sexta-feira, novembro 13, 2009

VINÍCIUS TORRES FREIRE

O MINISTRO ESTÁ ENCERRADO

FOLHA DE SÃO PAULO - 13/11/09


Lobão tenta decretar caladão sobre blecaute; apagão pode ter sido até azar, mas governo reage de maneira autoritária

O APAGÃO degenerou ontem em tentativa de caladão. Isto é, no cala-boca que o ministro Edison Lobão pretendeu decretar sobre as discussões do blecaute de terça e quarta-feiras. "O assunto está encerrado", disse ontem a jornalistas. Lobão tem história de cumplicidade com maus-tratos às liberdades e à prestação de contas, pois desabrochou na ditadura, faz parte do conglomerado coronelístico que infelicita o Maranhão faz mais de 40 anos e integra a "holding" fisiológica que abocanha, entre outras, a administração da energia no governo federal, o PMDB, que racha a boquinha com o PT. Trata-se, pois, de mais uma demonstração de que a coerência não é uma virtude.
Mas eis que a ministra Dilma Rousseff ressurge do escurinho em que providencialmente se refugiou no dia seguinte ao blecaute para também afirmar esse que parece ser o mote do governo: "Este episódio está encerrado". Não está, não. O blecaute bem pode ter sido um acidente, talvez até causado por uma concomitância improvável de raios.
As autoridades responsáveis podem precisar de dias para entender que raios, enfim, apagaram a luz. Intolerável é o tom de visita à cozinha da senzala que os ministros dão à já inaceitável decretação de fim de papo sobre informações públicas, tratadas desde o início com negligência e politiquice pelo governo.
Especialistas ponderados e de boa-fé dizem que não é possível, em menos de um dia, haver uma conclusão técnica sobre o motivo do apagão. Trata-se aqui de engenheiros de eletricidade, que dizem ao colunista não terem obtido nem "boatos" a respeito do que pode ter ocorrido, nem mesmo com seus colegas na operação do sistema.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, divulgou nota em que no mínimo coloca sub judice a explicação dos raios do governo. Diz a nota: "Embora houvesse uma tempestade na região próxima a Itaberá [onde teria havido problema na linha de transmissão], com atividade de raios no horário do apagão, as descargas mais próximas do sistema elétrico estavam a aproximadamente 30 km da subestação e cerca de 10 km distantes de uma das quatros linhas de Furnas (...) e a 2 km de uma das outras linhas (...) que saem de Itaipu em direção a São Paulo (...).
A baixa intensidade da descarga registrada não seria capaz de produzir o desligamento da linha, mesmo que incidisse diretamente sobre ela". O Inpe ainda vai produzir o relatório oficial do efeito do tempo sobre a rede de energia, que encaminhará ao Operador Nacional do Sistema.
O presidente da Eletrobrás, José Muniz Lopes, tem dito que ainda não compreendeu como o sistema de controle do setor elétrico não limitou a extensão do problema. O Ministério Público Federal solicitou informações à Aneel, ao ONS, a Itaipu e ao ministério a fim de documentar o que ocorreu e decidir se investiga o caso. É dispensável comentar o que faz a oposição, até agora limitada ao espírito de porco politiqueiro. A informação oficial sobre o caso, enfim, por ora se limita à nota e à entrevista toscas de Lobão.
Quase todo mundo tem dúvidas. Menos o governo, que transforma uma crise aparentemente passageira numa tempestade de politicagem grosseira e autoritária.

Nenhum comentário: