quinta-feira, novembro 19, 2009

CLÓVIS ROSSI

13 + 45 = 75º

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/11/09


SÃO PAULO - Renato Janine Ribeiro, além de professor de ética e filosofia política na USP, é um dos raros intelectuais brasileiros que não renunciaram ao dever de pensar com a própria cabeça. A maioria prefere fazer propaganda do time que apoia ou praticar o culto à personalidade do presidente da República de turno. Contraria o próprio conceito de intelectual, nascido para a contestação.
Fiel a esse espírito livre, o professor Janine Ribeiro viaja no sonho de uma coligação PT-PSDB em um instigante artigo para a revista trimestral "Interesse Nacional" (www.interessenacional.com).
Resgato aqui apenas a afirmação do autor de que assume que "os dois partidos são melhores, eticamente, que a média".
Eu também assumiria isso, até que um e depois o outro chegaram ao poder federal e abalaram imensamente tal convicção.
O abalo tornou-se irreversível depois da coincidência de ter lido o artigo e, logo em seguida, tomado conhecimento do mais recente "ranking" da Transparência Internacional, em que o Brasil figura no indecente 75º lugar no quesito percepção da corrupção.
Ficamos, então, assim: depois de 15 anos de governo dos dois partidos melhores que a média, eticamente, continuamos a passar imensa vergonha nessa matéria. Quinze anos não é pouco tempo.
Aliás, os oito anos de Fernando Henrique Cardoso já seriam um bom prazo para ter dado um choque ético, assim como os sete anos de Luiz Inácio Lula da Silva.
É bom ter presente que há outro número 75 na história desses 15 anos: o igualmente obsceno 75º lugar no "ranking" de desenvolvimento humano das Nações Unidas.
É lugar-comum, mas ainda assim é preciso dizer que o excesso de corrupção mina as chances de tirar o Brasil do poço em matéria de desenvolvimento humano.
Tudo somado, são melhores ou farinha do mesmo saco?

Nenhum comentário: