sexta-feira, dezembro 25, 2009

PAINEL DA FOLHA

Registrar e punir

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/12/09

As cabeças do governo Lula dedicadas ao projeto do "controle social" da mídia imaginam hoje um modelo no qual a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) comandaria um "Conselho de Jornalismo", encarregado de julgar "infringências à ética". Em caso de condenação, o Ministério do Trabalho suspenderia ou mesmo cassaria o registro do profissional.
O Planalto sabe que a emenda recriadora do diploma obrigatório para jornalistas, se aprovada no Congresso, será considerada inconstitucional pelo STF. Mas busca um meio de preservar a obrigatoriedade do registro de jornalista no Ministério do Trabalho. Sem ele não haveria como aplicar as punições do conselho.


Complicou. O problema, para o Planalto e para a Fenaj, é que o acórdão do julgamento do Supremo que derrubou o diploma também proíbe qualquer interferência governamental no acesso à profissão de jornalista, além de vetar um "Conselho de Jornalismo" com atribuição de controlar o exercício profissional.

Ampliado. Entrevistado por detentos em programa disponível no canal do STF no YouTube, Gilmar Mendes disse que, em 2010, o Conselho Nacional de Justiça vai monitorar não apenas a população dos presídios como também os presos em delegacias. Nem o Ministério da Justiça conhece seu número exato.

Fico. Na contramão de rumores que se seguiram à reforma de seu voto no caso Cesare Battisti, o ministro Eros Grau tem dito e repetido a colegas que não antecipará a aposentadoria do STF, marcada para agosto de 2010.

Cruzamentos 1. Curiosidade extraída da pesquisa Datafolha: dos paulistas que declaram intenção de votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente, 40% escolhem Geraldo Alckmin (PSDB) para governador, e 33%, Marta Suplicy, do mesmo partido da ministra da Casa Civil.

Cruzamentos 2. Outra: entre os que pretendem votar em Alckmin para o governo, 62% optam pelo também tucano Serra para o Planalto, enquanto 14% vão de Dilma.

Podendo. Diante do desempenho consistente de Jaques Wagner (PT-BA) e espetacular de Eduardo Campos (PSB-PE) e Cid Gomes (PSB-CE) no Datafolha, um experiente leitor de pesquisas observa: "Esses governadores do campo lulista estão batizando e casando no Nordeste".

Meu filho... Secretário de Transportes do Distrito Federal e aliado de primeira e última hora de José Roberto Arruda, o deputado "demo" Alberto Fraga mantém o filho, Diego, como advogado da estatal Terracap, mais de ano depois de publicada a súmula antinepotismo do STF.

...meu orgulho. Fala Fraga: "Meus outros parentes foram exonerados. Só o Diego permaneceu. O presidente da Terracap diz que ele é o melhor advogado da empresa. Se houver determinação específica, ele será exonerado".

Beleza pura. A Casa Civil abriu licitação para contratar, em janeiro, dois cabeleireiros e duas manicures que trabalharão no Anexo 4 do Palácio do Planalto, por um valor total estimado de R$ 9 mil mensais. A lista de serviços inclui maquiagem e depilação.

Parece piada... Um grupo de deputados do chamado "baixo clero" pressiona a Mesa Diretora para que a Câmara compre um avião de médio porte, a ser utilizado em deslocamentos de integrantes de comissões temáticas ou em "missões emergenciais".

...mas não é. A proposta é comprar o avião com recursos que seriam destinados à construção do Anexo 5. A Câmara tem ainda dinheiro em caixa obtido com a venda ao BB, por R$ 220 milhões, da folha de pagamento dos servidores.
com SÍLVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

Parece a lenda do homem que prometeu fazer o cavalo do rei falar. Quando lhe advertiram do perigo, explicou: "Não disse em quanto tempo. Um de nós vai morrer. Eu, o cavalo ou o rei".
Do deputado JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA) sobre Lula, que ao visitar catadores de papel prometeu voltar no próximo Natal como "rei posto" -definição que na verdade se aplicará a seu sucessor.

Contraponto

Distribuição de renda


Em 1949, Ademar de Barros propôs a Assis Chateaubriand que Samuel Wainer o entrevistasse a bordo de um avião, episódio narrado na autobiografia do jornalista, "Minha Razão de Viver". O governador de São Paulo acreditava que, feitas a 3.000 metros de altura e registradas pelo autor de célebre entrevista com Getúlio Vargas, suas declarações alcançariam grande repercussão.
O dono dos Diários Associados pediu a Ademar a fortuna de 300 contos de réis. O governador topou. Depois, chamou Samuel, revelou o acerto e disse que lhe caberia comissão de 20%. Chateaubriand, que segundo Samuel "detestava dar dinheiro a seus repórteres", profetizou:
-O senhor vai ficar rico.

Nenhum comentário: