quarta-feira, janeiro 06, 2010

ARI CUNHA

A marca do insucesso

CORREIO BRAZILIENSE - 06/01/10


O presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente, não se preocupa com o que possa advir. Aparentando respeitabilidade, surge à vista dos colegas como se fosse virgem. Como a mulher de César. Havia pedido licença por metade do ano. Seu propósito é suspendê-la e reassumir o cargo. O espelho da verdade mostra o desejo em plena agitação. Barão de Itararé tinha senso de humor e via a vida pelos olhos da maldade. “Negociata é o bom negócio ao qual estamos ausentes.” Era crítico mordaz. Sentia a maldade nas intenções dos que dela se aproximavam. Revelava pensamento dos outros. A vida do país está em mãos de quem deseja o poder por qualquer razão.


A frase que não foi pronunciada

“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”
» Político pensando em se regenerar enquanto lê Clarice Lispector.




Prédios históricos
» A preocupação do governador José Serra é salvar “e recuperar os prédios históricos de São Paulo”. Ideia é boa, não para a atualidade. Morre gente por toda a parte. A vida humana desvalorizada não terá cidadãos para honrar essas tradições.

Ciem
» Tempos atrás, a Universidade de Brasília tinha cursos para ensinar tudo aos alunos. Decisão final seria deles. O Ciem era a melhor educação. O livre arbítrio fez cada um escolher seu destino. Uns, para a maldade ou lucro fácil. Outros, pela dignidade humana. O homem segue o destino desejado.

Supremo
» Assaltado no Rio, Gilmar Mendes era vice-presidente do STF. Acompanhava a presidente Ellen Gracie. Segurança não reagiu. Recuperou o automóvel abandonado. Nos feriados, em companhia da mulher, Guiomar Mendes, fez percurso tranquilo de bicicleta pela Península Norte.

Bravura
» Caseiros no Lago Norte receberam homenagens dos moradores. Ao perceberem a entrada de um ladrão na residência vazia, os trabalhadores se telefonaram e aguardaram o meliante do lado de fora. Assim que saiu, foi rendido, amarrado e exposto no gramado para exibição pública antes da prisão. Faixas de agradecimentos dos patrões foram espalhadas pela rua.

Briga feia
» Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, mexe os pauzinhos para recuperar o PMDB mineiro. Com os olhos em 2010, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, não gosta da ideia. Pode haver tumulto.

Embratur
» Ontem, João Mendes Santana tomou posse no Escritório Brasileiro de Turismo em Madrid. Chega com uma responsabilidade importante. Ultrapassa o turismo, ao mostrar o Brasil como parceiro comercial viável.

ONU
» Divulgada a oportunidade de o Brasil ocupar por dois anos uma vaga no Conselho de Segurança da ONU. O presidente Lula vê êxito na primeira etapa do lobby. O próximo passo é acrescentar uma cadeira permanente para um representante da América Latina, Europa Oriental e África.


História de Brasília

O Departamento de Limpeza da Prefeitura tem outro lugar para ver: é a S-2MW, cuja pista de asfalto está sendo coberta de entulho, por empreiteiros sem escrúpulos. (Publicado em 22/2/1961)

Nenhum comentário: