terça-feira, dezembro 29, 2009

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

O tamanho do Estado e o PIB

O ESTADO DE SÃO PAULO - 29/12/09


Pacote de economistas ouvidos pela Conjuntura Econômica que sai em janeiro, sobre o tamanho do Estado brasileiro, traz avaliações a respeito do crescimento que não batem com as proclamações de Guido Mantega. Os 17% de investimentos previstos em 2009, avisam todos, são insuficientes para garantir uma expansão de 5% do PIB.
Para tal crescimento, diz Regis Bonelli, do Ibre, essa taxa devia estar em 22%. Nas contas de Raul Velloso, os 17% não bastam "porque a recuperação ocorrida depois de 2003 foi abortada pela crise".

O Estado e o PIB 2
Lembrando que "o Estado brasileiro não cabe no PIB brasileiro", Delfim Netto pergunta: "Como é possível um país sobreviver com certos salários do funcionalismo cem vezes maiores do que os do setor privado?"
E arremata com uma não-novidade: "Não está no nosso DNA cortar gastos."

Consenso
O último Relatório de Inflação, divulgado na semana passada pelo Banco Central, refletiu uma visão unânime da diretoria da instituição sobre a realidade da economia brasileira e as perspectivas para 2010.
A redação do documento teve a participação direta de Henrique Meirelles, além do diretor de Política Econômica, Mário Mesquita.

Virada real
A rainha Silvia e o rei Carlos, da Suécia, passam o réveillon no Brasil.
Mais precisamente, na casa de Rosana e Fernando de Arruda Botelho, em Paraty.

Boa nova
Saiu, finalmente, a notícia mais esperada na Vila Nova Conceição. Vão começar a reforma da praça Milão.

Not guilty?
Mas 2010 começa tenso para Daiane do Santos.
A Federação Internacional de Ginástica decide dia 26 seu suposto caso de doping.

Sem gafe
Em almoço de confraternização da Prefeitura, Alberto Goldman redimiu-se por ter chamado o prefeito de "Geraldo Kassab", ano passado.
"Saúdo o nosso querido Gilberto Kassab... Dessa vez não errei o nome", disse, apontando para o prefeito.

No ar
Começou em Congonhas o treinamento para o caos do fim do ano. Sábado à tarde, 26, o quadro de avisos informava - às 14h35 - que um voo de Porto Alegre "chegaria"... às 13h50 - ou seja, 45 minutos antes.
Cobrada, uma funcionária da Gol corrigiu: o avião desceria às 15h05. Nem um nem outro. Ele já estava na pista desde as 14h07.

Beber, cair e...
Barbara Paz foi repreendida pelo padre da igrejinha do Quadrado, em Trancoso, na missa de domingo.
Na hora da comunhão, a atriz levantou o copo de vinho para mergulhar a hóstia. Foi quando a polêmica Renata, de Viver a Vida, ouviu do religioso: "Aqui, não".

Madeeeeira!...
Para fazer dupla com Copenhague: a mata atlântica perdeu cerca de 100 mil hectares de 2005 a 2008.
Está no novo Atlas de Remanescentes Florestais, preparado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Inpe.

Planeta Huck
Luciano Huck já tem planos bem traçados para sua versão tupiniquim do Planet Hollywood. Imagina gente como Rodrigo Santoro, Reynaldo Gianecchini e até Jesus Pinto da Luz (além dele próprio), no lugar que, nos EUA, é de Schwarzenegger, Bruce Willis e Sylvester Stallone.

Última ceia
Frisson entre cineastas, saudosistas e bons garfos. A histórica Tavern on the Green, de Nova York, cenário de tantos filmes, fecha no dia 1º. Tem briga por mesas nos últimos dias até no Brasil.

NA FRENTE

Wagner Moura avisou: dá uma pausa na agenda cinematográfica em 2010. E se dedica à banda Sua Mãe, que sai em turnê nacional em abril.

Em 2010, o humorístico Toma Lá Dá Cá sai do ar mas Miguel Falabella já tem carta na manga. Volta com o seriado semanal A Vida Alheia, com Marília Pêra no elenco.

O CCBB de Brasília realiza, em janeiro, uma mostra de documentários exclusivos de moda. Com direito a exibição do polêmico The September Issue, sobre Anna Wintour.

O best-seller sobre hábitos alimentares Eating Animals, de Jonathan Safran Foer, será editado pela Rocco no Brasil. Com tradução da vegetariana convicta Adriana Lisboa.

Por conta de sua fina estampa, Pierre Sarkozy, que passa temporada carioca, deixa dúvida no ar. Não seria o rapper francês filho de Carla Bruni e enteado do pai, Nicolas?

E Saddam Hussein venceu George W. Bush... na 25 de Março. Para o carnaval, sua máscara é a mais vendida da rua.

Nenhum comentário: