segunda-feira, janeiro 19, 2009

COLUNA PAINEL

Antena parabólica


Folha de S. Paulo - 19/01/2009
 

Tema de grande interesse de políticos, os pedidos de concessão de rádio e TV enviados pelo governo ao Congresso Nacional explodiram em 2008. Segundo a Câmara dos Deputados, foram 1.030, entre novas outorgas e renovações, contra 294 em 2007 -aumento de 250%. Em 2003, primeiro ano do governo Lula, apenas 14 pedidos foram enviados ao Legislativo.
Mesmo trabalhando em ritmo acelerado, a Câmara não deu conta de votar toda a demanda do Executivo. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou 589 projetos de radiodifusão contra 430 no ano anterior. Após passar pela comissão, o projeto vai direto para o Senado, sem necessidade de votação pelo plenário.

Ágil
O Ministério das Comunicações afirma que a reestruturação da pasta nos últimos anos, com a expansão da equipe técnica, aumentou muito o ritmo de análise de concessões que havia anos estavam paradas. Diz ainda que emissoras comerciais são concedidas via licitação, para evitar favorecimento. 

Brecha
Segundo um deputado que acompanha o tema, vários dos pedidos são de rádios comunitárias -sem necessidade de licitação. 

Easy Rider
Ao chegar para entrevistar Lula para um documentário, na última sexta, o cineasta Oliver Stone surpreendeu o presidente pelo despojamento: estava na garupa de uma moto. 

Chofer
Hugo Chávez fez questão de dirigir o carro presidencial no trajeto de 90 minutos entre o projeto agrícola de El Dilúvio e Maracaibo, com Lula no banco do carona, na sexta-feira. O chanceler venezuelano, Nicolas Maduro, serviu cafezinhos à dupla. 

Sem dó
Na reunião com Lula hoje, a Força Sindical promete, além de criticar a taxa de juros do BC, bater duro nos spreads bancários (diferença entre o juro pago ao investidor e o cobrado do cliente) -inclusive o do BB. 

Aproveitando...
Já a CUT levará uma pauta extensa à reunião com Lula, que, além das tradicionais reivindicações, inclui até o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Davi e Golias
Dados detalhados da balança comercial de 2008 mostram que os cinco Estados que mais venderam produtos para o exterior (SP, MG, RJ, RS e PR) foram responsáveis por 70% das exportações nacionais, que somaram US$ 197,9 bilhões. Os cinco Estados que menos negócios fizeram com outros países (AP, SE, PI, AC e RR) representaram apenas 0,2% das exportações. 

Sobe e desce
Em comparação com os números de 2007, o Estado que mais cresceu suas exportações, entre os dez com maior musculatura, foi Mato Grosso (50%). Apenas três unidades da federação tiveram vendas ao exterior menor do que as registradas um ano antes: Sergipe (-26%), Paraíba (-9%) e Rio Grande do Norte (-6%). 

Condomínio
Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil citada como responsável pelo dossiê contra a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, ganhou espaçoso apartamento funcional na Asa Sul, em Brasília. O imóvel era ocupado por José Aparecido Nunes, ex-funcionário da Presidência da República acusado de vazar a documentação. 

Camaradas 1
O PT enviará sua direção nacional à China em março ou abril para estreitar relações com os dirigentes locais. Os petistas promoverão um seminário sobre realizações do governo Lula. 

Camaradas 2
Outra visita agendada do PT é à Colômbia, onde haverá a assinatura de um acordo de cooperação com o Polo Democrático Alternativo.Os petistas devem repudiar a tentativa do presidente Álvaro Uribe de tentar um terceiro mandato.

Tiroteio

"Aqueles que criticam a decisão sobre Cesare Battisti esquecem a tradição da política externa brasileira, que sempre concedeu asilo a pessoas de todas as orientações ideológicas."

De VALTER POMAR , secretário de Relações Internacionais do PT, em apoio à concessão de status de refugiado ao italiano Cesare Battisti.

Contraponto

Roda da fortuna

O Senado realizava sessão, em 2007, para a escolha do novo presidente da subcomissão permanente de Cinema, Teatro e Comunicação Social, cargo que estava vago desde que Sérgio Cabral (PMDB) fora eleito governador do Rio de Janeiro. Como a escolha fora acertada previamente, Demóstenes Torres (DEM-GO) obteve todos os votos.
No discurso, o senador "demo" não se conteve:
-Queira Deus que eu tenha o mesmo destino do querido Sérgio Cabral...
A plateia caiu na risada, ao que Demóstenes emendou:
-Aliás, queira Deus que eu me eleja governador do Rio, não é nem em Goiás!