quinta-feira, dezembro 03, 2009

LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Para voltar a crer

O GLOBO - 03/12/09


Não faltam motivos para descrer da Humanidade. Vamos combinar que fizemos coisas extraordinárias, mas nossa passagem pela Terra não está sendo, exatamente, um sucesso. Para cada catedral erguida bombardeamos três, para cada civilização vicejante liquidamos quatro, a cada gesto de grandeza correspondem cinco ou seis de baixeza, para cada Gandhi produzimos sete tiranos, para cada Patrícia Pilar dezessete energúmenos. Inventamos vacinas para salvar a vida de milhões ao mesmo tempo que matamos outros milhões pelo contágio e a fome. Criamos telefones portáteis que funcionam como gravadores, computadores – e às vezes até telefones – mas ainda temos problema com a coriza nasal. Nosso dia a dia é cheio de pequenas calhordices, dos outros e nossas. Rareiam as razões para confiar no vizinho ao nosso lado, o que dirá do político lá longe, cuja verdadeira natureza muitas vezes só vamos conhecer pela câmera escondida. Somos decididamente uma espécie inconfiável, além de venal, traiçoeira e mesquinha. E estamos envenenando o planeta, num suicídio lento do qual ninguém escapará. E tudo isso sem falar no racismo, no terrorismo e no Big Brother Brasil.
Eu tinha desistido de esperar pela nossa regeneração. Ela não viria pela religião, que se transformou em apenas outro ramo de negócios. Nem viria pela revolução, mesmo que se pagasse para o povo ocupar as barricadas. Eu achava que a espécie não tinha jeito, não tinha volta, não tinha salvação. Meu desencanto era total. Só o abandonaria diante de alguma prova irrefutável de altruísmo e caráter que redimisse a Humanidade. Uma prova de tal tamanho e tal significado que anularia meu ceticismo terminal e restauraria minha esperança no futuro. E esta prova virá neste domingo, se o Grêmio derrotar o Flamengo no Maracanã.
Se o Grêmio derrotar o Flamengo, o Internacional pode ser campeão. Mas o mais importante não é isso. Se o Grêmio derrotar o Flamengo mesmo sabendo as consequências e o possível benefício para o arqui-adversário, estará dando um exemplo inigualável de superioridade moral. A volta da minha fé na Humanidade não interessa, Grêmio. Pense no que dirá a História. Pense nas futuras gerações!

11 comentários:

Anônimo disse...

Ei Verissimo, vai tomar no cu

Anônimo disse...

moral? quem liga para a moral...
a maioria (e a torcida do fla é maioria)prefere xingar quem fala de caráter, dignidade ou qualquer coisa semelhante.

João Gabriel disse...

Muito bom o texto!
Tenho a mesma descrença no homem, o problema (nesse caso solução) é que sou Flamenguista...O grêmio será mesquinho justamente pq o Inter seria mesquinho.
O Flamengo seria, o Vasco seria, o Coríntias...Eu e vc tb!

Unknown disse...

é o veríssimo ta desesperado msm.

Anônimo disse...

Eu acredito na humanidade e no Grêmio também! Só depende "deles"; ou irão entrar para história e quem sabe ganhar um fair play (embora ganhar seja sua obrigação) ou entregarão o jogo e irão se incomodar, perder caminhões de dinheiro para se defender e serem vistos como um time de frouxos. Caso o Grêmio entregue ... a alma castelhana, a raça gremista e a imortalidade serão entregues juntos. Se isso acontecer não me venham com esse papo que não "colará" mais...

Obrigado e Parabéns Fernando Veríssimo!!!

Renato Nascimento disse...

Torcedor é torcedor prova disso é o próprio autor do artigo. Ganha dinheiro para publicar artigos num dos maiores jornais do país e ele faz uma apelação pública quase que uma súplica na medíocre tentativa de ver seu tima (internacional) ser campeão depois de 30 anos.

CARDOSO disse...

Eu também perdi a crença na dignidade, na moral, na esperança de coragem,dos bons custumes...
Pois lembro ainda hoje, o que o internacional fez com o Grêmio no ano de 2008...
E sobrevivo...pois nada como um ano após o outro...
! 2009 - ELES TÃO FORA !
KKKKKK

Anônimo disse...

Torci pro Flamengo ganhar do meu Corinthians, Os gremistas farão o mesmo. E o que "ajuda" o Gremio é a ruim campanha fora de casa, ou seja, nao será novidade uma derrota. Se o jogo fosse no Olimpico poderia até ser diferente.. poderia... mas nao seria. hehe. Tchau Verissimo.

Sérgio disse...

João Gabriel deixe o Vasco fora de sua mesquinharia, lembro a você que no seu ultimo titulo nacional de 92 o Vasco poderia entregar o jogo para o São Paulo e evitar o titulo do Flamengo, porem jogou com dignidade, a mesma dignidade que disputou este ano a ségie B, e ganho do São Paulo, possibilitando o titulo rubro negro. Me orgulho muito do meu TIME.

Anônimo disse...

O Luís Fernando Veríssimo deveria escrever textos bons e que tenham nexo.Só assim eu voltarei a crer em um jornalismo com moral.
Por enquanto...é só João Ubaldo Ribeiro (ótimo escritor).

Mequetrefe.com.br disse...

Esquece Veríssimo, os Gremista não são humanos, são Gazelas! ssssss