domingo, dezembro 13, 2009

ARI CUNHA

Chore, você está sendo filmado

CORREIO BRAZILIENSE - 13/12/09


Todas as salas de serviço público no Brasil, no Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas municipal, estadual e federal, têm câmeras monitoradas há 10 anos por uma polícia especializada de inteligência. Cada contato com empresas particulares dispara nova vigilância no número ligado. Agentes infiltrados de funcionários terceirizados controlam a espionagem. Jardineiros são agentes disfarçados, motoristas são X9. As filmagens são feitas por canetas, celulares, tomadas, gravatas, pastas e computadores. As gravações em MP3 e microfones escondidos por toda parte. Todos os telefones são grampeados. Todas as ligações são gravadas e podem ser adquiridas a qualquer tempo e hora. Cada passo é acompanhado. Os mais poderosos têm rastreadores colocados cuidadosamente em seus automóveis. Carro oficial, telefone funcional são acompanhados 24 horas. E mais. Em cinco anos, quem ocupar cargo público não vai receber salário. Deve permanecer na própria profissão. Toca o despertador. Tudo escrito aqui não passava de um sonho. Ou de milhões de sonhos com a democracia sem corrupção. (Circe Cunha)


A frase que foi pronunciada

“De todos os meus votos, o único que valeu a pena foi para o Reguffe.”

Fábio Andrada, na manifestação da Câmara Legislativa



Espaço
Atrasos constantes e algumas vezes até antecipação nos voos estão deixando os passageiros em polvorosa. Por enquanto, o problema não alcançou larga escala. O que acontece é que os controladores de voo precisam remanejar as aeronaves por causa do congestionamento nos estacionamentos. Retrato da falta de investimentos.

Cá e lá
Enquanto Cesare Battisti goza do mais perfeito conforto na terra de Cabral, a senadora Patrícia Saboya recebe o apoio de senadores. Ela, como outros brasileiros, foi barrada e hostilizada no aeroporto de Roma. Os parlamentares já elaboraram documento pedindo resposta do governo italiano sobre o assunto.

Dados
Divulgada pelo IBGE uma pesquisa que chama a atenção. O uso da internet no Brasil se destaca em comparação a outros países. Não só em quantidade, mas em tempo. Em três anos, a internet perdeu os segredos para 24 milhões de pessoas. Outro dado interessante é que mais da metade dos brasileiros usa celular.

Participação
Tem sido importante a campanha do Senado em relação aos portadores de necessidades especiais. O convite para a V Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência despertou a atenção. Dentro do envelope, um convite comum e outro em braille.

Teólogo
Paulo Paim está recebendo contribuição popular para o projeto que vai apresentar, no ano que vem, sobre a regulamentação da profissão de teólogo. É só mandar um e-mail para o senador ou ligar para o Alô Senado no 0800612211. Além disso, várias audiências públicas vão ser realizadas na Comissão de Assuntos Sociais no ano que vem.

Escravidão
Vai mal a situação de contrato empregatício na UnB. Funcionários que prestam serviço no HUB querem receber o 13º salário. Não vão receber e já estão em greve. São contratos irregulares, que vigoram sem que haja alguém para tomar a frente e corrigir.

Picareta
Estudantes da UnB entraram com denúncia no Ministério Público contra a truculência da polícia nas últimas manifestações populares. Está nas mãos do promotor Mauro Faria de Lima. Depois da papelada, a volta às ruas. Dessa vez, protestando com irreverência no carnaval fora de época. A picareta candanga.

Água
Poucos meses antes de estourar o escândalo do GDF, o governador Arruda tinha a intenção de elaborar o edital de privatização da Caesb. O leilão seria no ano que vem. O fato tem despertado a atenção da oposição, que prepara um saneamento na Companhia Ambiental do DF.

ANA
Por falar em água, José Machado, presidente da Agência Nacional de Águas, esteve na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Ele quer que a água seja questão prioritária, desde a preservação dos mananciais até o uso racional dos recursos hídricos. Em Brasília, a ação da ANA não tem tanto destaque na preservação ambiental, nem em campanhas de conscientização.

Destaque
Um dia diferente na Comissão de Educação do Senado. Sem tantos discursos, o microfone ampliava a voz de cantores consagrados que pedem reconhecimento por uma vida inteira de dedicação à música. A velha guarda quer uma aposentadoria especial. É mais do que merecido, e o mínimo que o parlamento pode fazer para retribuir a alegria que esses músicos proporcionaram ao país. Nelson Sargento, Adelaide Chiozzo, Ademilde Fonseca, Oswaldinho da Cuíca e Agenor de Oliveira foram o destaque da matéria.


História de Brasília

Todo o mundo da Novacap estava ontem de gravata para a posse do seu presidente. Até o dr. Silvio Gaspar envergava paletó e gravata, coisa que não fazia há muito tempo. (Publicado em 19/2/1961)

Nenhum comentário: