sábado, novembro 14, 2009

DIRETO DA FONTE

Saindo da cartola política

SONIA RACY

O ESTADO DE SÃO PAULO - 14/11/09

Diferentemente do que muitos acreditam, pode-se fazer mágica com números concretos. E pelo jeito foi essa a opção de Guido Mantega ao alardear esta semana que o PIB do Brasil deve crescer entre 8% e 10% no terceiro trimestre de 2009, em termos anualizados. Para tanto, considera que o ritmo de expansão trimestral se manterá ao longo de um ano inteiro. "Um ritmo chinês."
Intrigado, José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, fez exercício para calcular o PIB brasileira da mesma maneira que a China faz. O que aconteceu? Ele detectou que, no terceiro trimestre do ano, o Brasil teria crescido 0,3% na comparação com o mesmo trimestre de 2008. E o PIB chinês, 8,9%.
Em resumo, estamos loooonge do padrão asiático. Mantega fotografou o atual momento e o projetou para um ano.
Aí, é só felicidade.

Quem vai ganhar?

E por falar em felicidade, José Roberto Mendonça de Barros adapta as confusas explicações para o apagão a uma nova modalidade para a Olimpíada de 2016:
Lançamento de Culpa à Distância. Ouro nosso, na certa.

País abençoado

Observação de Shimon Peres, quinta, durante almoço no Palácio dos Bandeirantes, ao ver Serra ladeado por Kassab e seu vice, Alberto Goldman: "Queria ver isto pelo menos uma vez em Israel: um católico ao lado de um libanês e de um judeu, em paz".
Todos concordaram.

Axé, Ogum

Lula decidiu encontrar Mahmoud Abbas em Salvador em vez de Brasília, dia 20. O líder da ANP, assim, entra na agenda festiva da Consciência Negra.

Em uma só voz

No jantar de David Feffer a Carlos Nuzman, quinta, ao qual compareceram pesos-pesados como Nildemar Secches, da BRF, e Luiz Trabuco, do Bradesco, foi feita uma homenagem a Roger Wright, morto com toda a família no acidente aéreo em Trancoso.
Uma das presentes fez apresentação lírica.

Vai, Lula, vai

O Greenpeace vai levar, semana que vem, um orelhão móvel para diversos pontos da cidade, como o Masp e Praça da República. A população será orientada a ligar direto para o gabinete de Lula.
O tema das ligações? O pedido para que o presidente vá a Copenhague, em dezembro.

O livro do mar

João Lara Mesquita aterrissa segunda-feira, direto da Antártica, para o lançamento, no restaurante Porto Rubayat, de Embarcações Típicas da Costa Brasileira.
O livro, editado pela Terceiro Nome, registra o encontro da cultura náutica europeia com a dos povos indígenas.

Na frente

Concentrado, Guido Mantega foi visto ontem no Einstein da Av. Brasil. Onde fez exames.

Marcos Proença abre, na terça, salão que leva seu nome. Em uma área de 700 metros quadrados que terá ainda um "spa das unhas", da Artisalus.

Cássio Lázaro abre mostra, hoje, na Marcelo Neves & Barion.

Acontece hoje festa em homenagem às Iabás, capitaneada pelo Pai Rodney. No Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá.

Maria Victoria Benevides lança Fé na Luta. Domingo, na Livraria da Vila da Fradique.

Sai segunda a biografia de Padre Cícero. Por Lira Neto, na Cultura do Conjunto Nacional.

Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, Mônica Ferro abre a mostra Luz. Segunda, na Wall Lamps.

Roberto Lima, da Vivo, se encontra hoje, para falar sobre tecnologia, com Shimon Peres. No Rio de Janeiro.

Procura-se o apagão. Que desapareceu das explicações do governo, dando lugar a nada mais que... blecaute.

Cara nova
Fabiana Justus


No melhor estilo "filho de peixe lagartixa não é", aos 23 anos, Fabiana mostra que herdou o espírito empreendedor de seu pai, Roberto Justus, ao se lançar no mundo dos negócios. Escolheu a moda como foco. E o resultado ela mostra terça, quando inaugura a sua Pop Up Store, nos Jardins. A ideia é levar para lá produtos de luxo, com lançamentos constantes. "Mas sem ostentação", esclarece.

Nenhum comentário: