição aos corruptos.


Turismo
Museus federais recebem reforço financeiro pelo programa de qualificação: R$ 2 milhões para reforma e acessibilidade, folhetos em três idiomas, preparo de profissionais e equipamentos mais modernos. A novidade é uma tela portátil em que deficientes auditivos verão pela linguagem dos sinais a explicação sobre os objetos e os fatos históricos.

Suína
Ao todo, foram 83 milhões de doses. A vacina contra a gripe suína chegou e está no Instituto Butantã. A campanha de vacinação vai acontecer em março. A expectativa do ministro Temporão é ter a população vacinada até junho.

Tremor
Mais um registro na escala Richter. Em 2007, foram quase 7,0 graus. Ano passado, no mês de abril, alcançou 4,3 graus; agora, outro terremoto assusta a população da costa oeste de El Salvador e Guatemala, alcançando 6,0 graus na escala de Richter.

Prevenção
Começam ainda este mês a funcionar as regras do fator acidentário de prevenção. Elas serão referência no cálculo da contribuição pelas empresas para o seguro por acidente de trabalho. Menos acidentes, menos taxas.

Democracia, já
Partido Comunista Chinês e PT têm encontro marcado nos primeiros dias de fevereiro. Trata-se do seminário Brasil e China: propostas para uma nova ordem internacional.

Mancada
Aécio Neves precisa avaliar o material publicitário antes que seja publicado. Nem os partidos nanicos começam uma campanha dizendo: “Você não deve me conhecer...” Foi pouco positivo.

Na mosca
Em compensação, em entrevista, o governador mineiro foi contundente nas declarações contra o aparelhamento e a ineficiência do atual governo. Principalmente no loteamento da máquina pública por filiação partidária.

De olho
Controle sobre os convênios. Esse é mais um objetivo do presidente do TCU, Ubiratan Aguiar. Os recursos da União repassados aos estados, aos municípios e ao DF precisam de clareza na prestação de contas. O Siafi deve viabilizar o intento. A Ouvidoria do TCU disponibilizou o número 0800-6441500 para denúncias contra o mau uso de verba pública.

Comunicação
Repórteres que cobrem o terremoto no Haiti levam aparelho de telefonia por satélite. Acoplam a pequena parafernália ao computador, apontam para o céu e assim se faz a comunicação.

História de Brasília

Uma vala aberta na Quadra 31 está ameaçando a liberdade da criançada. As manilhas não foram colocadas, o trabalho foi suspenso. O prejuízo é dos moradores. (Publicado em 22/2/1961)

Nenhum comentário: