terça-feira, janeiro 12, 2010

ANCELMO GÓIS

"Avatar” caboclo

O GLOBO - 12/01/10


A onda de filmes em 3D, tecnologia que transmite truques óticos capazes de fazer astros e objetos saltarem da tela, chega ao cinema brasileiro. Três projetos de longas em 3D estão em andamento. Se vão adiante ou não, ainda não se sabe. Porque os filmes ficam entre 30% e 50% mais caros.

SÃO ELES...
Quem tem medo de fantasma, dirigido por Cris D’Amato e produzido por Júlio César Saraiva Uchôa; Tainá 3, de Pedro Rovai; e um longa sobre o Rio, feito pelo músico americano Quincy Jones em parceria com Luiz Carlos Barreto.
ISTO É BARRETÃO...
Por falar em Barretão, o produtor, de 81 anos, foi ontem ao Largo da Carioca, no Rio, disposto a dar um flagra na venda de cópias piratas de Lula, o filho do Brasil nos camelôs. Comprou uma por R$ 10. Pediu desconto e não conseguiu. O camelô disse que não podia porque “20% vai para o guarda”.
NO QUE...
Barretão tentou o resto do dia falar com a cúpula do Ministério da Justiça. O ministro Tarso Genro está de férias. Irado, foi dormir certo de que o Conselho Nacional de Combate à Pirataria não existe: “É Conselho a Favor da Pirataria”.
J@RDIM BOT@NICO
O Jardim Botânico do Rio vai pôr internet sem fio de graça para seus visitantes. Será instalada ainda este mês e deve começar a funcionar no início de fevereiro. Vai abranger uma área de 70 m em torno do Centro de Visitantes.
GRANDE HOTEL
O Ministério do Turismo prepara uma nova classificação dos 28 mil empreendimentos de hospedagem do País. As novidades sairão de oito encontros nas cinco regiões brasileiras, a partir do fim de fevereiro, com técnicos do ministério, do Inmetro e da Sociedade Brasileira de Metrologia.
SEGUE...
As reuniões definirão critérios para oito tipos de hospedagem: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis-fazenda, hotéis de selva, hotéis históricos e os chamados “cama e café”.
FUTURO DA LÍNGUA
Brasília será sede, em março, da Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa. Deve ser o maior debate sobre o tema depois do novo acordo ortográfico.
DEMOCRACIA VISUAL
A Petrobras, que investe R$ 3 milhões neste ano na difusão de longas-metragens, vai exigir dos filmes que receberão dinheiro da estatal a produção de cópias especiais para deficientes visuais e auditivos. Os inscritos são obrigados a distribuir, no mínimo, uma cópia do filme com áudio-descrição e duas com legendagem para que estas pessoas possam estar entre o público dos longas.
CHINA NA AMAZÔNIA
O governo chinês vai instalar um Instituto Confúcio para difundir a língua e a cultura chinesa em plena Belém do Pará como cotrapartida da instalação de um Instituto de Estudos Amazônicos, na China. O acertou foi feito pela governadora Ana Júlia e o embaixador da China no Brasil Qiu Xiaoquipara, num encontro no qual discutiram também parcerias comerciais na indústria e educação. Aliás, o Pará já é um Estado irmão da província de Sichuan, a maior do Oeste da China.

Nenhum comentário: