terça-feira, janeiro 19, 2010

ARI CUNHA

União pela ordem

CORREIO BRAZILIENSE - 19/01/10


Aquele país mais pobre do mundo sofreu terremoto. Estudantes universitários morreram sentados nas cadeiras. Ficaram imóveis. Não havia meios de assistência. Não existe em todo o país um único guindaste para remover peso. Nem sequer uma alavanca para levantar uma pedra e retirar um corpo. A comida é rara e os benefícios de alimentação que chegam são saqueados pelo faminto povo, que disputa aos socos o direito de possuir uma garrafa de água mineral. Difícil distribuir o que chega. Triste realidade.

Na última noite a coisa mudou da água para vinho. Americanos tiveram autorização de Cuba para chegar mais cedo ao destino. O espaço aéreo foi liberado para o socorro. Gruas enormes chegaram de navio, juntamente com motoniveladoras que abrem caminhos desejados. Haiti é outro, desde ontem à tarde. Máquinas de todas as dimensões levantam placas de concreto que sepultaram muita gente. Criança com oito dias debaixo da terra é levantada pelos soldados salvadores. Estão mudando as coisas no país mais pobre do mundo.

A entrada dos Estados Unidos no Haiti fez a mudança geral da situação. Brasil não protestou. Como país que participa da luta no Haiti há muitos anos, a logística norte-americana impressionou. Nisso é representante da ONU, com toda a documentação aceita. Americanos enviaram um porta-aviões com toda a tripulação formada por médicos em muitas especialidades. O hospital ficará no porto, e dispõe de salas de cirurgia para todas as especialidades.


A frase que foi pronunciada

“Nossa maior tragédia é não saber o que fazer com a vida.”José Saramago


Muito estudo
Em tempos de eleição, o concurso da Escola de Administração Fazendária (Esaf) está parado. As vagas são para especialistas em políticas públicas e gestão governamental. Por meio de mandados de segurança, candidatos insatisfeitos com o edital tentam ganhar tempo, prejudicando quem está pronto para a prova de títulos e o curso de formação. Quem conseguiu nota para seguir adiante sofre com a indecisão das autoridades.

Unimed no veto
Justiça de São Paulo concedeu liminar à Unimed. Pelo menos 500 médicos paulistanos desejavam reeleição. A medida ficou estranha pelo que sentiam as pessoas relegadas ao esquecimento de exames sob a justificativa de altos custos. A alegação é gastar muito dinheiro com pessoas idosas que têm a necessidade de melhor atenção. Nesse caso, a idade retira o direito a exames profundos, que não se realizam porque são caros.

Fidelidade
Não há governo sem funcionários fiéis. Se há baderna na administração, eles participam conforme o grau de chamada. No caso de Brasília, muitos funcionários são acompanhantes de todas as administrações. O fato de trabalhar é preferência pessoal. Ocorre que a maioria serve ao governo, com dedicação e carinho. Funcionários do governo José Roberto Arruda estão recebendo a mesma pecha dos que receberam favores financeiros. A divisão é necessidade.

Retirada
Cento e vinte favelas serão retiradas do Rio. Todos os moradores estão sujeitos a deslizamento de terra. A iniciativa é do secretário municipal de Habitação. O projeto é retirar todas, juntamente com a Rocinha e o Vidigal.

Paraitinga
Cidade de encantos, construções tombadas, São Luiz do Paraitinga é um primor de comunidade e foi parcialmente destruída pelas chuvas. A assistência aos moradores é ponto pacífico. Ao mesmo tempo, autoridades estão em atenção permanente para a salvação do patrimônio histórico.

Leonardo Prudente
Câmara Legislativa de Brasília fez sessão fechada para dar posse ao presidente Leonardo Prudente. Sob acusações, a vida dele tem sido um inferno. A ponto de reunir a Câmara Legislativa sem a presença do povo. Afinal, o povo, que deve ser ponto principal em eleições, foi proibido de aparecer. Cumpriu-se com a lei fazendo a ata, mas as costas foram dadas a quem decide quem deve ocupar o poder.

Vermelho
Monsanto continua no vermelho. A informação é da France Press. O cálculo para o primeiro trimestre saiu das previsões da multinacional, que teve a venda diminuída.

Talento
Gravem este nome: César Augusto Flores Becker é aluno do 5º semestre de artes plásticas na UnB. Talha em madeira, pedra ou modelagem, o rapaz tem talento em esculturas. Os primeiros passos são acompanhados pelo professor Miguel Simão.


História de Brasília

O Departamento de Transporte da Prefeitura gastava 90 mil litros de gasolina por mês. Foi determinada economia e esse mesmo departamento esperava gastar 45 mil litros, isto é, a metade. Pois bem. Pelos cálculos, até agora, gastará este mês nada menos que 30 mil litros. (Publicado em 22/2/1961)

Nenhum comentário: