terça-feira, dezembro 15, 2009

ARI CUNHA

Fim do ano


Correio Braziliense - 15/12/2009

História que vem do Nordeste lembra que quando começam os meses dos be-rê-ó-bró é sinal de que o ano acaba. Primeiro de setembro indica que está na hora de mandar cartões de boas-festas, e os presentes que as pessoas “mais de perto” merecem receber. A expectativa vem dos tempos das vacas gordas, quando a cera de carnaúba virou ouro na Segunda Guerra. E das vacas magras, quando a seca destruía plantações. Andando de automóvel nos anos 1970, era desoladora a paisagem. A caçula Circe via a natureza. “Aquela casinha está de olhos fechados.” Era grande o número. Aparecia uma casinha distante com janela aberta. Aquela está vendo com um olho só. Eram casinhas abandonadas pelas famílias que procuravam vida melhor no Sul.

A frase que não foi pronunciada


“Como as pedras preciosas, as palavras possuem também seus quilates e seu grau de pureza.”
» Francisco Sadeck, geólogo, pensando nos últimos acontecimentos da cidade.


Popular

»
Os baianos sempre foram fiéis às origens. A fonética do seu beabá funciona assim: “a, bê, cê, dê, ê, fê, guê, agah, i, ji, ka, lê, mê, nê, o, pê, que, rê, si, tê, u, vê, xis, pisilone, zê”.

Reverso

»
Barão de Itararé podia perder o amigo, mas a piada era segura. Pensando nas pessoas que não valem nada, costumava dizer: de onde muito se espera é sinal de que nada virá. Era comum quando falava de alguém pobre que ficou rico e abandonou as origens.

Deserto

»
Clima de Brasília mostra que estamos a mais mil metros de altura. Nos desertos, durante a madrugada, é frio de rachar. Não há pedras e a areia congela. Depois vem o calor. Meio-dia é comum usar turbante e roupa longa. A saia mantém temperatura não muito quente.

Cavalo longo

»
Drusos, que habitam o oriente ao lado de Síria e Israel, usam calças com braguilha longa. Acreditam que o salvador virá de um homem. Sempre preparados para receber o salvador da humanidade. Trazem entre as pernas algo como se fosse um saco para receber o nascido.

Cinema

»
Amanhã, às 15h, no auditório da reitoria, a comissão UnB 50 anos de Brasília fará mesa redonda para discutir o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em Questão. Vladimir Carvalho apresentará o tema. Participam o reitor José Geraldo de Sousa Junior e o professor Marcos de Souza Mendes, especialista em cinema brasileiro e documentários. O evento é aberto a estudantes e personalidades da mídia e da cultura da cidade.

Interessante

»
Vale a divulgação maciça do Observatório da Juventude, feito pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, dirigido por Ana Maria Nogales. Professores, estatísticos, pesquisadores fazem trabalho com a população pobre do DF e do Entorno. Jovens sem emprego ou sem estudos são o alvo da pesquisadora Martita Ghirlanda. Eles participam ativamente do projeto, auxiliando no trabalho de captação de dados e elaboração de programas que venham a desenvolver a comunidade.

Memória

»
Jaime Cohen lembra à coluna a beleza da Ponte das Garças. O nome oficial é Ponte Presidente Médici, mas todos preferem usar o apelido. Ela leva à QI 5 do Lago Sul ou à L2 Sul. Mesmo com 4.700m³ de concreto e 460 toneladas de aço, a ponte toca a água em dois pontos estreitos, dando leveza à obra. São 300m de comprimento e 18m de largura, com duas pistas de cada lado. Foi construída em sete meses, com 24 horas de trabalho por dia. A inauguração foi em 14 de janeiro de 1974.

Prêmio

»
É comum ver, ao nascer do sol, um pontinho escorregando pelo lago. São os remadores do Minas Brasília Tênis Clube Pedro Pizarro e Célio Amorim. O esforço valeu o Troféu Brasil Unificado de Remo. O torneio foi na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. As próximas remadas serão no Pan e na Olimpíada.

Expressão

»
Até a expressão em português pegar em flagrante é amena. Não quer dizer muita coisa. A mesma expressão em inglês é red-handed. Indica que quem foi pego em flagrante estava com as mãos sujas de sangue.

História de Brasília


A Praça Municipal está sendo depósito de lixo, entulho e terra. Os caminhões chegam e, sorrateiramente, despejam a carga incômoda, desaparecendo em seguida. (Publicado em 19/2/1961)

Nenhum comentário: