segunda-feira, dezembro 14, 2009

ANCELMO GÓIS

Luta de bilhões

O GLOBO - 14/12/09

Terça passada, o Conselho Nacional de Política Energética já ia sepultar o sonho das empresas vencedoras do leilão da ANP na frustrada oitava rodada quando o ministro Edison Lobão sugeriu que o assunto ficasse para uma próxima reunião. Em 2006, quando foi suspensa pela Justiça, a oitava rodada havia leiloado 38 dos 58 blocos.

Ufa!...

O gesto de Lobão deu, perto do Natal, esperança a empresas como a italiana Eni e a norueguesa Statoil, que arremataram, no leilão, blocos na franja ou até no pré-sal, ainda dentro do marco regulatório antigo, mais vantajoso para as multinacionais. A ANP quer anular o leilão. Na época, a Justiça considerou que algumas regras limitavam a participação da Petrobras.

Apagão político

Veja como político muda de opinião como quem muda de camisa. Eduardo Paes diz que agora sancionará a taxa de luz, embora tenha prometido, na posse, não aumentar impostos. Mas veja só. Esta contribuição resulta da Emenda Constitucional 39/2002, que contou na Câmara com o apoio de Paes, então deputado do PFL.

Segue...

Outro que votou a favor da emenda foi o deputado Fernando Gabeira, na época do PT. Mas aí é outra história.

No mais

Ponto para a polícia do governador Requião, que, com inteligência, prendeu os vândalos que barbarizaram no estádio do Coritiba no jogo contra o Flu.

"Monsieur Villá"

A Rádio France homenageia hoje o maestro Villa-Lobos pelos 50 anos de sua morte. Será um concerto, com o nosso Quinteto Villa-Lobos, que, após 23 anos, volta a Paris, onde o genial brasileiro iniciou sua carreira internacional.

MSC (MOVIMENTO dos Sem Calçada) flagrou esta cena, sexta, em frente ao restaurante Outback de Botafogo, no Rio. Mostra dois carros oficiais do Poder Judiciário estacionados sobre o sagrado espaço do pedestre. Abordados por um segurança, os motoristas se recusaram a retirar os veículos, sob a alegação de que cumpriam ordens. Uma grande pena

Eu sou feia?

Sábado, no Teatro Rival, no Rio, no show de Maria Gadu, revelação da MPB, um dos músicos que a acompanhavam, querendo elogiar a jovem chefe, comparou a cantora com... Ronaldo Fenômeno! Maria reagiu na hora: - E eu sou feia assim?!...

De Copenhague

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou nesta reunião do clima em Copenhague que vai ajudar os países africanos a monitorar o ambiente via satélite. O Gabão será o primeiro a ser monitorado.

Favela exportação

Veja como as favelas brasileiras, em especial as cariocas, atraem a curiosidade dos estrangeiros. Uma maquete de favela do artista plástico Sérgio Cezar, autor daquela da abertura da novela "Duas caras", da TV Globo, ficará um ano em turnê pelo Canadá.

ZONA FRANCA

Como faz há 59 anos, a Turma Gilda da Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil (atual UFRJ) festejou na Sociedade Germânia seus 60 anos de formatura.

O Shopping Tijuca diz que não foi segurança seu que constrangeu um atleta paraolímpico africano, mas PMs.

Bocayuva, Joel Birman e Vera Malaguti lançam amanhã livro na Argumento do Leblon, às 20h.

inscrições dos cursos de férias no Centro Musical Antonio Adolfo.

receberá a Medalha Pedro Ernesto de Clarissa Garotinho.

Sá dará moções de louvor a 100 pastores pelo Dia da Bíblia.

O presidente do TCM, Thiers Montebello, recebe hoje o Colar do Mérito do Ministério Público.

Beyoncé no Maraca

Sérgio Cabral fecha neste início de semana o show de Beyoncé no Maracanã para dia 7 de fevereiro. A ideia é que seja a comemoração antecipada dos 60 anos do estádio (dia 16 de junho).

A favor da morte

Quarta, numa reunião do conselho comunitário de segurança do Leblon, no 23oBPM, um representante da associação de moradores deu parabéns à polícia pela pesquisa de uma ONG gringa, segundo a qual os tiras do Rio são os que mais matam.

Pediu palmas e, sério, desejou que em 2010 "matem o dobro".

Segue...

Quando lembraram que muitos mortos são inocentes, o sujeito comentou: - É uma minoria. Em qualquer confronto, sempre alguém tem de pagar o preço. Meu Deus...

Mal-agradecido

A Cedae fez uma grande peça publicitária nos jornais do fim de semana para divulgar os resultados da despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Mas, que feio, não citou a EBX, empresa de Eike Sempre Ele Batista, que está dando uma mãozinha de alguns milhões para o projeto Lagoa Limpa.

Viva a Saara!

A Investe Rio, agência de fomento do governo do estado, vai criar uma linha de crédito só para financiar a revitalização da Saara, o shopping popular a céu aberto no Centro carioca. Serão R$ 20 milhões destinados para a reforma das lojas.

MARTINHO DA VILA dá um colinho à filha Mart"nália no camarim de show na Vila Isabel em tributo a Noel Rosa. Não é fofo?

NOSSO LEO Gandelman (direita) e o gaitista José Staneck abraçam o regente prodígio Gustavo Dudamel, 28 anos, em concerto em Caracas

Nenhum comentário: