quarta-feira, dezembro 23, 2009

ARI CUNHA

Poluição fácil

CORREIO BRAZILIENSE - 23/12/09


Poluir é fácil. Difícil é despoluir. Exemplo claro está na cidade de Cubatão, no litoral paulista. Na década de 1950, a cidade continha o maior número de fábricas. As empresas cresciam. As indústrias se multiplicavam. Ficavam ricas. A situação foi se tornando tão difícil que o governo resolveu investir. Crianças nasciam sem cérebro, gente de todas as idades sofria de problemas respiratórios. O presidente da República era Getúlio Vargas. Pessoas de idade, obrigadas a viver naquele ambiente, sofriam até a morte. Começou o trabalho de limpeza, o prefeito de Cubatão, com equipes de médicos, engenheiros, construtores, Federação das Indústrias, todos juntos. Faziam reuniões e adotavam providências para a solução. Cubatão pode ser exemplo para muitas cidades ou países. Se autoridades pesquisarem, vão conhecer por dentro o sucesso da época.


A frase que não foi pronunciada

“O esgoto corre pelos transmissores das TVs.”
Mãe tentando encontrar programa educativo para o filho em idade pré-escolar.




Improbidade
Tinta indelével não larga quem fez mal. Está voltando à circulação notícia sobre Waldomiro Diniz. Quando ninguém esperava, vem a Justiça e interpreta processo antigo. Está condenado por improbidade administrativa. Quem lembra da época, ele ria com as investigações. Queria voltar às ligações de Goiás. Deu no que deu. Como a Justiça é ampla, talvez haja recursos, o que não falta em nossas leis.

Fausto
Por enquanto, as ações que tramitam na
Justiça Federal contra Daniel Dantas foram suspensas. A liminar foi concedida pelo ministro Arnaldo Esteves Lima, do STF. Enfraquece o juiz Fausto de Sanctis.

Zelaya na garganta
Lula procurava crescimento na América Latina. Conheceu o coronel Hugo Chávez, da Venezuela. Animou-se com o companheiro, falante e gesticulante. Não tem sido boa companhia. Na reeleição de Honduras, Zelaya não obteve sucesso. Hugo Chávez deu a ideia. Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Chanceler Celso Amorim justifica a posição.

Feira livre
Na cidade de São Paulo, o serviço de coleta de lixo adotou providência enérgica. Só apanhará sobras das feiras que estejam ensacadas. Antes, a sujeira era tanta, que caminhões-pipa lavavam as ruas com jato forte. O trabalho durava horas. Atualmente, quem desejar tranquilidade que não fabrique lixo.

Lago
Quem navega pelo lago deve adotar providências, caso seu equipamento não seja moderno. As águas do Paranoá estão baixando. O desenho foi mudado com enxurradas de lama. Atenção é o que se recomenda. Quando a coisa cessar, a Academia dos Portos estará pronta para redesenhar o lago, como foi planejado. Fica difícil o trabalho.

Telefônicas
Está na hora de o Ministério das Comunicações adotar medidas em favor dos usuários. São incontáveis as comunicações das empresas telefônicas aos clientes. Na maioria, propaganda. Nesse caso, os assinantes podiam ter abertas as mesmas portas para divulgar seus interesses.

Quadrilha
Belo Horizonte está às voltas com problemas policiais. Quadrilheiros ficham registros e contratos dos proprietários de empresas para uso indevido. De posse desses dados, fazem tramoias que estão sendo levantadas. Material colhido pela polícia poderá medir o lucro que a quadrilha ainda está obtendo.

Preços
Aviação comercial brasileira enfrenta concorrência de empresas estrangeiras. A Delta Airlines é outra que entra no mercado para servir Brasília. Com sucesso, porque tem bom serviço e o preço é de R$ 1.600. As empresas nacionais não podem acompanhar o fluxo. As importantes estão ligadas a outras e não poderão baixar as tarifas.

Família Sarney
Dona Marly e José Sarney confraternizam com a população. O cartão de Natal é sinal de convivência pacífica. As fotos são reproduções de quadros famosos da Família Sagrada. Há sinal de paz no horizonte.


História de Brasília

A mudança das favelas tem tomado tempo demais do prefeito e, com isso, até o momento, não sabemos quando teremos novo supermercado, que é, atualmente, o de que mais se ressente a população. (Publicado em 21/2/1961)

Nenhum comentário: