terça-feira, dezembro 22, 2009

ARI CUNHA

Chegada do verão

CORREIO BRAZILIENSE - 22/12/09


Desde ontem, o verão chegou ao Brasil. Pouca novidade a bordo. Vendavais estão como estiveram, rios transbordam e água suja passa a ser utilizada por vasta população. Não há mais o temor das doenças apanhadas com água suja. O povo que aceita essas irregularidades forma a diferença de quem é bem servido. Malefícios são arquitetados pelos que não trabalham e não abrem mão do que possa ser recebido como graça. No sul, o tempo chuvoso baixa o termômetro e morre gente ao cuidar dos grandes rios. Surpresas são formadas para matar moradores, mesmo os que trabalham.


A frase que não foi pronunciada

“O mal das campanhas políticas é que elas nos permitem a ilusão.”
Dona Dita, pensando enquanto anota os votos proibidos.



Cães
Novidades sobre a guarda de cães perigosos são discutidas nas comissões de Seguridade Social e de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O texto original do deputado Cunha Bueno foi modificado. Ele proibia a reprodução e importação de rotweiller e pit bull. As penalidades são maiores para os donos que colocarem a vida de outras pessoas em risco. A votação segue para o plenário.

Liberdade de expressão
Diante do que ocorre contra O Estado de S. Paulo, advogados e ministros estão apoiando o grande jornal paulista, vítima de ordem judicial determinando a proibição de divulgar conversas íntimas. Multiplicam-se as adesões. A imprensa do Brasil há muito tempo não recebe censura.

Atenção
Fiscalização para as rádios comunitárias será parte de política pública. Nada de religião ou teor político. A comunicação deve ser para o desenvolvimento das comunidades. O assunto foi discutido na Conferência Nacional de Comunicação. As mudanças preveem a redução da burocracia para a regularização e criação de regras para a prática.

Imprensa
Divulgado por Bob Dietz, do Comitê para a Proteção dos Jornalistas, um balanço assustador. Nas Filipinas, o número de jornalistas mortos em conflitos aumentou em 60% em relação a 2008. No massacre de Maguindanao, 57 pessoas morreram, entre elas, 29 profissionais da imprensa. Durante o ataque à sede da TV Al-Shaabiya, foram 11 jornalistas mortos.

Adiante
Quando Serra disputou a Presidência da República, a imprensa divulgou imagens de Aécio Neves e Lula conversando e rindo. Aquela cena irritou Serra. Hoje, o governador de Minas Gerais desiste da disputa interna no PSDB para concorrer à Presidência. Pode não parecer, mas ele tem planos melhores.

Menos
Boas novas. Ano que vem, o seguro obrigatório não sofrerá aumento. A informação é da Superintendência de Seguros Privados. A Susep reduziu o pagamento de indenizações indevidas. Essa é a justificativa.

CLDF
Foi chocante. A Câmara Legislativa do DF suspendeu a inauguração do novo prédio. Provavelmente, por questões de segurança. Em matéria na TV, o operador de telemarketing Marcos Felipe respondeu que os deputados distritais merecem um prédio novinho. Mas com grades. É essa a imagem dos representantes do povo de Brasília.

Agropecuária
Ministro Carlos Lupi observa que o setor agropecuário não diminuiu as vendas, mas elas estão abaixo do esperado. Produtores rurais se queixam de alguns órgãos ligados ao governo federal. A indicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para receber verbas do Tesouro deixa o povo preocupado com o futuro.

Pouco
Informa o deputado Geraldo Magela, relator do Orçamento do ano que vem, que será possível aumentar R$ 4,10 no valor do salário mínimo. Paulo Bernardo, do Planejamento, concorda. Em Brasília, uma passagem de ônibus entre o Plano Piloto e cidades do DF custa R$ 3.


História de Brasília

A medida do sr. Alcindo Pacheco, chefe do Serviço de Administração da Soib, suspendendo as marmitas que a cantina do Ipase fornecia, pode ter sido um gesto de vingança, mas prejudicou muitas famílias que usam aquela cantina em todas as refeições. (Publicado em 21/2/1961)

Nenhum comentário: