segunda-feira, julho 27, 2009

INFORME JB

Lula bem cotado entre os federais

Vasconcelo Quadros

JORNAL DO BRASIL - 27/07/09

Nunca antes na história deste país um presidente esteve tão bem cotado entre os federais. "O Lula tomou lambada como ninguém, mas não há quem possa reclamar que faltaram condições para a polícia trabalhar no governo dele". A declaração é do presidente da barulhenta Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink (foto). Lula se distingue dos antecessores por liberar os recursos necessários e ter deixado a PF trabalhar livre de ingerências comuns em outros governos. Quando assumiu, o orçamento da PF, que era de R$ 1,8 bilhão, foi engordando e hoje é quase o triplo. É o único governante que teve um irmão (Vavá), um filho (Lulinha) e os companheiros petistas na mira da PF, mas não se intrometeu no órgão.

Fim da penúria Céu de brigadeiro

Em boa parte, diga-se, porque a PF amadureceu e conseguiu blindar as investigações. Wink não é um fã de Lula ou do PT. Diz, no entanto, que é razoável reconhecer que, se quisesse engessar a polícia, o Planalto teria cortado os recursos. Em governos anteriores a penúria era tão grande que os próprios policiais se viam forçados a desembolsar o dinheiro da gasolina para fazer a viatura rodar ou delegacias serem despejadas por não pagar aluguel.

A presidente da Anac, Solange Vieira, contornou a zona de turbulência entre o órgão e o governador Sérgio Cabral. Mostrou que a abertura de rotas não prejudicou o movimento nos aeroportos do Rio. Segundo Solange, de maio de 2008 a maio de 2009, os pousos e decolagens no Santos Dumont cresceram 14%. No Galeão, foi menos expressivo, pouco mais de 1%. Durante a Feira Nacional da Aviação Civil ela trocou ideias com o secretário Regis Fichtner, que representou Cabral no evento.

Torturadores

Em agosto o Supremo dará resposta definitiva ao questionamento da OAB sobre tortura e a Lei de Anistia de 1979. A tese da entidade é que os agentes que praticaram o crime podem ser responsabilizados. Uma reviravolta na interpretação pegaria cerca de 400 torturadores.

Ciro

O PDT paulista está animado com a hipótese de Ciro Gomes resolver disputar o governo. Se o PT topar, diz o deputado Paulinho da Força, será o candidato da base que apoiou Lula.

Cadê as provas?

A PF acha que é um blefe, mas vai tentar ouvir Daniel Dantas sobre as alegadas provas de que a Brasil Telecom bancou despesas de agentes que trabalharam na Operação Satiagraha.

Defesa

As declarações do banqueiro foram interpretadas como a velha estratégia de defesa para confundir o Judiciário. Ele não diz de que órgão seriam os supostos agentes.

De volta

O ex-ministro José Dirceu promete trabalhar duro para eleger José Eduardo Dutra à presidência do PT em novembro. Ele pretende voltar à Executiva, de onde se afastou formalmente depois do escândalo do mensalão. O detalhe é que Dirceu nunca deixou de participar das decisões do partido e, no governo, manteve nos cargos ou remanejou para outras áreas todos os assessores que chegaram com ele à Esplanada.

Vestígios

No início de agosto o Exército retoma as buscas no Araguaia. Há informações sobre dois locais onde podem ser encontrados vestígios dos restos mortais de guerrilheiros do PCdoB desaparecidos na região entre 1972 e 1975. Uma comissão criada pelo governo vai acompanhar os trabalhos.

GOSTOSA


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

PAINEL DA FOLHA

Efeito dominó

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/07/09

A comissão de sindicância que investigou a farra das passagens aéreas na Câmara esbarrou em outras duas acusações paralelas. Nos depoimentos tomados, dois funcionários relataram a existência de assessores fantasmas e de ao menos um deputado que embolsaria parte dos salários de seus subordinados.
Os testemunhos foram incluídos no relatório final do trio que assinou a sindicância mas, como eles não tinham competência para ir adiante, os casos não foram aprofundados. Caberá ao deputado ACM Neto (DEM-BA), o corregedor da Casa, decidir se (e como) as apurações terão seguimento.

Em frente - ‘Não existe embargo. Se houver denúncia consistente, vamos investigar’, antecipou-se ACM Neto, falando em tese por não ter tido acesso às acusações.

Sem fôlego - Não se sabe se foi a crise do Senado, mas o líder do DEM, José Agripino (RN), foi parar no estaleiro. Com forte bronquite, passou o fim de semana à base de nebulizações e antibióticos.

Ah, tá - Do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), negando qualquer iniciativa revanchista contra os algozes de José Sarney (PMDB-AP): ‘Não é isso que me caracteriza. Sou um conciliador, me dou bem com todo mundo’.

Firula - O advogado de Marcos Valério no processo do mensalão, Marcelo Leonardo, tem anunciado a colegas que deve impetrar no segundo semestre um recurso para que o julgamento pare e passe a correr na primeira instância, já que seu cliente e outros não tem foro privilegiado.

Além-mar - Na volta do recesso, o julgamento do mensalão entra numa fase internacional. Serão ouvidas as testemunhas no exterior, por carta rogatória. Só José Dirceu arrolou em sua defesa duas pessoas em Portugal.

Coincidência - Em meio às negociações para a venda de caças para a FAB, os franceses concederam a Murilo Marques Barboza, braço-direito do ministro Nelson Jobim e futuro presidente da Infraero, a Ordem Nacional do Mérito do governo da França.

Devagar... - Celebradas em Assunção, as concessões feitas pelo Brasil ao Paraguai relativas a Itaipu vão enfrentar resistência no Congresso. ‘Se a situação dos 350 mil brasileiros que estão lá não for resolvida, este acordo não passa’, sentencia o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

...com o andor - O Paraguai foi o último integrante do Mercosul a aprovar o acordo de residência mútua de cidadãos dos países-membros. Mas ele ainda precisa ser referendado junto ao bloco, uma formalidade que Fernando Lugo até hoje não atendeu.

O favorito - Ao nomear o ex-prefeito de Recife João Paulo (PT) para a pasta de Articulação Regional, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), quer fortalecer seu preferido à disputa para o Senado. Com apoios no interior, João Paulo poderá vencer o grupo de Humberto Costa na briga interna.

Com a barriga - Seguindo a orientação de Lula, ala majoritária do PT de São Paulo já admite a possibilidade de apoiar Ciro Gomes (PSB) para o governo do Estado. Mas todo mundo concorda que não há razão para qualquer anúncio definitivo por ora.

Cabo de guerra - O senador Mário Couto (PSDB-PA) avisou ao ex-governador do Pará Simão Jatene que não abrirá mão de disputar as prévias para escolher o candidato tucano ao governo em 2010.

Tiroteio

Da mesma forma que o presidente Lula e o PT confundem o público com o privado, como evidenciam os escândalos, o nacionalismo lulista não passa de populismo desvairado.
Do deputado federal JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA),
sobre o discurso estruturado pelo governo para a candidatura Dilma Rousseff, de fortalecimento da presença estatal na economia.

De olho - O Ministério da Justiça quer criar uma Ouvidoria Federal de Polícia, responsável pelo controle externo das atividades da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública.

Contraponto

Showman

O ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) roubou a cena no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, na quarta-feira, ao entremear seu discurso com vídeos mostrando depoimentos das pessoas beneficiadas por programas da agricultura familiar.

Lula ficou bastante impressionado:
- Essa apresentação do Cassel, aqui, é digna de ele apresentar o próximo Oscar em Hollywood.
O ministro deu um sorriso encabulado e as risadas estouraram na plateia, o que levou Lula a dar o fecho:
- Se a Globo ou o SBT virem você, adeus Gugu, adeus Faustão....

RUY CASTRO

Ritos

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/07/09

RIO DE JANEIRO - Nos filmes americanos do passado, quando alguém estava falando ao telefone e a linha de repente era cortada, a pessoa batia repetidamente no gancho, dizendo "Alô? Alô?", para ver se o outro voltava. Nunca vi uma linha voltar por esse processo, nem no cinema, nem na vida real, mas era assim que os atores faziam.
Assim como acontecia também com o ato de o sujeito enfiar a carta dentro do envelope e lamber este envelope para fechá-lo. Era formidável a "nonchalance" com que os atores lambiam envelopes no cinema americano -a cola devia ser de primeira. Nos nossos envelopes, se não aplicássemos a possante goma arábica, as cartas chegariam abertas ao destino.
Outra coisa que sempre me intrigou nos velhos filmes era: o sujeito recebia um telegrama ou mensagem de um boy, enfiava a mão no bolso lateral da calça e já saía com uma moeda no valor certo da gorjeta, que ele atirava ao ar e o garoto pegava com notável facilidade. Ninguém tirava a moeda do bolsinho caça-níqueis, que é onde os homens costumam guardar moedas.
E ninguém tirava também um cigarro do maço e o levava à boca. Tirava-o da cigarreira ou de dentro do bolso mesmo, da calça ou do paletó. Ou seja, nos velhos filmes americanos, as pessoas andavam com os cigarros soltos pelos bolsos. Acho que era para não mostrar de graça, para milhões, a marca impressa no maço.
Já uma coisa que nunca entendi era por que todo mundo só entrava no carro pelo lado do carona e tinha de vencer aquele banco imenso, passando por cima das marchas, para chegar ao volante. Não seria mais prático, já que iriam dirigir, entrar pelo lado do motorista? Seria. Mas Hollywood, como tantas instituições, em Roma, Tegucigalpa ou Brasília, tinha seus ritos. E vá você entender os ritos, sacros ou profanos.

O IDIOTA

SEGUNDA NOS JORNAIS

- Globo: Rio aplica uma multa de trânsito a cada 14 segundos


- Folha: Devedora da União recebe R$ 203 mi da Petrobras


- Estadão: Expulsão de servidores corruptos bate recorde


- JB: Polícia prevê crescimento nos roubos


- Correio: Consumo de crack avança em Brasília


- Valor: Epidemia de gripe eleva custos dos planos de saúde


- Estado de Minas: O que está em jogo com a sua aposentadoria


- Jornal do Commercio: Ruim pra os dois