quinta-feira, novembro 19, 2009

BRASÍLIA - DF

Para debaixo do tapete


Correio Braziliense - 19/11/2009




Velho cacique, o ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen entrou em campo para abafar a crise da legenda com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), provocada pelas declarações do presidente partido, Rodrigo Maia (RJ), e do ex-prefeito Cesar Maia, seu pai. Ambos questionam duramente a postura do tucano paulista, que não quer saber da campanha eleitoral antes de março do próximo ano, e defendem a candidatura do governador mineiro Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. Com esse objetivo, articulou o almoço realizado ontem na residência do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), que assumiu a condição de fiador da unidade da legenda.

Tudo foi conversado nos bastidores, mas nada foi resolvido. Arruda reiterou a aliança com o PSDB e o apoio ao candidato a presidente que vier a ser escolhido pelo partido aliado, nada mais. Ou seja, a crise interna no DEM será administrada em banho-maria, profissionalmente. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é serrista de carteirinha, por motivos óbvios. O ex-prefeito Cesar Maia, que é candidato ao Senado, verbaliza uma tendência centrífuga da legenda: não verticalizar, nos estados, a aliança preferencial com o PSDB na sucessão de 2010.

Tensão



Depois de visitar a Venezuela, um grupo de parlamentares brasileiros está em Bogotá para conhecer as bases americanas que serão instaladas na Colômbia. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, contesta a presença dos Estados Unidos no país vizinho, com quem está em pé de guerra. Segundo o deputado Raul Jungmann (foto), do PPS-PE, agora os parlamentares vão ouvir o presidente colombiano, Álvaro Uribe. Na volta, se reunirão com o Ministério das Relações Exteriores para relatar o que viram e ouviram.

Camarão




Cesar Maia (foto) é candidato ao Senado no Rio de Janeiro e ponto final. Não admite se lançar ao Palácio Guanabara contra o governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, e o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que pretende voltar ao cargo. A aliança natural de Maia seria com o deputado Fernando Gabeira (PV), que virou o principal palanque da senadora Marina Silva (PV), fora da aliança DEM-PSDB-PPS. Maia mantém uma aliança heterodoxa com o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria (PT), cuja candidatura a governador estimula para não tê-lo como concorrente na luta por uma das vagas do Senado.

Churrasco

No Rio Grande do Sul, o deputado Ônix Lorenzoni (DEM-RS) fechou o apoio à candidatura do deputado Vieira da Cunha (PDT) ao governo gaúcho contra a governadora Yeda Crusius (PSDB), que pretende mesmo concorrer à reeleição. Ontem, em almoço com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Luppi, em Brasília, bateu o martelo na aliança com o PDT, que deve incorporar também o PTB do senador Sérgio Zambiasi.

Moqueca

Nada indica que o DEM fechará uma aliança com o deputado Luiz Paulo Vellozzo Lucas (PSDB), candidato ao governo do Espírito Santo. O presidente da Assembleia Legislativa capixaba, Élcio Álvarez, veterano cacique da legenda — foi líder do governo e ministro da Defesa de Fernando Henrique Cardoso — , apoia a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) à sucessão de Paulo Hartung (PMDB).

Guerrilha

O aumento do tráfico de drogas e da produção de coca está forçando o Peru a fazer um acordo de cooperação com os Estados Unidos, nos mesmos moldes que os americanos implantaram na Colômbia, em 2000. Além do apoio financeiro, os EUA podem fornecer forças para ajudar na erradicação dos plantios. Muitos deles estão hoje em áreas dominadas pelo Sendero Luminoso, o grupo guerrilheiro que está se reestruturando no Peru. O acordo já está em fase de estudos entre as duas nações.

Energia

O presidente da Federação Nacional dos Urbanitários, Franklin Moreira Gonçalves, queixa-se de que os eletricitários — que trabalham com a linha viva — não estão sendo ouvidos nas investigações sobre o apagão. Gonçalves denuncia falta de investimentos na prevenção de danos e de acidentes no sistema. O Programa de Ações Estratégicas do setor de energia deve investir em geração, transmissão e distribuição de energia, até 2011, R$ 30 bilhões

Verdes

Cantando Cartola e Noel, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PV), não foi ao badalado lançamento do filme Lula, filho do Brasil, e caiu no samba do refinado grupo Adora Roda, terça-feira à noite, no Bar do Calaf. A roda de samba virou reduto da cariocada do ministério.

Defesa/ A CCJ do Senado aprovou emenda do senador Marco Maciel (DEM-PE) ao Orçamento Geral da União de 2010 reforçando o caixa da Defensoria Pública dos estados e do Distrito federal. São R$ 110 milhões para cobrir despesas com a manutenção e a criação de 19 unidades no interior do país, além de nomear 152 defensores públicos federais.

Retaliação/ A alta burocracia do Senado, de mal com a imprensa em geral, resolveu começar os cortes de gastos com a administração da Casa na área de Comunicação. O alvo principal é a TV Senado, cujos programas e documentários serão os mais atingidos.

Nenhum comentário: