sábado, dezembro 05, 2009

ARI CUNHA

Roma e a CLDF

CORREIO BRAZILIENSE - 05/12/09


Amigos chegaram de Roma impressionados. Na cidade respira-se história. Enquanto o Brasil nascia, a cidade italiana era pura sabedoria, experiência, arte. As paredes com várias camadas de tinta, peças de arte e afrescos restaurados. As surpresas e relíquias do Império Romano encontradas em escavações. Povoado industrial, balneários, edifícios da Idade do Ferro, cemitérios, ruínas da cidade dos césares. Em se cavando tudo acha. Já na Câmara Legislativa, quanto mais se cava, só podridão. Brasília nasceu de um sonho. Foi um rally para os jovens e senhores que acreditavam construir com as mãos uma cidade esperança. Não foi habitada por degredados. Muito pelo contrário. Nossos candangos foram os maiores heróis em concretizar uma ideia que brotava no cerrado. A Câmara Legislativa não é útil para os eleitores. Infelizmente.


A frase que não foi pronunciada

“Pandora, panetone, Pan-Americano.”
Manchete de Pandemia de escândalos.




Economia
De Dubai a Londres a economia está fervilhando. O diretor do Departamento de Finanças do emirado, Abdulrahman al-Saleh, acha que a reação do mercado não refletiu a realidade. Na opinião dele, cabe aos credores a responsabilidade pela decisão de emprestar dinheiro às empresas. Já em Londres, a discussão sobre seguradoras e fundos de pensão chegou a um nível que foi sugerido fechar o assunto em reuniões entre as empresas para que o público seja poupado.

Brasil
Armando Monteiro Neto, falando na Europa, mostrou o Brasil novo, com moeda bem avaliada e produção aumentando em todos os setores. Em Milão, citou que o país gera inovações dinâmicas que influem nos negócios com outros países.

Metrô no Cariri
O deputado Mauro Benevides, falando na Câmara Federal, citou metrô do Cariri. Pouca gente sabe do progresso da região, que inclui Crato e Juazeiro do Padre Cícero. É a marcha do progresso inaugurando o primeiro meio de transporte numa região do interior. A extensão da linha é grande. Leva moradores a cidades distantes em pouco tempo.

Constituinte
Pode dar certo e ser a única solução para evitar novos escândalos na política. A ideia de Michel Temer, presidente da Câmara, é elaborar a reforma política e tributária por uma Constituinte composta pelo próximo Congresso. O presidente Lula está de acordo.

Martelo
Vai ser difícil esquecer o puxão de orelhas levado pelo ministro do STF José Antônio Toffoli. Nem a dor na coluna do colega Joaquim Barbosa amenizou o tom crítico durante o julgamento sobre a abertura de ação penal contra o senador Eduardo Azeredo. “Parece que Vossa Excelência não me ouviu, não viu o que eu disse no meu voto e não leu os autos”, cravou Barbosa.

Pará
Desde ontem acontece em Marabá o primeiro mutirão fundiário do país. O
Conselho Nacional de Justiça quer agilizar os processos de reintegração de posse em andamento. Outro objetivo é resolver antes que os casos cheguem a outras instâncias judiciais.

Técnicos
Pesquisa do Ipea atesta que os jovens têm passado mais tempo na escola. Acontece que nem sempre um serviço melhor é a próxima etapa. Analisando o mercado de trabalho, nem o curso superior tem facilitado a vida profissional. As escolas técnicas ganham importância quando há relação entre estudo e trabalho.

Mudanças
Nada impede que um ladrão abasteça de créditos um celular roubado. Acabar com isso é muito simples. Basta apresentar o código de identificação internacional do aparelho quando for fazer a transação. Há forte punição para o estabelecimento que descumprir a medida. É sobre esse assunto que trata projeto de lei elaborado pelo deputado federal dr. Talmir.

Denúncia
East Anglia, universidade britânica, afasta o diretor Phil Jones até a conclusão de uma investigação. Ele foi acusado de ter exagerado sobre dados da mudança climática. O caso foi descoberto quando houve falhas na segurança de e-mails trocados entre os principais cientistas britânicos e norte-americanos.



História de Brasília

Até agora, os verdadeiros pioneiros têm pedido autorização para construir na Cidade Livre, o que sempre lhes tem sido negado.(Publicado em 18/2/1961)

Nenhum comentário: