terça-feira, novembro 24, 2009

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Retratos de um grupo


Folha de S. Paulo - 24/11/2009

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Com esse nome de ecos tecnocráticos, "inodoro" para não atiçar os ânimos da tigrada, o Cebrap, como é conhecido, nasceu em maio de 1969, fundado por professores que o AI-5 havia banido da USP seis meses antes.
"O Cebrap era um bunker, quase um convento, você tinha a ficção de que ali dentro era livre", diz o seu nome mais ilustre, aquele que o idealizou e 25 anos depois iria se tornar presidente da República.
O depoimento de Fernando Henrique Cardoso pode ser visto no documentário em DVD que acompanha o livro "Retrato de Grupo - 40 Anos do Cebrap" (Cosac Naify), que será lançado hoje à noite, no Sesc Vila Mariana, com debate entre o próprio FHC e Chico de Oliveira.
Desde o início, o Cebrap foi um espaço de resistência intelectual à ditadura e um centro interdisciplinar de pesquisa, voltado às tarefas complementares de produzir conhecimento sobre o país e colaborar para transformá-lo na prática.
Essa dupla vocação iria se traduzir em dois tipos de inserção dos intelectuais na vida pública. Por um lado, o Cebrap foi um celeiro de quadros e/ou políticos que a democracia absorveria a partir dos anos 80. Apesar disso, também sobreviveu ali a ideia de que a vida intelectual sai muito prejudicada quando aqueles que devem pensar cedem à tentação de pôr a mão na massa.
É uma posição em baixa e antipática numa época tão pragmática e diante de um governo tão popular, mas que o crítico Roberto Schwarz defende: "O intelectual de esquerda, diante da vitória do capital em nosso tempo, faria melhor aprofundando a análise crítica e guardando distância do poder, além de fazer oposição onde tenha sentido".
Entre tantas passagens comoventes, dois aspectos se destacam no filme: primeiro, o orgulho de cada um por participar de uma experiência intelectual incomum e genuinamente coletiva; segundo, a despeito dessa cumplicidade, as grandes divergências sobre o sentido histórico dos governos FHC e Lula e da relação entre eles.

Nenhum comentário: