quarta-feira, dezembro 30, 2009

ARI CUNHA

Raposas e galinheiro


Correio Braziliense - 30/12/2009

José Roberto Arruda saiu do DEM e anunciou que ficará no governo do Distrito Federal até o final do mandato. As obras estão acontecendo durante o final do ano. Isso faz parte de sua declaração. Não houve paralisação em nenhuma das 7 mil obras iniciadas. O Tribunal de Contas da União, que verificou com desaprovação em alguns detalhes, resolveu o emergente. Colocou seus fiscais para acompanhar tudo que ali se passasse. Mas Arruda continua trabalhando. Não inaugura obras nem aparece em público. Está se resguardando tanto quanto possível. A decisão do TCU foi não retirar, mas fiscalizar e acompanhar as raposas no galinheiro, como dizia o filósofo de Mondubim.


A frase que não foi pronunciada

“Esperto é aquele que aprende errando. Inteligente é aquele que aprende vendo os outros errar.”
Pensamento de um eleitor com esperança


Bondade
DNPM acompanha o festival de bondades. Vai preencher 256 vagas. Aos pouquinhos o governo federal vai atraindo mais eleitores. Ganha dinheiro com as inscrições. Parte vai para quem organizar outros empreendimentos.

Receita
De olho nos contribuintes, a Receita Federal coleta informações. Sabe-se que grande número de declarações receberá explicação. O fisco vai causar estranheza ano que vem. É que o contribuinte vê muito dinheiro atendendo aos amigos do governo. Vai pagar dobrado.

Contestação
O ministro Edison Lobão criticou o ministro Carlos Minc sobre excessos no meio ambiente. Ministro do ramo não poupou críticas ao seu companheiro das Minas e Energia. Classificou o estado de Lobão como “mau humor”.

Fies
O governo reconhece que a taxa de juros no programa Fies é alta demais. O estudante acredita no emprego ao final do curso. Resultado: quase 40% dos que receberam o financiamento estudantil estão inadimplentes.

No limiar
Leitura obrigatória para as férias em tempos de Mercosul. A sugestão é Fronteira – a degradação do outro nos confins do humano, da editora Contexto. O professor José de Souza Martins compartilha 30 anos de pesquisa nas regiões de fronteira do país em visão sociológica e antropológica.

Merla
Sempre a ajuda da comunidade é o que favorece a ação policial. No Paranoá, o Grupo Tático Operacional recebeu uma denúncia e seguiu para Itapuã. Em uma residência, encontrou 99 latas de merla — a droga barata que destrói a sociedade mais rápido que qualquer estratégia para impedi-la.

Saúde
Emilia Vitória da Silva, da UnB, defendeu tese de doutorado mostrando o perigo da internet quando o assunto é saúde. Ela pesquisou 134 portais sobre obesidade — 68% tinham caráter comercial.

Só 39% registraram o responsável pelas informações apresentadas. Dados falsos e medicações sugeridas são os maiores perigos.

Depois
A participação dos pais é obrigatória nas reuniões escolares. Torna-se condição para receber a bolsa-família. Professores da rede pública receberão 14º salário. Escolas públicas poderão ser obrigadas a realizar exames de acuidade auditiva e visual nos alunos. Essas são algumas novidades para 2010 aprovadas na Comissão de Educação do Senado. Agora é acompanhar a regulamentação.

Tigre
Jornais da Venezuela publicam denúncias de Hugo Chávez. Invasão programada pelo governo colombiano orquestrada pelos Estados Unidos. O leitor Wang Hao adverte que 2010 é o ano do tigre no horóscopo chinês. A sabedoria milenar diz que o tigre representa coragem, ousadia, potência e paixão. Tomara que não seja para destruição.

Faz
Outra notícia que merece destaque é o convênio entre Cuba e Venezuela para fortalecimento do sistema elétrico. Trata-se de nova política de desenvolvimento e capacitação. A Venezuela já tem parceria com China, Brasil, Portugal, Irã e Argentina no que tange à transferência tecnológica do satélite Simon Bolivar, informa o jornal La Hora.


História de Brasília

A Imperial, Galo Vermelho, Casas Riachuelo, A Pioneira da Borracha e Casas de Pneus Itália são cinco casas importantes do comércio da Cidade Livre, que este mês se mudaram para o Plano Piloto. (Publicado em 21/2/1961)

Nenhum comentário: