terça-feira, dezembro 01, 2009

ARI CUNHA

Brasília enrugada e triste

CORREIO BRAZILIENSE - 01/12/09


A capital está curiosa e abalada em busca de conhecimento do que ocorre na vida política. O governador José Roberto Arruda é flagrado em ato de corrupção. Outros secretários e membros do Tribunal de Contas do DF estão na relação. Gilberto Lucena, proprietário da Linknet, empresa financiadora do esquema. Integram o mesmo grupo Adler, Info Educacional, Vertax e construtora Conbral.

A cidade tomou conhecimento de que o governador é tido como orientador do esquema. Vice-governador Paulo Octávio participa de toda a ação. Foi beneficiado com dinheiro e liberdade para atuação no comércio imobiliário. Também foram beneficiados José Geraldo Maciel, chefe da Casa Civil do governo do DF; José Luiz Vieira Valente, secretário de Educação do DF; Fábio Simão, chefe do gabinete do governador.

Omézio Pontes, assessor de imprensa e Leonardo Prudente, presidente da Câmara Legislativa. Eurides Brito, deputada distrital por Brasília com várias eleições. Deputados Rogério Ulisses e Pedro do Ovo, distritais do DF. Domingos Lamoglia, ex-chefe do gabinete do governador Arruda e atual conselheiro do Tribunal de Contas do DF. As gravações se estendem. João Luiz, subsecretário de Recursos Humanos da Saúde; Junior Brunelli, corregedor da Câmara; Odilon Aires, ex-distrital; Luiz França, subsecretário de Justiça e Cidadania; e José Luiz Naves, ex-secretário do Planejamento.

Durval Barbosa Rodrigues, secretário de Relações Institucionais, é o delator. Prestou serviço ao governo Joaquim Roriz e foi aproveitado por José Roberto Arruda. Com mau procedimento, tem nas costas vários processos de formação de quadrilha e outros crimes. Resolveu gravar companheiros de governo recebendo dinheiro. Com esse posicionamento e gravações às escondidas, tem tratamento legal e redução das penas a que está sujeito. A ação é baseada na distribuição das propinas, que era discutida e entregue conforme atuação dos favorecidos.

Desde 24 de setembro último, o Superior Tribunal de Justiça comanda ato investigativo do esquema ilegal usado pelo Governo do Distrito Federal para captação e distribuição de propinas. Lá nasceu tudo que hoje chega ao conhecimento público.

Ainda em outubro, Arruda repassou R$ 400 mil, que foram divididos aos participantes do escândalo. Parte foi descoberta pela Polícia Federal antes de repassada, e foi apreendida.

Esperam-se novos acontecimentos. O Brasil ferve de curiosidade. Quando o presidente da República Juscelino Kubitschek construiu Brasília, queria que o presidente da República não fosse um partícipe das revoltas populares. Os caminhos destroem a origem de Brasília, mesmo planejada no tempo do Império.


A frase que não foi pronunciada

“Voto não é moeda.”
Artigo I da reforma política.



Curioso
No último concurso da Câmara dos Deputados, 25% dos aprovados não tomaram posse. No Senado, a porcentagem é menor, mas também houve desistência.

Doce mar
Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul amargam a realidade da desertificação que coincide com a situação de extrema pobreza. O dado do Ministério do Meio Ambiente chega ao mesmo tempo da informação de que o governo federal vai capacitar os pescadores para que eles construam as próprias fazendas marítimas. Quem está perto do mar ganha.

Educação
Com o vislumbre de que um dia o vestibular vai acabar, o MEC reúne todas as forças para incrementar o ensino profissionalizante. Só em Pernambuco, o Programa Brasil Profissionalizado deve receber por volta de R$ 17 milhões. Cada estado declara a necessidade para viabilizar projetos profissionalizantes. O MEC analisa e libera a verba se for o caso. Decisões importantes serão tomadas depois do Fórum de Educação Profissional e Tecnológica, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de Brasília.

Enem
Ainda sobre educação, o Enem deve ser reformulado para 2010. O ministro Haddad pensa em duas provas por ano. É bom explicar. Não são dois tipos de prova por aplicação, como chegou a ser publicado em portais da internet.

Precatórios
Cuidado, eleitores. A advertência é de Flávio Brando, da OAB. A PEC dos Precatórios está fantasiada de cordeiro. Nada mais é do que uma armadilha do parlamento para agradar a prefeitos. Se for aprovada, a OAB promete levar o caso ao STF.

História de Brasília

As notícias que chegam do Ceará dizem que o contrabando, ali, está diminuindo, com a posse do sr. Jânio Quadros. Vendo-se que foram feitas várias substituições em cargos públicos, é fácil de notar que o contrabando está havendo com a conivência das autoridades e a cobertura parlamentar. (Publicado em 18/2/1961)

Nenhum comentário: