domingo, novembro 29, 2009

ARI CUNHA

Intocáveis

CORREIO BRAZILIENSE - 29/11/09


O governo Lula não gosta de interferência, seja por que motivo for, que pretenda conhecer os problemas das obras do PAC. O ministro Ubiratan Aguiar, presidente do TCU, zela pela posição. Tendo como origem o trabalho correto, não abre mão das obrigações. Lula criou algemas para o TCU. Deseja que em todos os assuntos o tribunal não possa interferir. Principalmente se o que estiver em questão for obra do PAC. Com tal decisão, os assuntos de outras repartições não têm força para se sobrepor ao Programa de Aceleração do Crescimento. A notícia é revoltante. Indica que o PAC, sendo intocável, não poderá ter obras sob investigação. Quem vê sente que o governo federal, até as eleições, não permitirá a interrupção de qualquer atividade.


A frase que não foi pronunciada

“Quem lida com a arte administra a urbanidade da alma.”


Plínio Mosca, pensando enquanto deixa o gabinete
do ministro de Cultura da França.



Presidente do PT

O ex-senador José Eduardo Dutra foi eleito presidente do PT. O trabalho principal é frear as divergências dentro do partido. Evitar manifestações de interesses pessoais no mesmo estado. Enfim, implantar ordem, tornando o PT uníssono no pensamento e nas votações.

Uma casa a mais

O Bradesco sempre se dedicou a ocupar todo o Brasil. Em cada município, por menor que seja, há agência do Bradesco a serviço da população. Com tamanha frequência e assiduidade, prestará serviços ao país e às instituições que atendam às necessidades da grande operação.

Propaganda

Carros de propaganda alardeiam alto pela cidade. São as obras do governo local que chegam a mais de 700. Há possibilidade de aumento. Com milhares de carros a mais, o trânsito não dispensa a construção de viadutos. O uso de até quatro ou mais andares poderá criar caminhos para outras estradas.
Mas é cedo.

Fazimento

Como bom mineiro, Jorge Ferreira sabe onde as andorinhas dormem. Adquiriu lotes comerciais no Setor Noroeste, esperança do futuro para Brasília. A disposição do dono do Mercado Municipal abre caminho para quem deseja aumentar a renda sem jogar em nada. Apenas consciência daquele que conhece o “fazimento” dos bons negócios.

Baixo clero

Vinha de muito longe o baixo clero da Câmara Federal. Quem descobriu sua força foi o deputado Inocêncio Oliveira. Médico no interior pobre de sua área, não vive da profissão. Ajuda os que precisam e ainda indica outros. De Brasília atende pelo telefone e fornece orientação.

Sócrates

Herdeiro de nome histórico de pensador, o jogador Sócrates não foge à origem. Numa entrevista à TV, reviveu o momento de grande jogador. Naquela época, os times jogavam uma vez por mês. Havia tempo para estudar e criar na mente dribles encantadores. A TV mostrou sua atuação no Corinthians e na seleção, quando em jogos internacionais. Médico em Ribeirão Preto, possuía times de admiradores. É glória do esporte brasileiro e internacional.

Obama

Abraham Louwental, estudioso da América Latina, em entrevista, manifestou a opinião de que o presidente Barack Obama se resume em pensador nem sempre aceito pela “miopia” dos norte-americanos. Entende o global da América Latina e distingue o entendimento das diferenças cruciais entre os países.


Desenho gráfico

Certo dia se criou o “dinheiro do índio”. Desenho austero, diagramação e fabricação importadas. As figuras eram de brasilidade e a moldura era inspiração da arte marajoara. Já o dinheiro em real tinha diagramação modernista e o desenho foi de Aloísio Magalhães. A arte gráfica e o desenho moderno foram influentes para o valor do dinheiro.

Casamentos

Informação do Ceará diz que Fortaleza é a Capital onde mais se casa e se separa. A pesquisa do IBGE acrescenta que o Ceará é o terceiro estado da região que possui o maior número de mães menores de idade.


História de Brasília

Há alguns meses dissemos, nesta coluna, que, se o sr. Jânio Quadros quisesse saber porque não chove no Ceará, veria que é o céu com vergonha do Dnocs. Agora, com nova direção, o inquérito mostrará à nação o que acontecia naquela repartição.(Publicado em 18/2/1961)

Nenhum comentário: