quinta-feira, novembro 26, 2009

PAINEL DA FOLHA

Aliança no pré-sal

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/11/09

No meio da reunião PT-PMDB para mapear a perspectiva de aliança nos Estados, o deputado peemedebista Eduardo Cunha (RJ) lançou um alerta sobre o potencial efeito negativo da partilha dos royalties do pré-sal, tal como desenhada pelo Planalto e endossada pelos petistas na Câmara, sobre as chances de reeleição do governador do Rio, Sérgio Cabral.

O líder da bancada, Henrique Alves (RN), cortou o discurso na hora. Disse que o assunto ali era outro. Mas, na disputa pelo dinheiro do pré-sal, deputados fluminenses fazem questão de lembrar diariamente aos líderes governistas que o Rio é o Estado com mais peso (10% dos votos) na convenção que formalizará ou não o apoio do partido a Dilma Rousseff.

Corda esticada - Durante a reunião, Ricardo Berzoini pediu “paciência” nos Estados onde a aliança não fecha, dada a existência de candidatos do PT e do PMDB. Henrique Alves devolveu: “Temos que resolver sem paciência mesmo, senão quem vai perder a paciência é o eleitor”.


Calendário - Caberá ao deputado Geraldo Magela (DF) apresentar a proposta de antecipar a posse da nova direção do PT, que se daria em fevereiro, como forma de acelerar as articulações da candidatura de Dilma. A ideia tem a simpatia do presidente eleito, José Eduardo Dutra, e antipatia do atual, Berzoini.

De uma vez - Diferentemente do ministro Patrus Ananias, que se manifesta favorável às prévias, o outro pré-candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, defende que a questão seja resolvida agora, no segundo turno da eleição do diretório estadual. “Um dos candidatos me apoia, o outro apoia o Patrus. O resultado vai sinalizar o caminho do partido”, diz o ex-prefeito de BH.


Time - O PT escalou Ary Vannazi, administrador de São Leopoldo (RS) e próximo de Dilma, para fazer a ponte entre prefeitos e a campanha.


Como você - Em encontro nesta semana, José Serra (PSDB) pediu a Jarbas Vasconcelos (PMDB) que dispute o governo de Pernambuco. Ele respondeu que fará como o tucano: decidirá em março.


Bordão - O novo alvo do PT na Assembleia paulista é a autorização obtida pelo governo para vender a Cosesp (Companhia de Seguros do Estado de São Paulo). “Só falta vender uma parte da Cesp, que ninguém quer”, diz o deputado petista Roberto Felício.

Agenda livre 1 - O avião da FAB que levou Lulinha e 15 acompanhantes de São Paulo a Brasília aterrissou na madrugada de 10 de outubro, um sábado com feriado na segunda. O último item na agenda de Lula para o dia 9, sexta, foi às 15h30. Depois, ele passou três dias “sem compromissos oficiais”. Segundo o Planalto, o grupo era formado por “convidados do presidente”.


Agenda livre 2 - Na sexta, Lula iria a uma feira na Marina da Glória, mas cancelou devido ao mau tempo no Rio.


Pilão - E segue o entusiasmo de Lula com o programa de aceleração de seu regime. Em reunião com ministros, o presidente exibiu orgulhoso a folga na cintura da calça do terno usado na posse, em 2003.

A postos


A história foi contada pelo sociólogo Francisco de Oliveira no evento comemorativo dos 40 anos do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

Durante o regime militar, Ulysses Guimarães foi a Sergipe para um encontro do então MDB. Em sua palestra, comparou a trajetória da oposição brasileira à ‘Odisseia’, poema clássico de Homero sobre o retorno do herói Ulisses à terra natal. Na plateia, formada majoritariamente por funcionários da Prefeitura de Aracaju, muitos caíram no sono. Até que o palestrante elevou a voz:

- Agamenon! - gritou, referindo-se ao rei de Micenas.

Acordado de súbito, um dos presentes se ergueu:

- Pronto, doutor!

FHC em DC - Em palestra no dia 12 no instituto de Diálogo Interamericano, em Washington, o ex-presidente tucano falará da evolução das relações EUA-América Latina e da crescente influência do Brasil no hemisfério.

Tiroteio

O encontro pró-candidatura própria do PMDB é o maior Cavalo de Troia da política brasileira. Dentro só tem inimigo.

Do deputado ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre reunião promovida no sábado passado em Curitiba pelo governador do Paraná, Roberto Requião, para se contrapor à tese de adesão imediata do partido à candidatura de Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: