quarta-feira, dezembro 30, 2009

ANCELMO GÓIS

A COPA E O LEÃO

O GLOBO - 30/12/09


Da agenda do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que veio passar o réveillon no Rio, não constam apenas sombra e água fresca.
Dia 5, ele se reúne em Brasília com gente do governo, incluindo Orlando Silva, ministro dos Esportes. Em pauta, o pacote de benefícios fiscais da Copa.
É QUE...
O Brasil, como é comum entre os países que sediam a Copa, assumiu o compromisso de reduzir a carga de impostos cobrados da Fifa e de seus parceiros.
RECURSO ANIMAL
O STJ negou a décima tentativa do ex-jogador Edmundo para anular a condenação a quatro anos e meio de prisão pela morte de três pessoas num acidente de trânsito, em 1995, na Lagoa.
EU TAMBÉM QUERO
O BC celebrou os juros cobrados pelos bancos às pessoas jurídicas em novembro. Foram os mais baixos em 15 anos.
Só que isto ocorreu em grande parte por causa do avanço do crédito consignado. É aposentado ou servidor público que paga juros de 27% ao ano. Para os demais, resta o cheque especial — com módicos 163% ao ano.
NÃO ERA DE VERDADE
Dia 16 de dezembro, o ministro Juca Ferreira foi ao Congresso fazer a entrega solene do projeto de reforma da Lei Rouanet (ou seria Lei Juca?).
Foi um ato simbólico. O projeto mesmo não saiu ainda da Casa Civil.
ELE MERECE
Um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas de alunos do IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais), solicita que a UFRJ conceda o título de professor emérito ao historiador José Murilo de Carvalho, recém-aposentado.
NA PONTA DO LÁPIS
Até agora só cinco dos 38 projetos de filmes aprovados pelo Fundo Setorial do Audiovisual da Finep, em julho, tiveram seus recursos liberados.
O pessoal do setor reclama do atraso e da burocracia. Já a Finep diz que a grana está em caixa. Mas só libera com toda a documentação dos produtores.
FATOR CHATÔ
O que se diz nos corredores da Finep é que o corpo técnico da casa aumentou o rigor desde o caso do filme Chatô, o rei do Brasil, de Guilherme Fontes.
É que a estatal levou um calote de R$ 2,5 milhões e seus ex-diretores foram multados pelo TCU por isso. É. Pode ser.
PROPAGANDA A CAVALO
O Jockey Club no Rio quebrou um tabu de 140 anos e liberou a publicidade nas fardas dos jóqueis que disputam corridas no Hipódromo da Gávea. O jóquei poderá ter patrocinador na calça e na bota e o dono do cavalo poderá estampar publicidade na blusa e no boné.
COPA É UMA FESTA
Celso Amorim a todo vapor. Tão logo comemore o réveillon no badalado edifício Chopin, onde tem apartamento, o chanceler embarcará para a Turquia, em visita oficial de 3 a 5 de janeiro. Aliás, as relações com a Turquia estão ganhando novo ímpeto com a abertura do nosso consulado-geral em Istambul, cujo titular será o ministro Michael Jepp.

Nenhum comentário: