terça-feira, novembro 24, 2009

PAINEL DA FOLHA

De olho no tesoureiro

FOLHA DE SÃO PAULO - 24/11/09

Diante da escolha de João Vaccari Neto para a tesouraria do PT em 2010, o PSDB decidiu colocar em funcionamento, no primeiro semestre, a CPI da Bancoop na Assembleia paulista. A cooperativa habitacional dos bancários, já dirigida por ele, foi acusada de fazer doações ilegais a campanhas petistas.
Não seria a primeira CPI a envolvê-lo. Em 2006, na esteira do mensalão, o doleiro Lúcio Funaro afirmou à Comissão dos Correios que "Vaccari era operador do PT para fundo de pensões". "Ele é ligado a José Dirceu e seria o responsável pelas operações das três grandes fundações: Previ, Petros e Funcef", disse em depoimento o dono da corretora Guaranhuns.


Fast-forward. A esperada vitória de José Eduardo Dutra no primeiro turno deve fortalecer o movimento de bastidor que tenta convencer Ricardo Berzoini a deixar a presidência do PT antes da data regulamentar (fevereiro), permitindo ao partido entrar no ano eleitoral sob nova direção. Berzoini resiste à ideia.

Nunca antes. Os Tatto não conseguiram emplacar seu candidato no comando do Diretório Zonal da Capela do Socorro, reduto do clã na periferia sul de São Paulo. O resultado amplificou a derrota de Jair Tatto para Antonio Donato na disputa pela presidência do PT municipal.

Desligado. Roberto Requião ligou oito vezes para Michel Temer na tentativa de convidá-lo para o encontro pró-candidatura própria do PMDB realizado sábado em Curitiba. Negociador da aliança com o PT e possível vice de Dilma, o presidente do partido não deu retorno.

Protesto 1. O deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), judeu, fez seguidos pedidos de autorização para espalhar fotografias do Holocausto pelos corredores da Câmara durante a visita do iraniano Mahmoud Ahmadinejad, mas não obteve resposta de Michel Temer, presidente da Casa.

Protesto 2. Mão Santa (PSC-PI) protelou indefinidamente a sessão no plenário para evitar que a TV Senado transmitisse a passagem de Ahmadinejad pelo Salão Azul.

Bronca. Durante evento para encaminhar a Lei Orgânica da Polícia Federal ao Congresso, Lula cobrou do diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, o fato de estarem sob investigação da PF nove funcionários do Ibama encarregados de fornecer licenças ambientais, cinco deles para a usina de Belo Monte.

Desculpa aí. Corrêa disse que já imaginava a insatisfação do presidente e que a PF nada tinha contra os funcionários, tendo apenas atendido determinação da Justiça. No entender do governo, trata-se de ofensiva do Ministério Público Federal com o objetivo de impedir as obras.

No ar. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, comunicará hoje aos pensionistas da Varig que não será possível cumprir o acerto de contas previsto com a União. O argumento é que a empresa aérea deve mais dinheiro do que tem para receber.

Teste 1. Líderes na Câmara tentarão fechar acordo, hoje, para votar a emenda constitucional que efetiva titulares de cartórios não concursados. A proposta havia sido descartada por conter entraves jurídicos criticados Supremo.

Teste 2. O novo texto deverá conceder o benefício para quem ocupava a função de tabelião entre 1988 e 1994 -período no qual não havia regulamentação clara. Pela redação anterior, também seria contemplado quem esteve no posto nos últimos cinco anos.

Visita à Folha. Henrique Meirelles (PMDB), presidente do Banco Central, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Ribamar Oliveira, assessor de imprensa.

com SILVIO NAVARRO e ANDREZA MATAIS

Tiroteio

"Para quem faz campanha antecipada com dinheiro público, deve ser normal mesmo conviver com mensaleiros. É um aviso sobre o que esperar do PT em 2010."
Do deputado BRUNO RODRIGUES (PSDB-PE) sobre Dilma Rousseff, que disse considerar "absolutamente normal" o retorno dos envolvidos no escândalo do mensalão a postos de comando no PT.

Contraponto

Diminutivos


Quando o fim do foro privilegiado começou a tramitar em comissão especial da Câmara, o então deputado Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP) fez críticas à emenda constitucional, reclamando sobretudo do excesso de ações contra o presidente da República que ela poderia gerar.
-Daqui a pouco, o presidente vai ter de responder a processo até de um juizinho de Jacarezinho!
Gustavo Fruet (PSDB-PR) saiu imediatamente em defesa do município paranaense. Fleury se desculpou:
-Falei Jacarezinho, mas poderia ser Passarinho, sei lá...
-Mas eu queria corrigir o "juizinho"- replicou Fruet, explicando que, por coincidência, acabara de tomar posse na presidência do TJ-PR um juiz natural de Jacarezinho.

Nenhum comentário: