quarta-feira, abril 08, 2009

RECEITA PARA SEMANA SANTA

BACALHAU COM MEL

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

BACALHAU COM MEL
Ingredientes
500 g lombo de bacalhau
200 g farinha de trigo
2 ovos
Água com gás
Mel à gosto
1 litro de azeite
1 galho de tomilho
Modo de preparo
Faça uma massa para envolver o bacalhau: farinha de trigo, ovos, água com gás aos poucos e mel.
A posta de bacalhau vai para dentro da vasilha com essa mistura.
Aqueça o azeite em fogo alto, coloque o tomilho e retire para não queimá-lo.
Frite o bacalhau, girando para cozinhar por igual.
Tire da panela quando estiver dourado.
Escorra e seque em um prato com papel toalha.
Para completar, decore com um fio de mel.

PARA...HIHIHI

Joãozinho punk

Em uma discussão na sala de aulas o professor pergunta para Joãozinho:

- Joãozinho qual vai ser sua profissão??

-Vou ser punk..

- E o que faz um punk??

- Bebe cerveja, anda de moto e come mulher..

- VÁ DIRETO PRA CASA!!!

Joãozinho chega e encontra sua mãe.

- Mãe já sei minha profissão… vou ser punk!!

- E o que faz um punk, meu filho?

- Bebe cerveja, anda de moto e come mulher!!

- VÁ DIRETO PRO QUARTO!!!

Joãozinho pensando em seu quarto voltou e falou para a mãe…

- Mãe já sei minha profissão, vou ser punk jr.

- E o que faz um punk jr.?

Toma guaraná, anda de bicicleta e bate punheta!!

BRASÍLIA - DF

Pressão total


Correio Braziliense - 08/04/2009
 

Setores da bancada governista e a oposição se preparam para surfar nas recentes denúncias envolvendo a refinaria de Abreu e Lima e o tripé Petrobras-municípios-Agência Nacional do Petróleo (ANP) no que diz respeito ao desvio de royalties. A oposição aposta na CPI da Petrobras, tomando por base as denúncias de desvio de royalties do petróleo que estão sob investigação na Polícia Federal. “Se a PF não concluiu, o papel da CPI será concluir”, diz o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO). 


Enquanto isso, na Comissão de Minas e Energia da Câmara, presidida pelo PMDB aliado ao governo, foi criada uma subcomissão permanente para acompanhar com lupa as refinarias de Pernambuco e Maranhão e, ainda, o Polo Petroquímico do Rio. E todos acham que, quando o assunto é Petrobras e o setor elétrico, sempre será possível encontrar uma brecha para colocar o governo nas cordas. Para os senadores, uma CPI é vista como a chance de sair da crise administrativa que é, a cada dia, uma surpresa.


Termômetro socialista I

O PSB vai encomendar uma pesquisa sobre as chances eleitorais de Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência da República. Na consulta, vão incluir o nome da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do governador de São Paulo, José Serra, como o nome do PSDB. É que a turma de Ciro acha que os tucanos hoje estão apenas fazendo de conta que haverá uma prévia para valer entre Serra e o governador de Minas, Aécio Neves. 

Termômetro socialista II

Na mesma pesquisa, o PSB quer apresentar Dilma como a candidata de Lula para saber o grau de transferência de votos do presidente para a ministra, o que hoje é a maior incógnita para o governo e seus aliados. 

No palanque

O ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) vai concorrer ao governo do Rio de Janeiro em 2010. Só falta o partido. Além do vistoso namoro com o PTB, ele flerta com o PRB e o PR, outros aliados do governo federal. A preferência pela ala governista tem um motivo: deixar Garotinho no palanque da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Eles militaram juntos no PDT”, lembra um aliado do carioca. 

Lá vem mais

Depois de apontar o rombo aberto pela crise no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Confederação Nacional dos Municípios apresentará um estudo sobre o impacto da minguada arrecadação na execução dos programas sociais do governo federal. As prefeituras se queixam da falta de dinheiro para a merenda escolar e para manter em curso ações tocadas em parceria, como o Saúde da Família. 

No cafezinho

 
 

Olé/ Se os brasileiros viram o presidente Lula aparecer para lá de bem no recente encontro do G20, os argentinos guardaram uma impressão diferente da presidente Cristina Kirchner (foto). É sucesso por lá um vídeo no YouTube que mostra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, caminhar na direção de Kirchner com a mão estendida. O cumprimento, porém, tinha como destino um outro chefe de Estado. Cristina, constrangida, ficou no ar. 

Assim, não!/ Os petistas não querem a verba indenizatória incluída no salário. É que, assim, terão que dar um percentual dessa bolada ao partido, que cobra dízimo de toda a bancada. É... 

De castigo/ A turma da CPI das Escutas Telefônicas ia passar horas a fio lendo documentos ontem. É o material que a PF coletou na casa do delegado Protógenes Queiroz, que depõe hoje sobre detalhes da Operação Satiagraha. Será tão espremido quanto foi ontem o delegado Renato Porciúncula. 

Vapt-vupt/ Nunca os congressistas agiram tão rápido. Criada na última segunda-feira, a comissão destinada a examinar a proposta de emenda constitucional (PEC) que cria a Polícia Portuária Federal foi instalada ontem com apenas dois deputados no plenário, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Márcio França (PSB-SP), autor da proposta. Eles agiram como se a sessão estivesse cheia para que ficasse registrado em ata, enquanto seus assessores percorriam os corredores em busca de deputados para eleger o futuro presidente do colegiado. 

MÓNICA BÉRGAMO

FALA, MALUF!


Folha de S. Paulo - 08/04/2009
 

Paulo Maluf (PP-SP) está "prestes a explodir" por causa da decisão da prefeitura, comandada por Gilberto Kassab (DEM-SP), de pedir que recursos que seriam dele no exterior sejam repatriados. O ex-prefeito disse há alguns dias a pessoa de sua estrita confiança que poderá aderir à delação premiada, ajudando o Ministério Público de SP a desvendar esquemas que envolveriam "políticos jovens" com os quais já fez campanha na manipulação de recursos de forma, digamos, pouco transparente.

EU, NÃO
Maluf nega que tenha dinheiro no exterior.

MILHAGEM 
O governador José Serra (PSDB-SP) embarcou nesta semana para Basileia, na Suíça, para ver "de perto", segundo um assessor, o desenvolvimento do projeto que o escritório de arquitetura suíço Herzog & De Meuron está fazendo para o teatro de dança de São Paulo.

NO AR
O PT está finalizando o programa partidário que levará ao ar em maio. A ministra Dilma Rousseff é uma das estrelas do roteiro, que versará sobre "como o governo enfrenta a crise". Outros três ministros vão dar explicações, além de Lula.

FORA DO AR
Conta de um dirigente do PT: caso seja colocada hoje em votação, a proposta de retorno do ex-tesoureiro Delúbio Soares à legenda seria derrotada por mais de 2/3 dos votos.

 

Já há quem defenda que o presidente Lula faça um apelo pessoal para que Delúbio desista de se submeter ao escrutínio do partido.

CONVIDADOS ESPECIAIS
Fernando Henrique Cardoso e o ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), jantaram juntos em Washington anteontem.

 

Os dois eram convidados do embaixador Antonio Patriota, que recebeu também Arturo Valenzuela, virtual sucessor de Thomas Shannon, atual número 1 do Departamento de Estado para o Hemisfério Ocidental, na embaixada brasileira.

ARI CUNHA

Afinidade com muçulmanos


Correio Braziliense - 08/04/2009
 

Stanford — O presidente Barack Obama, dos EUA, falou no parlamento de Ancara e lembrou o que os muçulmanos fizeram nos Estados Unidos. Mantiveram tradições de origem e enriqueceram a vida americana. As famílias mantêm respeito a quem não é muçulmano e seguem à risca os preceitos que trouxeram do berço. Obama não falou para elogiar. Foi além. Agradeceu a contribuição vinda de longe. Essas palavras foram pronunciadas no parlamento turco, quando o presidente americano defendia a entrada da Turquia na União Europeia. Explicou a cordialidade que existe entre Washington e Ancara. O presidente americano deixou para falar por último, como sempre fazia no Senado em Washington. E suas palavras foram de estimulo à União Europeia. O parlamento turco exultou. Chegou-se a falar na adoção do Euro. A viagem do presidente norte-americano tem sido atração pelas palavras pronunciadas. Reage forte quando os assuntos ferem a coletividade de outros países e ameniza o coração com a fraternidade que deseja para todos. A peregrinação do presidente tem sido de valor extraordinário. Atenua e respeita a vida. Prega a amizade e o entendimento, como maneira fácil de os povos se entenderem. O que repudia é a hipocrisia. São palavras novas para a união das pessoas. Assegura que o importante é não mentir para agradar. O entendimento é a melhor maneira de manter a calma da vida.


A frase que não foi pronunciada

“Volta e recolhe ao vento as penas do travesseiro”
É como o filósofo de Mondubim ensina como é improvável se recuperar a reputação depois de uma injúria.


Interessante 
Quem acredita que vai receber de volta o objeto perdido em trens que passam pela Grand Central Station de Nova York está certo. Basta telefonar e dar as características do que foi perdido. A porcentagem de recuperação chega a 95%. Um ano depois, guarda-chuva, celular, óculos, casacos e outros pertences são doados a instituições de caridade e projetos sociais. Não precisa ir tão longe. O mesmo acontece nos achados e perdidos no Senado. A informação é de Gorette Brandão. 

Sem fim 
Até hoje ninguém conseguiu resolver o problema da Rodoviária de Brasília. É certo que o GDF conseguiu grande avanço com o comércio local. A incidência de pequenos furtos diminuiu. Menores ainda driblam os policiais, escudados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O lixo, a sujeira e o ambiente sem conforto estão longe de uma solução. 

Arte 
Melhor seria se o Banco do Brasil e a Caixa valorizassem os artistas da cidade com um convite especial para exposições de arte, concertos musicais ou teatro. O certo é que a Caixa é mais aberta para as manifestações culturais. Exposições são para todos. Já o Banco do Brasil prefere as autoridades. 

Futuro 
Marshall Woodbridge, um respeitável senhor, ao ser questionado sobre sua opinião em torno de uma cápsula do tempo foi categórico. Não falou em tecnologia. Creio que o que será mais importante daqui a 50 anos será a cortesia, a humanização e a solidariedade, disse. 

Sisudos 
Filas, um enorme tempo para o atendimento e muita irritação. Esse é o ambiente do consulado português na cidade de Waterbury. O ápice do estresse foi quando um funcionário recusou o atestado de óbito materno de pretendente a dupla cidadania. O documento estava vencido. “Eu só aceito essa recusa com uma condição. Se você provar que minha mãe ressuscitou.” Depois da gargalhada, o cartório manteve a posição. Sem o documento renovado, nada feito. 

Sacudida 
Vem novidade por aí. A assinatura do presidente Lula regulamentando a lei das Zonas de Processamento de Exportação pode dar um novo impulso à economia. Há, por força da legislação, um Conselho formado pelos ministros do Desenvolvimento, Fazenda, Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Casa Civil. Esse é o grupo formado com autonomia para aprovar novas ZPEs. 

Forte 
Ao contrário do asfalto apelidado de Alka Seltzer pelo senador Heráclito Fortes, numa pista de Stanford a camada chega a 12cm. Terra compactada sobre trama de ferro. Caminhões pesados passam e não fazem estragos. Nada de buracos. Uma vez feito, décadas à frente é que se farão reparos. Nota-se que o investimento é alto. Em compensação as estradas estão preparadas para o escoamento da produção.

História de Brasília

Vinte e uma dessas mansões foram vendidas em tempo recorde a parlamentares, sendo que houve alguns que adquiriram duas para a família. (Publicado em 27/1/1961)

ILIMAR FRANCO

A reposição

Panorama Político
O Globo - 08/04/2009
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, estudava ontem alternativas para repor cerca de R$1,4 bilhão das perdas dos municípios com a redução da receita do Fundo de Participação dos Municípios. Os relatos dramáticos dos governadores do Nordeste, onde a maioria dos municípios tem no FPM 90% ou mais da receita, foram fundamentais para que o governo resolvesse se mexer. O valor do socorro será fechado hoje com o presidente Lula. 

Uma história a bordo do Aerolula 

No retorno de Montes Claros, na segunda-feira, o presidente Lula fez questão de chamar dois aliados para a cabine do avião presidencial. "Jaques Wagner, vem para cá", convidou Lula, emendando em seguida: "Chama o Geddel também, para que eles fiquem sentados aqui do meu lado, um de frente para o outro". E assim foi feito. Os dois baianos conversaram a viagem inteira sobre política regional e a aliança para as eleições de 2010. Na chegada a Brasília, satisfeito com o resultado de sua iniciativa, o presidente despediu-se do governador e do ministro afirmando: "Tá vendo? Quando vocês conversam, fica uma beleza". Risos. 

Eu estou vivendo um momento em que eu não posso reclamar de nada, nem da crise" - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente, falando com dois amigos 

O MURO DO CARA. Para evitar a abordagem de repórteres e o registro de imagens diárias, da chegada e da saída do presidente Lula a seu gabinete no CCBB, a Presidência da República improvisou um tapume com vasos de plantas. Funcionários disseram que a solução é temporária, pois será colocado um tapume de alumínio. Ontem, a imprensa registrou a chegada dos ministros na reunião da coordenação, mas não o presidente. 

Chororô 

O ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti era um dos prefeitos ontem em Brasília pedindo ajuda do governo federal para compensar a queda do FPM. Com a perda de R$420 mil por mês, disse que vai ter que demitir funcionários em João Alfredo (PE). 

O preferido 

O PSDB está fechado com o nome de Fernando Gabeira (PV) para o governo do Rio de Janeiro. "Gabeira facilita a unidade", diz o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). Por causa do tempo de TV, os tucanos querem na chapa o PPS e o DEM. 

O apreço ao desapreço 


O Sala de Comissões número 2, onde funcionam as CPIs do Senado, está para ser batizada de Sala Jefferson Péres. Trata-se de uma homenagem ao falecido senador amazonense que, em dezembro de 2004, declarou: "Vou deixar a política por desencanto e nojo. Vale a pena exercer a atividade parlamentar? É inútil, não sei o que fazemos aqui". A proposta é do senador João Pedro (PT-AM) e já foi aprovada na Comissão de Educação. 


O controle da Polícia Federal 


A Justiça quer mesmo invadir a competência do Ministério Público. Depois do presidente do STF, Gilmar Mendes, ontem o presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, criticou a "espetacularização" das operações da Polícia Federal. "Essas operações midiáticas expõem muito as pessoas sem que haja condenação", disse ele. O Conselho da Justiça Federal vai discutir a proposta de criação de uma vara para fazer acompanhamento externo da PF, hoje função do Ministério Público. 

TUDO ACERTADO. A próxima reunião do G-20 será em setembro, em Nova York, e vai se realizar colada com a Assembleia Geral da ONU. 

O TESOUREIRO do PT, Paulo Ferreira, será candidato a deputado federal em 2010. Os correligionários reclamam que sua campanha parece rolo compressor. 

DEPUTADOS federais aproveitam a insatisfação com a queda do FPM para pressionar o governo a liberar as emendas individuais ao Orçamento, argumentando que elas têm impacto direto nos municípios.

MERVAL PEREIRA

Marolinha fiscal


O Globo - 08/04/2009
 

O presidente Lula vai adaptando sua retórica sobre a crise econômica à medida que seus efeitos vão se fazendo sentir. Logo que eclodiu, mandou perguntar "ao Bush" que crise era essa, e garantiu que, se "cruzasse o Atlântico", ela seria uma simples "marolinha" no Brasil. Em janeiro, Lula criticou os prefeitos que haviam assumido com a decisão de cortar custos, e chegou a aconselhar que gastassem suas verbas em investimentos: "Podem cortar custeio, mas não investimentos", ensinou o presidente, enquanto descansava em Fernando de Noronha. Ontem, afinal, admitiu que todos precisarão "apertar o cinto". 

A diferença entre o que o presidente fala e sua prática, mais uma vez, fica evidente. O total investido pelos três níveis de governo no ano passado ficou em torno de R$67 bilhões. Mas apenas 21% foram executados pela União. O total de obras realizadas, e de equipamentos comprados pelos municípios, foi mais que o dobro do que o feito pelo governo federal. 

Dados oficiais mostram que os estados fazem o dever de casa, ao contrário da União. Como nunca antes na história, o superávit primário dos estados é igual ao da União, apesar de a receita deles ser mais de 60% inferior à federal. 

Desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi editada, em 2000, nunca o governo federal teve um superávit primário no primeiro bimestre do ano igual ao dos estados, e nunca foi tão baixo. Ano passado era de 4,7% do PIB e este ano foi de 1,2%. 

Os estados e municípios tiveram uma deterioração de suas receitas, assim como o governo federal, mas mantiveram o equilíbrio das contas no primeiro bimestre do ano. E a tendência é que os estados façam um superávit maior do que o do governo federal no resto do ano. 

O resultado dos estados foi 1,21% do PIB, uma queda de 15% em relação ao ano anterior, e os municípios tiveram um déficit pequeno, de 0,02%. A queda dos resultados é compatível com a da arrecadação. 

Ao mesmo tempo, o governo federal teve uma queda brutal do superávit primário, de 74%, mas, ao contrário da oratória oficial, o que explica essa queda é muito mais o aumento de despesa do que a queda da receita. 

Como nunca antes na história pós-LRFs, os municípios estão sofrendo mais, ou na frente, porque dependem muito mais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do que os estados dependem do Fundo de Participação dos Estados (FPE), e os repasses desses fundos estão caindo mais que as demais receitas estaduais e federais. 

Além da contradição explícita, há o fato implícito de que, como ressalta José Roberto Afonso, especialista em contas públicas e um dos "pais" da Lei de Responsabilidade Fiscal, o único governo que está aumentando gastos, e o de pior qualidade para enfrentar a crise (custeio em vez de investimento), é o governo federal. 

O investimento explica apenas 1% da deterioração do resultado do governo federal. Na verdade, o resultado do governo piorou porque passou a gastar mais com gastos permanentes, como aumento dos salários de funcionalismo público, aposentadoria, Bolsa Família. 

Para José Roberto Afonso, no caso das prefeituras, a opção de permitir mais dívidas, que o governo está sinalizando como solução, não resolve o problema das cidades que dependem de Fundo de Participação dos Municípios, pois elas não têm capacidade de elaborar um projeto e sequer conseguem entrar na agência bancária. 

Salvo uma ou outra exceção, nenhum estado ou município consegue empréstimos, porque há uma restrição do Conselho Monetário Nacional que na prática fechou o acesso deles a esses recursos. 

Além do mais, estados e capitais têm que pagar a rolagem da dívida, que tem juros fixos na média superiores à caderneta de poupança. Por si só, isso garante o superávit primário. Hoje eles estão submetidos a um acordo de pagamento de suas dívidas que Afonso classifica de "draconiano", enquanto o governo federal pode escapar da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois é o único nível de governo que não está submetido a ela. 

A rolagem da dívida, cujas regras os governadores estão querendo alterar, não tem nada a ver com responsabilidade fiscal. Os termos "draconianos" do pagamento não têm mais nada a ver com a situação econômica do país no momento, ressalta José Roberto Afonso, lembrando que os juros vão de 6% a 9%, mais a taxa do IGP, o que faz com que os estados paguem mais ao governo do que a caderneta de poupança. 

Na opinião de José Roberto Afonso, a solução para os pequenos municípios deveria ser uma transferência extraordinária e temporária do governo federal para o Fundo de Participação dos Municípios. 

E, para os estados e grandes capitais, transformar parte do pagamento das dívidas em reinvestimento do governo federal em obras locais. 

O que está por trás dessa disputa entre governo federal e estados e municípios é definir quem vai ficar com o espaço fiscal que surgirá pela redução do superávit primário, cuja meta, fica a cada dia mais claro, o governo federal não vai cumprir, embora não admita publicamente - e foi ele que se aproveitou da situação até agora. 

Se não mudar a rolagem da dívida dos estados, se não mudar o critério das transferências de impostos para estados e municípios, o governo federal vai ocupar todo esse espaço e ainda vai exigir mais sacrifício dos governadores e prefeitos, alerta o economista José Roberto Afonso. 

Não foi à toa, portanto, que ontem o plenário do Senado assistiu a uma série de discursos defendendo uma reforma do pacto federativo. 

Na coluna de ontem, por um lapso, coloquei o estado do Espírito Santo na Região Nordeste, quando na verdade queria dizer que ele estava incluído na região de abrangência da Sudene. 

Também deixei de escrever o nome do governador da Paraíba, José Maranhão, o que prejudicou o entendimento da frase em que o citava como de difícil aceitação pelos tucanos, por ter substituído Cássio Cunha Lima, cassado por abuso de poder econômico.

GOSTOSA


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

ANCELMO GOIS

LULA DEMITIRÁ PRESIDENTE DO BB POR CAUSA DE JUROS ALTOS

TROCA NO BB

O Globo - 08/04/2009

Insatisfeito com a alta taxa de juros cobradas pelo Banco do Brasil, o presidente Lula decidiu trocar o presidente da instituição, informa Ancelmo Gois. Três nomes já foram examinados para substituir Antônio Francisco de Lima Neto no comando do banco. No dia 1º de fevereiro, Lula ordenou que a equipe econômica fizesse um estudo explicando o motivo de os spreads (diferença entre o que o banco paga ao captar dinheiro e o quanto ele cobra na hora de emprestar) estarem tão elevados no BB e na CEF. Segundo o último levantamento do Procon-SP, de março, o BB cobra até 4,6% ao mês no empréstimo pessoal e 7,9% no cheque especial

 

Lula decidiu tirar Antônio Francisco de Lima Neto da presidência do Banco do Brasil por causa dos juros altos cobrados pela instituição.

 Ai, meu dente

 A Presidência da República comprou um miniconsultório dentário móvel OdontoCase para instalar no AeroLula e atender a possíveis emergências de Lula e sua comitiva nas viagens.

 Lula é o cara

 Pesquisa da Fecomércio revela que Lula, Obama, Xuxa, Juliana Paes e Roberto Carlos são, nesta ordem, as personalidades às quais o carioca mais gostaria de dar um ovo nesta Páscoa. 

A FERIDA AMBIENTAL que aparece na imagem é consequência das obras do Gasduc III, o gasoduto da Petrobras que vai ligar o Terminal de Cabiúnas, em Macaé, à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense. As obras atravessam duas fazendas, na região de Guapimirim, no pé da Serra de Teresópolis. Só numa delas, a Mata Atlântica, tão sofrida, coitadinha, será sangrada em 27 mil metros quadrados. A estatal se defende. Argumenta que a construção obedece à legislação, e tem todas as autorizações necessárias. Pode ser - mas o retrato lembra aquele do poema de Carlos Drummond de Andrade, que fica na parede: como dói...

 Quebra de sigilo

 O procurador Antônio Fernando de Souza pediu ao STF a quebra do sigilo bancário de sete contas para investigar suspeitas de que os deputados Homero Barbosa Neto e Hidekazu Takayama teriam cometido crimes como os de peculato e estelionato durante seu mandato na Assembleia do Paraná.

INFORME JB

São muitos Sarney para um Senado só

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL  - 08/04/09

Os senadores que aparecem desde segunda-feira no Congresso o fazem por mero discurso, literalmente. A pauta está trancada pelo Projeto de Lei de Conversão 2/09, proveniente da MP 449/08 – que altera a legislação tributária federal – cuja relatoria está com o nobre Francisco Dornelles (PP-RJ), em missão oficial em Paris. O que se viu ontem foram senadores perdidos com o tiroteio de bastidores entre dois grupos rivais: PT-PSDB versus PMDB-DEM. No meio disso, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de mãos atadas depois da saída do escudeiro Agaciel Maia. Sarney estava irritado quando chegou, às 16h15. Antes dele, uma dupla dava as cartas nos corredores: Renan Calheiros (PMDB-AL) e Gim Argello (PTB-DF). O clima não anda bem, confidenciou um tucano.

100 de Tancredo Efeito da crise

Os primos Aécio Neves, Breno, Andréa e Lucília reúnem-se domingo, em São João del Rei (MG), para o tradicional almoço pascal da família e tratar das festividades em homenagem a Tancredo Neves, que faria 100 anos em março do ano que vem.

Os ministros do governo Lula passaram a pegar táxi em eventos fora de Brasília.

Vou de táxi

Semana passada, em São Paulo, depois de encontro com Dilma Rousseff, Marcio Fortes (Cidades) entrou num táxi e foi para o hotel. Pagou do próprio bolso. Fortes foi o precursor da ideia.

O ‘cara’

A Embratur não revela. Pesquisas internas indicam que o presidente Lula passou a ser tão aclamado no exterior quanto Pelé, quando se pergunta quem é o brasileiro mais conhecido.

Os caras

Paulo Coelho e jogadores de futebol completam a lista.

Educação em alta

O Instituto Brasileiro de Pesquisa Social avaliou oito áreas do prefeito do Rio, Eduardo Paes. A melhor avaliação foi em educação (5,3) e a pior em saúde (3,8).

Garoto Zona Norte

O curioso: em todas as áreas, as piores notas do prefeito do Rio foram obtidas na Zona Sul, e as melhores, na Zona Norte.

Pajelança

O deputado estadual do Rio Alessandro Molon (PT) visitou a senadora Marina Silva ontem no Congresso. Segundo Molon, foi "tratar de política".

Nova feira

A Feira da Torre, no Plano Piloto de Brasília, vai ganhar novo espaço atrás do monumento (foto). As obras começam em breve.

Alô, ministro!

Ontem foi o Dia do Jornalista. Parabéns à classe. Porque, se depender do Ministério do Trabalho, que todo dia manda um lembrete sobre datas comemorativos, a turma está no relento. Ontem, o ministério lembrou só o Dia do Médico Legista. Nenhum demérito aos doutores.

Desagravo

Aliás, maldade ou não, o número de registro da categoria dos jornalistas no MT é 171.

Bênção, padim

Eleito prefeito de Londrina, o deputado Barbosa Neto rondava a Câmara ontem atrás de Michel Temer para se despedir. Chegou a entrar na reunião de líderes.

Castigo

Em discurso na tribuna da Câmara, o deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) defendeu o voto obrigatório para jovens porque, "na escola, o professor, quando quer agradar, faz piadinha de político".

Menino do Rio

Ex-presidente do Senado e longe dos holofotes, Garibaldi Alves (PMDB-RN) desembarca com a família hoje no Rio, para curtir o feriado.

Reprovado...

Por 12 votos a 1, a Câmara de Duque de Caxias (RJ) reprovou ontem as contas da gestão de 2007 do então prefeito Washington Reis (PMDB).

... mas empregado

Reis hoje é subsecretário de Obras do governo do Rio.

ÉLIO GASPARI

Depois do ipod no som,o kindle no texto


O GLOBO


Saiu nos Estados Unidos uma engenhoca que fará a alegria de quem quer atravessar a fronteira dos meios de comunicação impressos, como os livros, jornais e revistas. Chama-se Kindle e está na sua segunda versão. É uma tabuleta do tamanho de uma caixa de charutos e a espessura de um lápis, com uma tela pouco menor que um cartão postal.

Custa 359 dólares e permite uma leitura confortável. Armazena até 1.500 livros, documentos e correspondência eletrônica. Assim como o iPod fixou um padrão para a música, o Kindle indica o futuro da recepção de textos e imagens sem a necessidade de se estar conectado a um computador.

O Kindle e os próximos produtos do gênero serão o complemento eletrônico dos impressos em papel. O jornal e o livro continuarão por aí, mas parte de sua freguesia migrará para o armazenamento eletrônico. Só um excêntrico lerá seu jornal na tabuleta enquanto toma café da manhã, mas será muito mais prático usá-la num avião, ou numa sala de espera. Por US$ 42 pode-se receber o “New York Times” na tabuleta durante três meses, contra US$ 150 na banca ou US$ 64 na assinatura. Isso tudo, só nos Estados Unidos, pois o equipamento funciona dentro de uma rede sem fio que ainda não tem data para chegar a Pindorama.

Se nos próximos anos o Kindle evoluir com a versatilidade do iPod, pode-se esperar que terá uma tela maior, dobrável, receberá imagens a cores e multiplicará sua capacidade de armazenamento, custando a metade do preço de hoje. O Kindle facilitou e barateou o acesso ao mundo editorial americano.

Imagine-se o caso do livro “The Lost city of Z” (“A Cidade Perdida de Z”), que conta a história do coronel inglês Percy Fawcett, desaparecido em 1924, enquanto procurava na Amazônia a cidade perdida de uma civilização extinta. Faz cinco semanas que ele está na lista de mais vendidos do “The New York Times”.

Uma edição brasileira poderá demorar um ano para chegar às livrarias. Quem quiser comprá-lo (em inglês) pelo supermercado eletrônico da Amazon pagará US$ 16,50 pelo volume e US$ 10,00 pelo frete, para uma espera de até um mês. Se tiver pressa, o correio sobe para US$ 37, para uma entrega prometida em seis dias úteis.

Com o Kindle o freguês conecta a tabuleta ao seu computador e, em dois minutos, baixa as 339 páginas da “Cidade Perdida”, por apenas US$ 10. A engenhoca aceita anotações, sublinha trechos, acha qualquer palavra e dobra o canto da página.

Agora a má notícia: para que um brasileiro possa operar o Kindle deverá ter uma conta na Amazon associada a um endereço físico nos Estados Unidos e um cartão de crédito americano. Com algum trabalho e a boa vontade de um amigo, é possível contornar o obstáculo. A melhor explicação possível para essa gambiarra está no blog de Antonio Carlos Silveira, sob o título “Amazon Kindle, como usar no Brasil”.

Para que o Kindle possa ser considerado uma tecnologia vencedora será preciso esperar um sinal do professor Delfim Netto, que tem a maior e melhor biblioteca particular privada do Brasil (270 mil títulos). Em Nova York, quando ele vai à livraria Strand faz-se acompanhar por uma van. Freguês compulsivo do supermercado da Amazon, no dia em que ele ligar um Kindle terá conquistado o mundo.