sábado, novembro 14, 2009

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Lula no céu

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/11/09


SÃO PAULO - A revista "Forbes" incluiu Lula na sua lista das pessoas mais poderosas do mundo. O presidente brasileiro aparece na 33ª posição, por coincidência a idade de Cristo. A tolice que cerca esse tipo de ranking costuma ser imensa, mas este, além disso, é infamante.
Osama bin Laden, líder da Al Qaeda, está quatro posições atrás, em 37º, e o traficante Joaquin Guzmán, criminoso mais procurado do México, vem em 40º. Lula, obviamente, não merece tais companhias. Nem o 1º lugar destinado a Barack Obama é capaz de aplacar o vexame do conjunto. Petistas, no entanto, festejam a "Forbes" por aí.
A revista "The Economist" desta semana também nos rende homenagens, como fez há pouco o "Financial Times", a outra bíblia dos mercados. "Brasil decola", diz a capa da publicação, que dedica 14 páginas à emergência econômica e social do país, tudo feito com a sobriedade e a competência habituais, conforme o receituário liberal. Mas nada do que a "Economist" diz é novo para brasileiros acostumados a ler. É, literalmente, para inglês ver.
Mais reveladora parece ser a recepção deslumbrada do petismo ao elogio que vem do celeiro do pensamento conservador. Mesclam-se, aqui, a velha mentalidade colonizada e o novo oportunismo político.
Para nós, a imagem da capa talvez seja o aspecto mais sugestivo e intrigante da edição da revista. Quem "decola" como um foguete, deixando um clarão atrás de si, é o Cristo Redentor. Não é preciso ir longe para imaginar que pode ser o próprio Lula quem se desprende e descola da cidade (ou do país) que abençoa com os braços abertos. Enquanto a paisagem (o país) permanece na penumbra e em segundo plano, o presidente-redentor se projeta de modo fulgurante no espaço sideral.
Abaixo da imagem de Cristo, a revista destaca que a "hubris" é o novo risco para o maior caso de sucesso na América Latina. "Hubris", ou "hybris", palavra de origem grega, significa o orgulho desmedido, a arrogância do herói, responsáveis por sua queda. Faz algum sentido.

Nenhum comentário: